Skip to main content
Header
Megabyte
March 18, 2020
Respondido

Velocidades de Netflix/Streaming lentas e com quebras

Olá NOS,

Já contactei o vosso suporte telefónico, no entanto o problema não ficou resolvido, pelo que partilho o problema com a comunidade para saber se mais alguém sofre do mesmo sintoma.

Desde que foi feito o Update para o serviço de 1Gb com o Router 5.0 que todos os equipamentos (SmartTV, iPad, Smartphones, PC Desktop/Portátil e Box Android), seja ligado directo por cabo no Router, ou por Wi-Fi, que a velocidade de Download no serviço de Netflix é de apenas ~6Mbps

No caso da SmartTV e do Computadores que suportam 4K, tendo um conta Netflix com suporte de 4K, ja nem conseguem atingir essa resolução, porque a largura de banda não é suficiente.

O vosso suporte técnico por telefone já despistou anomalias no Router, da minha parte não existe quaisquer alterações no DNS ou VPN, o cabo é CAT6, o Wi-Fi seja na rede 2.4 ou 5Ghz é sempre o mesmo valor, mas somente no serviço da Netflix.

Seja nos meus equipamentos, ou nos equipamentos de amigos, a velocidade de Netflix em minha casa é somente de ~6Mbps, como se estivesse bloqueado.

O mais engraçado é que também sou cliente WTF, e com o 4G é exactamente o mesmo problema, seja directamente no Smartphone ou iPad, como fazendo HotSpot para a SmartTV, Box Android ou demais computadores.

No entanto, a velocidade da ligação atinge facilmente os 700Mbps, tendo feito testes no vosso site de teste de velocidade como de outros serviços, e no serviço de 4G as velocidades saltam para valores próximas dos 40 a 50Mbps.

As velocidades de streaming em YouTube, Facebook, Instagram e mais recentemente na App HouseParty, deixam muito a desejar, tendo quebras ou não suportando resoluções de HD.

Concluindo, está a NOS a barrar o serviço da Netflix, ou dos demais streams? Existe congestionamento da rede da NOS em relação a este serviço? A Netflix está a limitar a velocidade de download a todos os clientes?

Convido os utilizadores deste Forum, que sejam clientes NOS a fazer o teste em www.fast.com e a darem feedback.

Cumprimentos

Melhor resposta por Tiago C.

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DmsC.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

104 Comentários

Gigabyte
March 18, 2020

A NOS está de facto a fazer traffic shaping, provavelmente devido a esta onda de utilizadores que têm todos de trabalhar em casa, devido ao covid-19, e por isso deve de existir uma sub-carga na infraestrutura da NOS, e para isto não ir tudo a baixo, eles devem ter posto um limite máximo de bandwidth para estes serviços.

Não sei até que ponto, o regulador concordou com isto ou não, mas podes descarregar a app da Net.mede da ANACOM, e fazer o teste por ti mesmo. https://www.netmede.pt/traffic-shaping 

Tens também aqui um link para um post que também sugere Indícios de traffic shaping aqui no forum da nos, feito por mim, com um resultado dessa app a confirmar o traffic shaping.

Uma solução que resulta comigo, é utilizar um VPN, de forma a disfarçar esses dados, e desta maneira, não leva com a limitação, porque vem como um trafico normal, em vez de se perceber que se trata de conteúdo Flash Video.

Tiago C.
Tiago C.ModeradorResposta
Moderador
March 18, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DmsC.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Gigabyte
March 18, 2020

A NOS está de facto a fazer traffic shaping, provavelmente devido a esta onda de utilizadores que têm todos de trabalhar em casa, devido ao covid-19, e por isso deve de existir uma sub-carga na infraestrutura da NOS, e para isto não ir tudo a baixo, eles devem ter posto um limite máximo de bandwidth para estes serviços.

Não sei até que ponto, o regulador concordou com isto ou não, mas podes descarregar a app da Net.mede da ANACOM, e fazer o teste por ti mesmo. https://www.netmede.pt/traffic-shaping 

Tens também aqui um link para um post que também sugere Indícios de traffic shaping aqui no forum da nos, feito por mim, com um resultado dessa app a confirmar o traffic shaping.

Uma solução que resulta comigo, é utilizar um VPN, de forma a disfarçar esses dados, e desta maneira, não leva com a limitação, porque vem como um trafico normal, em vez de se perceber que se trata de conteúdo Flash Video.

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DmsC.

Moderador Tiago C. Pode confirmar isto?

Megabyte
March 18, 2020

Aqui estou na mesma desde segunda. Fiz o teste do fast e deu-me 6.8 Mbps, quando tenho uma ligação 200/20.

Pelos vistos a NOS não está a conseguir lidar com o aumento de tráfego por causa da quarentena e está a limitar as velocidades...

Byte
March 18, 2020

Aqui estou na mesma desde segunda. Fiz o teste do fast e deu-me 6.8 Mbps, quando tenho uma ligação 200/20.

Pelos vistos a NOS não está a conseguir lidar com o aumento de tráfego por causa da quarentena e está a limitar as velocidades...

Estou com o mesmo problema……. è o que dá a NOS alugar infrastruturas enquanto que as outras operadoras têm as delas. 

Isto de reiniciar o router nao faz nada, é so a desculpa do costume…

Megabyte
March 18, 2020

Estou com o mesmo problema……. è o que dá a NOS alugar infrastruturas enquanto que as outras operadoras têm as delas. 

Isto de reiniciar o router nao faz nada, é so a desculpa do costume…

A NOS tem infraesturura própria. O problema passa por estarem a insistir no HFC quando já há muito deviam ter passado tudo para FTTH…

Mas pelos vistos já abriram os olhos e já estão a começar as migrações...

Tiago C.
Moderador
March 18, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Vitor Silva.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
DmsCAutor
Megabyte
March 18, 2020

E essa mensagem privada é para si? 

Estou numa casa alugada. 

Tenho os dados do Senhorio todos, no entanto consigo aceder à página do Router. 

Mas preciso de saber se envio essa informação para algum email, ou directamente para si, por mensagem privada. 

Cumprimentos 

Gigabyte
March 18, 2020

E essa mensagem privada é para si? 

Estou numa casa alugada. 

Tenho os dados do Senhorio todos, no entanto consigo aceder à página do Router. 

Mas preciso de saber se envio essa informação para algum email, ou directamente para si, por mensagem privada. 

Cumprimentos 

manda o numero de cliente que aparece no topo da factura.

Não acredito que exista solução, uma vez que acho que deve ser uma medida tomada pela própria NOS, a nível nacional 

Byte
March 18, 2020

Eu estou com o mesmo problema. 

Atingo 400 Mbps em utilização normal.

Mas quando uso o Netflix só chego aos 3 Mbps, que nem me permite ver em HD, muito menos em 4K ou HDR.

Já liguei ao apoio da NOS sobre isto à dois dias atrás mas ainda não resolveram nada.

Já agora, a Internet móvel de outra operadora que eu tenho em casa está a funcionar sem nenhum problema.