Skip to main content
Header
Jon Snow
Kilobyte
December 19, 2016

Wifi lenta - Saiba mais

• December 19, 2016
  • 59 comentários
  • 7192 visualizações
Olá,

Estou a iniciar esta discussão para poder esclarecer a minha frustração que tenho tido com a minha Wifi nos últimos meses. Tenho certeza que, pelo menos, 90% dos utilizadores da NOS sofrem com este problema, mas foram convencidos pela equipa de suporte da NOS que o problema é um "non-issue", fazendo-nos acreditar que o motivo da lentidão da Wifi em nossa casa é simplesmente pelas seguintes razões:

- O modem/router está muito longe do device conectado.
- O device conectado tem limitações de velocidade da net.
- Há muitos devices conectados ao router/modem
entre outros

Acredite, a maioria das pessoas que ligaram para a NOS com problemas de conexão lenta com a internet sem fios é simplesmente pelo fato que o modem que a NOS oferece para os seus clientes tem um range ridiculamente baixo, e não só. Eu tenho um pacote de net de 120mb download e 8 de upload. Sim, eu sei que não é possível chegar nessas velocidades a usar a net Wifi, mas pelo menos 35% dessa velocidade deveria ser facilmente possível de ser atingida.
Atualmente, se eu colocar o meu iPhone 6 ou Macbook Pro (mid 2015) ao lado do modem, consigo em volta velocidades entre 50 e 70 mb/segundos. Entretanto, se eu der entre 5 a 7 passos para longe do modem, a velocidade da net cai drasticamente para 3mb/s e 5mb/s.

Da última vez que liguei para a NOS a reclamar dessa situação, mudaram-me o canal do router e a net não voltou a ter graves problemas de lentidão por alguns dias, mas após 3-4 dias, o problema voltou a acontecer muito "visivelmente".

Por isso, venho, através deste tópico, pedir sugestões/ajuda para meus caros colegas e/ou de algum funcionário da NOS para que resolva este problema de uma vez por todas. Não quero ter que comprar um router em outra loja para poder usufruir do produto/serviço de qualidade pelo qual me foi "vendido" e que pago todos os meses sem qualquer atraso/lentidão.

Você atualmente sofre com problemas de lentidão com a Wifi de sua casa?

59 Comentários

Carolina V.
Moderador
July 5, 2018
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Hugo89.

Queremos ajudá-lo. No entanto, como se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
July 12, 2018
minha net por rede esta por volta dos 180mb,velocidade contratada 200.o wifi do rooter nao chega ao 4mb e com interrupçoes.liguei para o apoio tecnico e disseram que estava tudo bem.mais...nao garatem segundo o operador serviços minimos nem maximos.ou seja desde que transmita alguma coisita o problema ja nao é deles.mais,pedi para que viesse uma equipa tecnica para verificar e foi recusado.mais,pedi para reencaminhar a chamada para reclamaçoes ao que disseram que nao tinham.interessante...da ultima vez que o pedi,porque o meu contrato tinha acabado,fui logo direcionado para outro departamento.bom,agora pergunto...é este o valente serviço de xxxxx que apoiam os clientes?desenrrasca-te!!!se queres reclamar manda fax ou email?que é isto?e enviar uma equipa,satisfazer o cliente que paga 83euros por mes para estes xxxxxxxxx terem emprego?é por estas e por outras que quando acabar o contrato vao levar com um xxxxxxx.
Jose Rodrigues
Super User
Super User
July 12, 2018
No fim da página, há uma bola preta com umas letras muito pequeninas. É o livro de reclamações.
Tiago C.
Moderador
July 13, 2018
Olá @joka,

Já experimentou alguma das sugestõs que temos neste tópico?

Caso a dificuldade se mantenha, como se trata de um tema específico do router, pedimos que nos ligue, por favor. Saiba aqui para onde ligar.
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
July 20, 2018
Tenho o mesmo problema. O WIFI sempre funcionou bem, mas a uns 2 meses o sinal cai constantemente ou fica extremamente lento. Já tentei mudar de canal varias vezes, melhora por uns dias e depois volta a acontecer o problema.
Da a impressão que é um desgaste do aparelho após 1 ano de uso. O Wifi não tem mais a mesma potencia que tinha quando novo.
Claro que ligar para o suporte não resulta em nada.
Kilobyte
August 26, 2018
Afinal parece que o problema é comum a muitos.
As minhas perdas em Wi-Fi é a 1 metro é na ordem dos 66%, não tenho mais de 40 em 120mb contratados. Se me afastar nomeadamente para o quarto, consigo os 20mb, isto sem barreiras arquitectónicas (apartamento tipo open space). Se fosse sempre assim, nem me preocupava muito, o PROBLEMA surge ao fim do dia, entre as 21h e a 1h, aí chego ter velocidades inferiores a 1mb, teste realizado no speedtest da nos, mas que é similar à netmede ou ao speedmeter da FCCN. Após contacto telefónico lá veio um técnico substituir o router, a diferença é que este ainda não tinha pó, é novo.
Não será necessário ter dois palmos de testa, para perceber que o problema não está no router, que funciona razoavelmente mal durante o dia e muito mal à noite, todos os dias. O canal de difusão está em auto e sempre que consulto, ou está excelente ou bom. A rede não dá para mais, e isto num prédio onde já nem terão muitos clientes, pois todas as operadoras estão presentes.
Agora que minha fidelização terminou, terei de resolver o problema de outra forma, aliás nos últimos 2 anos só mesmo a oferta dos canais TVCine que terminou, me fizeram atenuar o arrependimento de sair da fibra para isto.
Jose Rodrigues
Super User
Super User
August 26, 2018
Boa tarde, quanto à perda de velocidade Wi-fi não me pronuncio, tenho na casa toda, creio que a minha vizinha também utiliza a minha Wi-fi não sei qual é a velocidade, isso não me preocupa desde que a minha mulher não se queixe que é quem utiliza no portátil e na tablet e até agora não houve falta de internet na casa toda e não é pequena, o meu Router é ainda da ZON creio que é o 2.0. Quanto aos canais TV cine, eu sou cliente sem interrupção desde 1996, o meu primeiro contrato foi com a Cabo Guadiana, posso lhe garantir que nunca tive esses canais ativados na minha televisão, o meu contrato terminou em Junho, renovei agora em Agosto e nunca consegui ter a TV cine.
Carolina V.
Moderador
August 27, 2018
Olá, @Nelson Lourenco, bem-vindo à comunidade.

Queremos ajudá-lo. Se o seu serviço de internet está lento, é muito importante que sejam feitos despistes técnicos e que a situação seja acompanhada por uma equipa especializada, por isso pedimos que nos ligue, por favor. Saiba aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Kilobyte
August 27, 2018
Olá, @Nelson Lourenco, bem-vindo à comunidade.

Queremos ajudá-lo. Se o seu serviço de internet está lento, é muito importante que sejam feitos despistes técnicos e que a situação seja acompanhada por uma equipa especializada, por isso pedimos que nos ligue, por favor. Saiba aqui quais as linhas de apoio disponíveis.

O despiste??
Mudaram o router no dia 24/08. Embora como descrevo, do router estou certo que não era. Ou funciona ou não funciona, não ativei hora de sesta ao fim do dia quando é mais preciso.

marcolopes
Super User
Super User
August 28, 2018
Boa tarde, quanto à perda de velocidade Wi-fi não me pronuncio, tenho na casa toda, creio que a minha vizinha também utiliza a minha Wi-fi não sei qual é a velocidade, isso não me preocupa desde que a minha mulher não se queixe que é quem utiliza no portátil e na tablet e até agora não houve falta de internet na casa toda e não é pequena, o meu Router é ainda da ZON creio que é o 2.0. Quanto aos canais TV cine, eu sou cliente sem interrupção desde 1996, o meu primeiro contrato foi com a Cabo Guadiana, posso lhe garantir que nunca tive esses canais ativados na minha televisão, o meu contrato terminou em Junho, renovei agora em Agosto e nunca consegui ter a TV cine.

Pois! TEM um BOM ROUTER!!

Quem está com o NOVO ROUTER 4 está bem tramado! Em vez de um UPGRADE fizeram um downgrade! O Router é uma desgraça total em WIFI, principalmente na manutenção automática da qualidade dos canais... é sempre necessária uma intervenção manual, e aplicar alterações na configuração é um calvário!

Portanto, quando estiverem a falar sobre a qualidade Wi-Fi convém sempre identificar qual a versão do Router instalado. Há routers e routers!