Skip to main content
Header
Jon Snow
Kilobyte
December 19, 2016

Wifi lenta - Saiba mais

• December 19, 2016
  • 59 comentários
  • 7192 visualizações
Olá,

Estou a iniciar esta discussão para poder esclarecer a minha frustração que tenho tido com a minha Wifi nos últimos meses. Tenho certeza que, pelo menos, 90% dos utilizadores da NOS sofrem com este problema, mas foram convencidos pela equipa de suporte da NOS que o problema é um "non-issue", fazendo-nos acreditar que o motivo da lentidão da Wifi em nossa casa é simplesmente pelas seguintes razões:

- O modem/router está muito longe do device conectado.
- O device conectado tem limitações de velocidade da net.
- Há muitos devices conectados ao router/modem
entre outros

Acredite, a maioria das pessoas que ligaram para a NOS com problemas de conexão lenta com a internet sem fios é simplesmente pelo fato que o modem que a NOS oferece para os seus clientes tem um range ridiculamente baixo, e não só. Eu tenho um pacote de net de 120mb download e 8 de upload. Sim, eu sei que não é possível chegar nessas velocidades a usar a net Wifi, mas pelo menos 35% dessa velocidade deveria ser facilmente possível de ser atingida.
Atualmente, se eu colocar o meu iPhone 6 ou Macbook Pro (mid 2015) ao lado do modem, consigo em volta velocidades entre 50 e 70 mb/segundos. Entretanto, se eu der entre 5 a 7 passos para longe do modem, a velocidade da net cai drasticamente para 3mb/s e 5mb/s.

Da última vez que liguei para a NOS a reclamar dessa situação, mudaram-me o canal do router e a net não voltou a ter graves problemas de lentidão por alguns dias, mas após 3-4 dias, o problema voltou a acontecer muito "visivelmente".

Por isso, venho, através deste tópico, pedir sugestões/ajuda para meus caros colegas e/ou de algum funcionário da NOS para que resolva este problema de uma vez por todas. Não quero ter que comprar um router em outra loja para poder usufruir do produto/serviço de qualidade pelo qual me foi "vendido" e que pago todos os meses sem qualquer atraso/lentidão.

Você atualmente sofre com problemas de lentidão com a Wifi de sua casa?

59 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Super User
December 13, 2018
Boa tarde, quanto à perda de velocidade Wi-fi não me pronuncio, tenho na casa toda, creio que a minha vizinha também utiliza a minha Wi-fi não sei qual é a velocidade, isso não me preocupa desde que a minha mulher não se queixe que é quem utiliza no portátil e na tablet e até agora não houve falta de internet na casa toda e não é pequena, o meu Router é ainda da ZON creio que é o 2.0. Quanto aos canais TV cine, eu sou cliente sem interrupção desde 1996, o meu primeiro contrato foi com a Cabo Guadiana, posso lhe garantir que nunca tive esses canais ativados na minha televisão, o meu contrato terminou em Junho, renovei agora em Agosto e nunca consegui ter a TV cine.

Pois! TEM um BOM ROUTER!!

Quem está com o NOVO ROUTER 4 está bem tramado! Em vez de um UPGRADE fizeram um downgrade! O Router é uma desgraça total em WIFI, principalmente na manutenção automática da qualidade dos canais... é sempre necessária uma intervenção manual, e aplicar alterações na configuração é um calvário!

Portanto, quando estiverem a falar sobre a qualidade Wi-Fi convém sempre identificar qual a versão do Router instalado. Há routers e routers!
Por curiosidade fiz agora o teste de velocidade

Byte
December 14, 2018
Sou cliente recente da Nos , mudei da Meo porque não estava muito satisfeito com o serviço de Net.
Cheguei á conclusão que nada melhorei com a troca , o anunciado Super Wifi , é treta , continuo a ter os mesmos problemas com quebras frequentes de Internet , de Super nada tem ...
Uma desilusão
Oscar7
Kilobyte
December 14, 2018
Experimenta as sugestões que eles deixam neste tópico.
Byte
December 21, 2018
Boa tarde,

a minha internet wireless tem oscilações de velocidade constantemente desde o dia do inicio do meu contrato com a NOS em março de 2018.

Depois de dezenas de ligações ao longo de vários meses para a linha de apoio técnico da NOS, vários supostas alterações "técnicas" que repunham a velocidade da internet por um par de dias, e até à visita de um técnico da NOS e consequente troca de router, eis que no dia 21 de Dezembro de 2018 às 15h48 falo ao telefone com uma operadora que me diz que esta oscilação se deve a um problema de distribuição de rede na zona onde vivo, Lisboa - Campo de Ourique, que a NOS tem conhecimento desta situação, que existem vários outros casos como o meu nesta zona, mas que não teem previsão de resolução para o problema.

Visto que é um problema com quase um ano e ainda não existir previsão de concerto, calculo que nada estão a fazer para o resolver.

O que devo fazer nesta situação?

Visto ser um problema de zona, se mudar de operadora terei os mesmos problemas?

Consigo cancelar e pedir reembolso pelos meses de mau fornecimento de serviços?

att
Oscar7
Kilobyte
December 21, 2018
Por cabo também tens velocidades lentas? Tens um tópico que pode ajudar a melhorar o wi-fi, espreita isto.
Kilobyte
January 15, 2020

Boa noite a todos, venho por este meio dizer que a NOS tem o PIOR ATENDIMENTO TELEFÓNICO de todos os operadores. Liguei ontem para a linha de avarias de INTERNET indicando que estava a sentir muita lentidão no sinal wifi do router. Fiz testes de velocidade com o técnico ao telefone e indiquei os resultados. De 200Mb contratados, tinha 35/40Mb. O mesmo informou que ia fazer reboot ao router remotamente. Fez, pediu para testar de novo, mas agora no site da NOS para testes de velocidade. PIOR! Passou de 35/40Mb para 19Mb. Informou que iria abrir caso na linha com mais competências, mas como já eram 21h17 (sim é esta precisão), que só hoje me ligariam. Pedi para ser então no intervalo entre as 19h, porque eu também trabalho, e as 21h17. Como até às 20h30 ainda não tinha sido contactado, voltei a ligar. Atenderam, tentaram mais uma resolução, que não disseram qual, e os resultados foram os mesmos, voltaram a indicar que o horário da chamada era até às 21h17 e para aguardar que me iriam ligar de certeza. Até agora já tinha falado com 2 técnicos, feitos testes com ambos e apresentando os resultados. Aguardei. Às 21h35 ainda ninguém me tinha contactado, voltei a ligar. 3º técnico. Expliquei tudo de novo, este não fez testes, apenas disse "Ah a linha já fechou, agora só amanhã", informei que era falta de respeito e indiquei novamente os resultados que tinha, ao que recebo como resposta "Ah a NOS só garante 10% da velocidade contratada por wifi", além de falta de respeito, matemática também não é o forte deles, pois 10% de 200Mb são 20Mb, a velocidade máxima que a NOS garante por wifi, após eu ter informado que tinha entre 35/40Mb, ao lado do router. Quando o confrontei com isso, claro que não tive resposta. Só me disse que como tinham feito reforço na equipa técnica para seguir o caso, o tema passava para o dia seguinte, espantem-se agora, até às 21h17!! Maravilhoso. Perguntei se amanhã poderia acontecer o mesmo e passar para o dia seguinte e a resposta foi "Sim". O QUE É ISTO? Se acharem que estou a mentir é os solicitar o NIF associado à conta e ouvir a chamada, ficou gravada. Onde também reforço que à terceira falha da parte da NOS, eu teria o direito de cancelar o contrato sem ser prejudicado, a resposta foi apenas "Compreendo". É simplesmente inacreditável como vocês instituição gozam com o consumidor. Se quiserem tenho mais casos de mau serviço comercial da vossa parte, do tipo, esconder valores, durante o contacto, que serão cobrados mais tarde, mas isso fica para outro post! Obrigado e falaremos mais tarde dessa rescisão de contrato.

Guimas
Super User
Super User
January 16, 2020

Em testes de wifi e se realmente deu abaixo de 20 é enviado técnico, não percebi o procedimento. Mas se está para ser contactado normalmente acontece em ½ dias. A pessoa que o atendeu, não poderia dizer mt mais, não é do ambito dele.

marcolopes
Super User
Super User
January 16, 2020

A minha experiência com o ROUTER 4 (2 anos) e com o ROUTER 5 (um mês) dizem que para que a LIGAÇÃO WiFi não seja problemática (para não dizer pior) OS CANAIS na configuração WiFi DEVEM ESTAR EM AUTO!!!!!!

Quando os canais estão em AUTO, o router faz a gestão automática do melhor canal… SEM isto, irão sofrer na pele o que eu sofri algumas vezes… LENTIDÃO, falhas, e afins…

Kilobyte
January 16, 2020

@Guimas a pessoa que me atendeu não podia dizer mais… compreendo… mas quando se faz a chamada escolhe-se especificamente apoio/avaria internet… ora se a pessoa que está nesta linha especificamente detalhada para este tipo de problemas não me puder dizer mais do que aquilo… então andamos a brincar com o consumidor mais uma vez… é o mesmo que ir ao talho e a resposta é “pois...mas realmente sobre carne eu não lhe sei dizer mais...”. A NOS simplesmente não se preocupa com o consumidor, apenas lhe dá atenção na altura da fidelização… após isso é tratado como um dado adquirido. Mas creio que foi a última vez que houve uma renovação com eles...tudo tem um limite.

Tiago C.
Moderador
January 16, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Fernando Matos Ferreira.

Lamentamos a situação que nos conta. :pensive:

Para conseguirmos analisar o assunto, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.