Header
Destaque F.A.Q.

VoLTE e Wifi-Calling – Perguntas mais frequentes


Reputação 7
Crachá +2

As tecnologias VoLTE e WiFi-Calling, chegaram à NOS para lhe proporcionar uma melhor experiência de chamada com a mais alta qualidade.

Quando ativas, estas funcionalidades permitem realizar uma chamada telefónica através do 4G (LTE) ou WiFi, em complemento da ligação tradicional de voz com o 2G (GSM) ou o 3G (UMTS).

Se ainda tem algumas questões sobre o VoLTE e o Wifi-Calling, aqui neste tópico, vamos esclarecê-las. :blush:

 

Perguntas frequentes sobre o VoLTE:

  1. As chamadas em 4G consumem dados móveis do meu tarifário?

    As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é benefício para todos os clientes NOS.

  1. Como é que sei que estou a efetuar a chamada através da tecnologia VoLTE?

    Aparecerá na parte superior de seu ecrã o símbolo VoLTE.

  1. Tenho de pagar algum custo adicional ao utilizar?

    Não terá qualquer custo associado pela utilização desta tecnologia. 

  1. Com o VoLTE a minha internet fica mais rápida?

    Não, esta tecnologia é baseada em transmitir um serviço de voz móvel sobre o 4G atual, garantindo assim uma comunicação de melhor qualidade.

  1. A qualidade de som da chamada vai mudar?

    Sim, a melhoria da qualidade da voz é bastante otimizada, quase como se tivesse a conversar presencialmente.

  1. Esta tecnologia também permite melhor qualidade nas chamadas de Voz sobre IP, por exemplo Skype ou WhatsApp?

    Não, na tecnologia VoLTE a sua voz é transmitida na frequência do 4G, já nos serviços de Voz sobre IP é comprimida e enviada através de dados/internet.

  1. Como posso verificar se o meu telemóvel permite fazer chamadas em VoLTE?

    Deverá consultar o site de seu fabricante para identificar se o smartphone possui esta tecnologia ou saiba mais aqui.

  1. É necessário fazer alguma configuração no meu telemóvel para utilizar a tecnologia VoLTE?

    Para os telemóveis Android esta função vem ativa por defeito. No caso dos telemóveis iPhone é necessário ter instalado a versão IOS 13.4 ou superior. De seguida, aceder ao menu configurações, selecionar configurações de rede e, por fim, aceitar o novo padrão de rede que aparecerá no ecrã. Saiba como ativar o VoLTE aqui.​

  1. Quando é que o serviço começa a funcionar na minha cidade?

    Todos os clientes que tiverem este serviço disponível serão comunicados via SMS.

  1. Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?

    Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

 

Perguntas frequentes sobre o WiFi-Calling:

  1. O meu tarifário irá sofrer alguma alteração?

    As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.

  1. A minha chamada continuará estável quando se conecta ou desconecta do Wifi?

    A conexão/troca entre rede móvel e residencial ocorre de forma automática, sem qualquer impacto na comunicação.

  1. Se estiver mais perto do Router, a qualidade de som melhora?

    Quanto melhor for a sua conexão de rede fixa/residencial, melhor será a qualidade da sua comunicação, através da tecnologia Wifi-Calling.

  1. Em que locais estão os Routers e a quais é que posso aceder?

    Toda a internet fixa/residencial pode ser utilizada desde que tenha acesso permitido à mesma. Por exemplo, poderá utilizar a internet da sua residência, trabalho ou até mesmo de hotéis, em momentos de viagem.

  1. De que forma sei que a minha chamada está a decorrer através do wifi?

    Aparecerá na parte superior de seu ecrã um segundo símbolo Wifi.

  1. Preciso de ter o telemóvel com o Wifi ligado para este serviço funcionar?

    Sim, esta tecnologia permite comunicar através da rede wifi fixa/residencial, de maneira que é necessário estar conectado, independentemente do local onde se encontra.

  1. Preciso configurar o meu iPhone para efetuar chamadas WiFi?

    Sim, os telemóveis que possuem a versão do IOS 13.4 precisam de ser configurados. Para isso, basta aceder ao menu configurações, de seguida selecione a opção configurações de rede e, por último, ative a função WiFi-Calling. Saiba como ativar o VoLTE aqui
    De salientar, que estamos a trabalhar para que esta função venha ativa por defeito.​​

  1. De que forma posso fazer chamadas via wifi num iPhone? 

    No caso de ter a função Wifi-Calling ativa no seu telemóvel, no momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso.

  1. De que forma posso fazer chamadas via wifi num Android?

    Na versão mais recente do Android esta função vem ativa por defeito. Assim, tal como no iPhone, o momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso. Conheça aqui os equipamentos com a tecnologia WiFi-Calling.

  1. Posso navegar no wifi local normalmente?

    Esta tecnologia encarrega-se apenas de transmitir chamadas de voz por wifi, podendo manter qualquer navegação sem sofrer qualquer impacto na utilização.

  1. Posso fazer chamadas internacionais através desta tecnologia?

    Sim, esta função está disponível para todos os clientes de acordo com o seu plano tarifário. 

  1. O GPS deve estar ligado para fazer chamadas wifi?

    Não, esta tecnologia não possui ligação ou interação com a função GPS do seu telemóvel.

  1. Posso fazer chamadas a partir do wifi de um avião durante uma viagem?

    Não, esta função não está ativa de momento.

  1. Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?

    Não, pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

  1. Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?

    Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

     

Conheça as novas tecnologias VoLTE e WiFi-Calling aqui e saiba como ativar a funcionalidade VoLTE aqui e WiFi-Calling aqui:sunglasses:

Partilhe connosco outras questões que tenha, para podermos ajudar. :blush:


66 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Olá @João H.,

Não se confirma, tanto em dispositivos iOS como Android. Colocando os telemóveis em modo de voo com a rede Wi-Fi e Wi-Fi Calling ligados as SMS não são entregues, mas efetua chamadas normalmente.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Lamentamos a demora na resposta @PEDRO LUCIO. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Agradecemos o seu testemunho @Diogo S.. Envie-nos, por favor uma mensagem privada para o @Fórum, para que analisemos este tema mais detalhadamente.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos o seu alerta para o tema de envio de SMS através de Wi-Fi Calling @Diogo S..

Esta situação está identificada e em fase resolução. Lamentamos o transtorno. Assim que tivermos novidades, iremos partilhar pelos meios habituais. :slight_smile:

Obrigado 

 

 

Reputação 1

Boa tarde

O meu telemóvel dispõe de WiFi calling ( voWifi ) chamadas por WiFi, mas diz que não está disponível na rede…

 

Deve ser do meu tarifário, uma vez que tenho o voLTE a funcionar…

 

Agradeço desde já uma breve resposta

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Sintronics,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajuda.

Detalhe-nos, por favor, a marca e modelo do seu equipamento.

Obrigado

Reputação 1

O meu telemóvel é um Xiaomi mi A1

 

Tem o voLTE activado e está a funcionar com voz HD

 

No menu de serviço indica que o wifi-caling ( voWifi )

Está indisponível por parte da rede

 

O meu número é 9XXXXXX

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, 

Pedimos desculpa pela demora. 
Editámos o seu comentário por conter o seu número de telemóvel. Sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais publicamente.
Diga-nos, por favor, se está a utilizar o serviço em território nacional. 
Obrigado 

Reputação 1

Sim, estou em Portugal

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Sintronics

Muito obrigado pela confirmação. 

Na versão mais recente do Android esta funcionalidade vem ativa por defeito, dessa forma quando estiver com baixa qualidade na rede móvel irá alternar automaticamente para a rede fixa.

Reputação 1

Pois…

Eu tenho o Android 9 ( Pie ) a última versão disponível para o meu telemóvel....

 

Ele diz que a rede a NOS não está a disponibilizar o WiFi calling ( voWifi ) para o meu número.…

 

Gostava que confirmassem está informação.…

Se é do telemóvel ou realmente não está activo por parte da NOS

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Sintronics,

Agradecemos o seu testemunho. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde,

a lista de equipamentos que a NOS aceita para usar a tecnologia Volte é muito reduzida deixando de fora muitas marcas/modelos compatíveis com Volte como por exemplo Oneplus, Pixel, entre outros.
Esta lista irá ser expendida a mais marcas? 
Há uma lista mais actualizada?

 

Obrigado

Gil

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @gds,

Agradecemos a sua mensagem. 

O VoLTE e Wi-Fi Calling é suportado, oficialmente, em equipamentos que garantem a melhor experiência de utilização.

Conheça a lista de Equipamento compatíveis com tecnologia VoLTE na NOS.

Assim que existam novidades sobre os equipamentos suportados, serão partilhados pelos meios habituais. 🙂

Obrigado 

Reputação 1

Bom dia,

 

Existe alguma novidade em relação ao envio e receção de SMS com o WiFi-Calling? De momento parece ainda não funcionar para no meu telemóvel.

 

Obrigado!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ANDRE R,

Agradecemos a sua mensagem.

Esta tecnologia, permite realizar chamadas telefónicas através do 4G (LTE) ou WiFi, em complemento da ligação tradicional de voz com o 2G (GSM) ou o 3G (UMTS). 

O envio de SMS não está previsto na utilização desta tecnologia.

Obrigado 

 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @João H.,

Anteriormente informou-nos neste tópico que estava em fase de resolução podermos enviar/receber SMS recorrendo ao Wi-Fi Calling. 😔

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu alerta @Diogo S..

Confirmámos que numa utilização normal, se o telemóvel estiver a utilizar o Wifi-Calling este continua ligado à rede móvel, que assegura o serviço de SMS.

Se por momentos não tiver cobertura de rede móvel e apenas estiver ligado através de Wi-Fi, o SMS será enviado quando o telemóvel conseguir novamente cobertura de rede móvel.

Assim que tenhamos mais informações sobre este tema. Serão partilhadas por esta via.

Agradecemos a compreensão

Ola equipa Nos,

   Eu tenho um telemóvel Android que não está na lista de telemóveis suportados (e um Pixel 6 PRo) mas tem a funcionalidade the VoLTE e o VoWIFI (funciona com outras operadoras estrangeiras). O telemóvel tem o Android 12 e agora recentemente o 13.  

Não está a funcionar as chamadas VoLTE. Como não está na lista dos telemóveis suportados , a NOS rejeita a configuração VoLTE?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @JoseBarros_59, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Apenas conseguimos garantir o correcto funcionamento dos dispositivos que indicamos na listagem. 😥

Lamentamos não o conseguir ajudar. 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @JoseBarros_59,

A própria Google barra o acesso ao 5G em Portugal nos seus equipamentos Pixel...

Obrigado Diogo e Mario. Sim, em relação 5G parece que ta barrado. MAs o VoLTE so precisa de 4G por isso devia dar (eu vejo o 4G no ecra). 

A NOS deixa o VoLTE só nos telemóveis da lista? Se não tiver na lista,  a NOS não deixa mesmo que o telemovel supporte? So tou a tentar perceber qual e o bloqueio..

 

Obrigado pela vossa ajuda.

Reputação 7
Crachá +6

Não garantimos o bom funcionamento, @JoseBarros_59
Pode dar, no entanto, apenas temos certificados os equipamentos que estão na listagem. 😥

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

@JoseBarros_59,

Acho que se resume, ao facto, do equipamento não ser comercializado no nosso país.

Gostaria de saber se efectuar chamadas através do wi-fi calling do estrangeiro para Portugal a chamada é tachada como internacional?
Pergunto isto pois se tiver o telemovel (galaxy A31) em modo de avião com o wi-fi ligado e as chamas wi-fi também ligadas consigo efectuar chamadas.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Bezier,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

As chamadas através de Wi-Fi Calling com modo avião ativo não são garantidas pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede móvel ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

Poderá encontrar mais informação útil sobre este tema através do nosso artigo:

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário