Header
Pergunta

Wi-Fi com baixa velocidade


Caros, tenho um plano básico de internet NOS com 120-20Mbps, respectivamente download e upload. 

Com o cabo está OK, consigo as velocidades indicadas, mas o router básico que a NOS disponibiliza (aquele azul atrás) tem velocidades péssimas no Wi-Fi (em média entre 20 e 40Mbps no mesmo recinto do router), não importa qual configuração eu faça. Já troquei o canal e tentei outras configurações, mas nada funciona. 

É meio ridículo eu comprar outro router só pra ter boa velocidade no Wi-Fi. A NOS já me indicou que não tenho direito a outro router pelo plano que estou. 

Alguma sugestão (além de esperar meu contrato terminar e sair da NOS no início de 2022)? Obrigado, Alex. 


21 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Caros, tenho um plano básico de internet NOS com 120-20Mbps, respectivamente download e upload. 

Com o cabo está OK, consigo as velocidades indicadas, mas o router básico que a NOS disponibiliza (aquele azul atrás) tem velocidades péssimas no Wi-Fi (em média entre 20 e 40Mbps no mesmo recinto do router), não importa qual configuração eu faça. Já troquei o canal e tentei outras configurações, mas nada funciona. 

É meio ridículo eu comprar outro router só pra ter boa velocidade no Wi-Fi. A NOS já me indicou que não tenho direito a outro router pelo plano que estou. 

Alguma sugestão (além de esperar meu contrato terminar e sair da NOS no início de 2022)? Obrigado, Alex. 

Boa tarde, por WiFi as velocidades atingíveis são sempre menores que pelo acesso por cabo, a Operadora não garante velocidades pela rede WiFi.

Reputação 7
Crachá +2

Entre 20 e 40 mbps é completamente normal e nunca vai conseguir mudar isso por mudar alguma simples configuração. Eu tenho 200 mbps de contrato, o ultimo router e tenho na mesma 40mbps por wifi. Isso não muda. Agora pode ligar para o departamento comercial e pedir o router 5.0 por exemplo e ver as condições inerentes. O 5.0 tem a banda 5ghz e já tem maior velocidade. Mas apenas na divisão do router, porque afastando-se volta para as mesmas velocidades.

Agradeço as prontas respostas, mas o problema me parece ser a baixa qualidade do router da NOS para estes planos básicos. Deveriam, no mínimo, disponibilizar um router que entregasse a velocidade contratada. 

Estive há pouco na casa de um amigo, que também tem NOS e um router diferente, e consegue quase 200Mbs de velocidade no Wi-Fi. Como não vou entulhar minha casa com mais router, aguento assim até poder sair da NOS. 

 

Reputação 7
Crachá +2

Agradeço as prontas respostas, mas o problema me parece ser a baixa qualidade do router da NOS para estes planos básicos. Deveriam, no mínimo, disponibilizar um router que entregasse a velocidade contratada. 

E entrega ..

Estive há pouco na casa de um amigo, que também tem NOS e um router diferente, e consegue quase 200Mbs de velocidade no Wi-Fi. Como não vou entulhar minha casa com mais router, aguento assim até poder sair da NOS. 

Só tem 1 router e pode trocar quando quiser, acho que não está a ler corretamente os comentários mas pronto ..

 

Reputação 6
Crachá

Olá, qual é o seu Router?

Olá, qual é o seu Router?

@oTonyStark , é o que marquei na imagem abaixo. Estava a explorar as opções dele, mas conclui que não em 5G ou AC, ou seja, eu poderia chegar mais perto dos 120-20Mpbs no Wi-FI, mas o router “outdated” não permite. 

@Guimas, agradeço sua atenção, mas já falei com a NOS e a única coisa que fazem é tentar vender upgrades (que não preciso) como condição para ter um router melhor.

Aliás, antes só tinha NOS no prédio, mas descobi que tenho outra opção que comercializa 120-120Mbps pelo mesmo preço da NOS… vou esperar uns poucos meses para o fim do contrato e resolvo isso. 

 

Reputação 7
Crachá +1

@ALEXANDRE DE MATTOS LEITE a NOS faz propostas de melhoria porque assim fica com um pacote mais atual e melhor aproveitando os 24 meses da alteração do router.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ALEXANDRE DE MATTOS LEITE, @oTonyStark, @Guimas e @Diogo N.

@ALEXANDRE DE MATTOS LEITE, envie-nos o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Olá @ALEXANDRE DE MATTOS LEITE@oTonyStark@Guimas e @Diogo N.

@ALEXANDRE DE MATTOS LEITE, envie-nos o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Enviado Ana, obg. 

Reputação 7
Crachá +2

Agradecemos a sua mensagem @ALEXANDRE DE MATTOS LEITE. Vamos responder-lhe logo que possível.

 

Caros, para dar nota de que fui contatado pela NOS e, apesar do esforço pessoal dos consultores e do bom atendimento, a empresa vincula um novo router a um upgrade contratual com fidelização de mais 2 anos. Como não quero isto (meu contrato vence em poucos meses), resolvi como já deveria ter feito.  

Comprei um HUAWEI WIFI AX3 quad (com wifi 6) e tenho um wifi com 120Mbps na sala e uns 50-70Mpbs nos quartos

Contratei a NOS pois era a unica no meu prédio (já não é mais). Recomendo que contratem operadoras de internet apenas após confirmar: 

  1. disponibilidade de um modem com wifi 5 ou 6 (não adianta venderem 120Mpbs com um modem que não entrega mais de 20-40Mpbs); 
  2. confirmar velocidades de down/upload, em especial o upload.  

Cprs,

Alexandre na Nos não vale a pena mesmo! Mudaram me o router para o mais moderno em forma de cilindro e fiquei na mesma com 20, 30 mb de velocidade por wireless!! Vou mudar os meus serviços para outra operadora .

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @João9877. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa noite Sr João H. O meu número de cliente é cxxxxxxxxx. Envio em anexo comprovativo em foto da velocidade internet por wireless!! Infelizmente não consigo enviar os pdf por aqui mas envio para a Anacom  caso me voltem a dizer que tenho que indeminizar a Nos nas prestações que faltam caso rescinda antes do termo do contrato! Envio os relatórios de wireless e os do cabo!  Se esta situação não ficar resolvida na próxima semana o contrato é rescindido por justa causa e a cliente cxxxxxxxxx sai também daí! 

Cumprimentos

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite Sr João H. O meu número de cliente é cxxxxxxxx. Envio em anexo comprovativo em foto da velocidade internet por wireless!! Infelizmente não consigo enviar os pdf por aqui mas envio para a Anacom  caso me voltem a dizer que tenho que indeminizar a Nos nas prestações que faltam caso rescinda antes do termo do contrato! Envio os relatórios de wireless e os do cabo!  Se esta situação não ficar resolvida na próxima semana o contrato é rescindido por justa causa e a cliente cxxxxxxxxx sai também daí! 

Cumprimentos

 

 

 

 


Já contactou o apoio técnico? Enviar prints para a anacom de nada serve .. isso é facilmente manipulável e de prova não vale nada .. o problema pode não ter nada a ver com o serviço sequer.

O serviço técnico da Nos está a par do problema á muito tempo e já cá esteve um técnico á duas semanas a trocar o router e a procurar falhas de sinal Sr Guimas!!

Se em alturas do dia consigo ter entre 30 e 40 mb em alguns locais da casa e noutras alturas tenho velocidades entre 1 e 3 mb o problema estará onde!!?🤔

Se em alturas do dia consigo ter entre 30 e 40 mb em alguns locais da casa e noutras alturas tenho velocidades entre 1 e 3 mb o problema estará onde!!?🤔

João, consegues a velocidade contratada em um portátil conectado ao router via cabo?

Antes de cancelar e eventualmente pagar multas desnecessariamente, avalie a velocidade que chega à sua casa via cabo (no router) e com isso terá mais informação para 1) reclamar com a NOS caso eles sequer entreguem a velocidade contatada ou 2) reconfigurar seu modem atual (que parece ter wifi 5 ou 6 e deveria entregar boas velocidades). 

Para informação, abaixo o teste c o router novo da Huwaei. Agora consigo a mesma velocidade no wifi e no cabo.  

 

Alexandre medi agora com o cabo ligado ao Pc e estava nos 160 mb mas á duas semanas conseguia os 200mb enquanto estava ao telefone com o apoio técnico , não consigo perceber isto.....! Mas pronto para mim são aceitáveis os 160 mb !!! O meu problema é o wireless na zona do corredor e dos quartos que não me passa dos 3 mb muitas vezes.

Será que o problema de perca de sinal está neste enxerto de um cabo de fibra com um coaxial que está á pelo menos 13 anos enfiado na parede e passa por dentro de uma caixa de electricidade!?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João9877,

Ocultámos alguma informação do seu comentário, para proteção da mesma. 

Pedimos que não partilhe dados pessoais publicamente. 

Para enviar uma mensagem privada para o perfil @Fórum, carregue aqui,

Obrigado

Comentário