Skip to main content
Header
Megabyte
March 18, 2020
Respondido

Velocidades de Netflix/Streaming lentas e com quebras

Olá NOS,

Já contactei o vosso suporte telefónico, no entanto o problema não ficou resolvido, pelo que partilho o problema com a comunidade para saber se mais alguém sofre do mesmo sintoma.

Desde que foi feito o Update para o serviço de 1Gb com o Router 5.0 que todos os equipamentos (SmartTV, iPad, Smartphones, PC Desktop/Portátil e Box Android), seja ligado directo por cabo no Router, ou por Wi-Fi, que a velocidade de Download no serviço de Netflix é de apenas ~6Mbps

No caso da SmartTV e do Computadores que suportam 4K, tendo um conta Netflix com suporte de 4K, ja nem conseguem atingir essa resolução, porque a largura de banda não é suficiente.

O vosso suporte técnico por telefone já despistou anomalias no Router, da minha parte não existe quaisquer alterações no DNS ou VPN, o cabo é CAT6, o Wi-Fi seja na rede 2.4 ou 5Ghz é sempre o mesmo valor, mas somente no serviço da Netflix.

Seja nos meus equipamentos, ou nos equipamentos de amigos, a velocidade de Netflix em minha casa é somente de ~6Mbps, como se estivesse bloqueado.

O mais engraçado é que também sou cliente WTF, e com o 4G é exactamente o mesmo problema, seja directamente no Smartphone ou iPad, como fazendo HotSpot para a SmartTV, Box Android ou demais computadores.

No entanto, a velocidade da ligação atinge facilmente os 700Mbps, tendo feito testes no vosso site de teste de velocidade como de outros serviços, e no serviço de 4G as velocidades saltam para valores próximas dos 40 a 50Mbps.

As velocidades de streaming em YouTube, Facebook, Instagram e mais recentemente na App HouseParty, deixam muito a desejar, tendo quebras ou não suportando resoluções de HD.

Concluindo, está a NOS a barrar o serviço da Netflix, ou dos demais streams? Existe congestionamento da rede da NOS em relação a este serviço? A Netflix está a limitar a velocidade de download a todos os clientes?

Convido os utilizadores deste Forum, que sejam clientes NOS a fazer o teste em www.fast.com e a darem feedback.

Cumprimentos

Melhor resposta por Tiago C.

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DmsC.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

104 Comentários

Kilobyte
March 24, 2020

@pesimeao Boa tarde, são sites que sempre apresentaram dificuldades, agora com tanta gente a querer entrar ao mesmo tempo, é normal que não se consiga.

@Jose Rodrigues  com 3 argumentos isso é rapidamente refutado:

1. se fosse esse o problema, então a dificuldade estaria na fonte. Ou na ligação em geral no backbone da NOS, da GigaPix ou PT, que dificulta ligações internacionais; mas não está, porque o resto da internet continua a funcionar bem. E com outros operadores também funciona bem. Em simultâneo.
  2. se é congestão de uma rota em particular, custa-me a acreditar que às 7h da manhã ainda esteja sobrecarregada e a disponibilidade seja exatamente a mesma que às 21h da noite
  3. contactei o serviço do netflix e diminuíram o bitrate para atenuar os picos, mas a rede está a aguentar e transferências em alto débito estão ok.

Independentemente disso, ainda não vi a justificação clara a inequívoca (leia-se, provas) do estado da rede ou da ligação para esses serviços. E enquanto não o apresentarem, as vossas respostas não tem qualquer significado e são especulação ou desinformação.

Assim sendo, fico a aguardar pelas evidências de aplicação desta medida.

Kilobyte
March 24, 2020

Mais um caso aqui; zona de Carcavelos.
Tenho 500Mbps contratados e no teste do fast.com tenho, como tantos outros reportaram, os miseráveis 7.2Mbps. Se fizer o teste pelo telemóvel  e utilizando a rede 4G tenho mais do dobro 16Mbps.

Isto está tão mau por aqui que a novíssima box UMA 2.0 se tornou um mono que só liga, desliga, muda de canal ou regula o volume. Nem o menu da box funciona.

Há dois ou três dias atrás (para não recuar mais) tudo funcionava. Com um soluço aqui e ali mas sem grandes complicações. De ontem para hoje, especialmente depois das 12h de hoje, tornou-se insuportável!

Ridículo, cada dia me arrependo mais de ser cliente desta “empresa”.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
March 24, 2020

Tenho 500Mbps contratados e no teste do fast.com tenho, como tantos outros reportaram, os miseráveis 7.2Mbps. Se fizer o teste pelo telemóvel  e utilizando a rede 4G tenho mais do dobro 16Mbps.

Isto está tão mau por aqui que a novíssima box UMA 2.0 se tornou um mono que só liga, desliga, muda de canal ou regula o volume. Nem o menu da box funciona.

A box que refere deve ser  a 2.0 da Iris que funciona como secundária da UMA,  relativamente à internet a diferença é abismal, deve contactar o apoio tecnico 16990 opção 3 chamada gratuita da rede NOS para que um tecnico possa verificar o que se está a passar com os seus equipamentos e ou instalação.

Kilobyte
March 24, 2020

A box que refere deve ser  a 2.0 da Iris que funciona como secundária da UMA,  relativamente à internet a diferença é abismal, deve contactar o apoio tecnico 16990 opção 3 chamada gratuita da rede NOS para que um tecnico possa verificar o que se está a passar com os seus equipamentos e ou instalação.

Não, a box é mesmo a nova box UMA v2.0 (apesar de na caixa dizer "Box 3.0 Ultra HD 4k"), é a box quadrada que só tem o botão de power e o led por baixo. Também tenho o Router 5.0. 

A diferença é abismal porque a NOS decidiu que era uma ideal genial capar as velocidades sem necessidade ou justificação. Como escrevi acima, até pelo telemóvel tenho mais velocidade.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
March 24, 2020

@Correa Será que é então uma box nova, até agora só eram conhecidas 2 boxes UMA estas: 

A mesma box mas em duas versões. V1 e V2

Kilobyte
March 24, 2020

@Correa Será que é então uma box nova, até agora só eram conhecidas 2 boxes UMA estas: 

A mesma box mas em duas versões. V1 e V2

Como eu escrevi e descrevi acima, é a V2. Boa tentativa de desviar a atenção do problema. 

Jose Rodrigues
Super User
Super User
March 24, 2020

@Correa Desculpe se me expliquei mal, a minha surpresa é que tem sido escrito aqui no Fórum que a Box que refere, UMA v2 é uma maravilha, é a melhor de todas. Agora aparece o sr. Correa e diz que a box não vale nada, é um mono.  Eu não pretendi desviar a sua atenção do problema, porque se há um problema deve procurar resolvê-lo, ou contacta o apoio tecnico 16990  opção 3 chamada gratuita da rede NOS para que façam despistes aos equipamentos, ou envia o seu numero de cliente NOS por mensagem privada à moderação do Fórum @Ana P. para que a moderadora tome as providências necessárias à identificação dos problemas que afectam a sua box e o seu router.

CP001
March 24, 2020

Pesquisem por decreto-lei 10-D/2020. Estão lá as respostas a todas as perguntas.

@marcolopes zona hfc e router 5?

CP001
March 24, 2020

@crloureiro como disse noutros tópicos a resposta está aqui: decreto-lei 10-d/2020. Para alguns clientes NOS, a ligação direta ao netflix está propositadamente limitada.

oTonyStark
Kilobyte
March 24, 2020

Olá @Correa, quando tenta aceder ao guia tv, gravações e assim qual é a mensagem de erro que lhe aparece?