Skip to main content
Header
Respondido

wifi - 5G - indisponível

Boa noite, 

Depois de 2 a 3 dias de falhas no Router, hoje mesmo este deixou de mostrar/apresentar a rede wifi 5G, limitado assim o funcionamento de vários equipamentos. Recorri ao "reset" fisico no Router e claro ao sistem de diagnóstico e reparação através da APP my.nos mas sem sucesso. Ainda continuo sem este sinal em casa e muitas vezes ao longo do dia reparo que o router reenicia automaticamente. Ja tive um problema similar e tive de recorrer à substituição do mesmo. Neste momento os sintomas sao um pouco diferentes, mas tem as falhas constantes bem com a instabilidade em comum.

Tambem quero acrescentar que mensalmente já tenho que desligar e reservar algum tempo antes de iniciar a "box" da TV, depois do 3 ano consecutivo na mesma operadora parece que os equipamentos apresentam cansaço.

Como posso resolver este problema? Usei os canais digitais mas sem sucesso. Alguém tem este problema?

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@Daniel Canário,

Agradecemos a sua mensagem.

Para ter acesso a duas redes distintas é necessário selecionar a opção “Unir redes Wi-Fi”, que como pode verificar na captura de ecrã que partilha, se encontra ativa.

Pode consultar mais informações sobre esta atualização através do nosso artigo, partilhado acima.

Obrigado

12 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 24, 2026

Tenta pelo site ou app NOS NET e verifica o estado da antena 5GHz

Guimas, já verifiquei o router e nada mudou, e fisicamente está tudo ok. A partir do site ou app não consigo verificar o estado da antena porque o sistema de diagnóstico não a reconhece.

Não me quero antecipar mas parece-me ser mesmo um problema técnico no router.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 25, 2026

Bom dia ​@Daniel Canário, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda do ​@Guimas.

Partilhe, por favor, connosco o resultado obtido do diagnóstico ao serviço de internet fixa.

Obrigada

Rafaela F. O diagnóstico foi inconclusivo por falha ao fim de 2h.

O sistema não consegue verificar. E report e nulo.

Ja fiz 2 vezes i diagnóstico hoje e nunca consegue terminar a operação, penso eu que por causa de não reconhecer a antena 5G ou mesmo por uma impossibilidade técnica do router. Ja tentei conectar com diferentes equipamentos e "nada"

Obrigado 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • February 25, 2026

Boa tarde ​@Daniel Canário

Sugiro que verifique se a rede Wi-Fi de 5Ghz está ativa pela App NOS NET

Deverá ter um resultado parecido com este: 

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 25, 2026

Agradecemos a sua mensagem. O ​@Jorge C partilhou uma boa ajuda.

Saiba mais sobre este tema através do nosso artigo:

Obrigado

Jorge, na minha não existe a 5G, continuo com a ideia de que tenho mesmo um problema no modem, mesmo depois de reeniciar e restabelecer os dados de fabrica nao me mostra a rede 5G

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • February 25, 2026

Agradecemos a sua mensagem.

Para ter acesso a duas redes distintas é necessário selecionar a opção “Unir redes Wi-Fi”, que como pode verificar na captura de ecrã que partilha, se encontra ativa.

Pode consultar mais informações sobre esta atualização através do nosso artigo, partilhado acima.

Obrigado

boa tarde desde a ultima atualização aos servidores no dia 3\4 de março a qual recebi sms a informar, também perdi acesso á net

5G , o modem foi substituído á 15 dias, ao que parece antena berrou, veio cá um técnico fez os testes e teve de subestituir o modem, já para não falar que tenho 1GB contratado e a internet não chega aos 400mbs de velocidade, a NOS está a perder qualidade..

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 6, 2026

Bom dia ​@Fábio André Traça, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. Para ter acesso a duas redes distintas é necessário selecionar a opção “Unir redes Wi-Fi”, através da App NOS NET ou em nosnet.pt.

Pode consultar mais informações sobre esta atualização através do nosso artigo:

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos aqui para ajudar.

Obrigada

• Megabyte
  • March 6, 2026

Jorge, na minha não existe a 5G, continuo com a ideia de que tenho mesmo um problema no modem, mesmo depois de reeniciar e restabelecer os dados de fabrica nao me mostra a rede 5G

Tens as 2 redes com o mesmo nome(2.4Ghz e 5Ghz) e o router faz a gestão inteligente de onde o teu equipamento se vai ligar(Band Steering). Basta memorizares os dados da rede do 2.4Ghz que depois o teu equipamento vai saltar entre frequências, de acordo com a indicação do router. 
Os dados default do router foram atualizados e o reset de fábrica vai sempre mostrar apenas 1 rede (dados da 2.4ghz). Caso não pretendas usar esta funcionalidade basta desativares a função unir redes Wi-fi e ficas com as redes separadas.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 6, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua ajuda e detalhe sobre a situação ​@Cajé. 😊

Partilhem connosco caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado