Skip to main content
Header
Kilobyte
December 15, 2020
Respondido

velocidade wi-fii

Boa noite , contratei um pacote da NOS com velocidade de 200Mbps mas todavia, esta semana tenho andado a verificar e a mesma não passa dps 72Mbps ... 

Melhor resposta por Ricardo Card

@Miguel Pedro qual é o router em questão? Sendo do router 4 para cima todos têm banda de 5Ghz e portanto são mais do que capazes para atingir velocidades superiores à que reporta, estando tudo em boas condições.

Se não atinge velocidades superiores a 100mbps por cabo convém saber se o cabo em uso é pelo menos cat5e e se o computador em questão tem placa gigabit, de outro modo não conseguirá atingir as velocidades superiores a 90mbps reais.

Caso as condições para atingir a velocidade por cabo estejam garantidas pode ser um problema de sinal no router e aí convém ligar 16990 e verificar a situação com a área técnica.

Como despiste rápido poderá aceder a aminhanet.nos.pt e verificar em Manutenção Router - Informação - Ligação, os valores dos canais Downstream que devem apresentar um valor de SNR sempre superior a 35, idealmente superior a 37 e um valor de potência entre os -11 e +11, idealmente entre -5 e +5. 

17 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    December 15, 2020

se for wifi parece estar normal

Super User
    December 15, 2020

Verifique se está na frequência 2,4 ou 5, se conseguir escolher seleccione 5.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    December 15, 2020

Bom dia, reinicie e seu router regularmente e ponha em prática os conselhos sugeridos neste Tópico: 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Kilobyte
    December 15, 2020

Tanto no computador com cabo não passa dos 100Mbps

Kilobyte
    December 15, 2020

Bom dia, reinicie e seu router regularmente e ponha em prática os conselhos sugeridos neste Tópico: 

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Ja fiz. Também já instalei o "NOS NET" e pus o router a atualizar e a otimizar e a velocidade hoje não tem passado dos 64Mbps.. tenho o router ao lado da televisão e wi-fi no telemóvel mesmo estando a menos de 1m deste, uns dia ta a 72 hoje ta nos 64Mbps... já com o portátil,  com cabo de ligação à rede esta velocidade mantém-se nesses valores ...

Kilobyte
    December 15, 2020

Tanto no computador com cabo não passa dos 100Mbps

Mas é estranho visto que o meu vizinho tem NOS também e o router dele estando numa divisão e eu ontem estava no terraço do lado oposto da casa , o sinal do meu telemóvel apanhava 198Mbps... e tavam 3 telemoveis ligados

Ricardo CardResposta
    Kilobyte
    December 15, 2020

@Miguel Pedro qual é o router em questão? Sendo do router 4 para cima todos têm banda de 5Ghz e portanto são mais do que capazes para atingir velocidades superiores à que reporta, estando tudo em boas condições.

Se não atinge velocidades superiores a 100mbps por cabo convém saber se o cabo em uso é pelo menos cat5e e se o computador em questão tem placa gigabit, de outro modo não conseguirá atingir as velocidades superiores a 90mbps reais.

Caso as condições para atingir a velocidade por cabo estejam garantidas pode ser um problema de sinal no router e aí convém ligar 16990 e verificar a situação com a área técnica.

Como despiste rápido poderá aceder a aminhanet.nos.pt e verificar em Manutenção Router - Informação - Ligação, os valores dos canais Downstream que devem apresentar um valor de SNR sempre superior a 35, idealmente superior a 37 e um valor de potência entre os -11 e +11, idealmente entre -5 e +5. 

Ana P.
    Moderador
    December 17, 2020

Olá a todos, 

@Miguel Pedro,a comunidade deu uma boa ajuda!

A dificuldade que nos reportou ainda se mantém? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    January 6, 2021

Medi a ligação Wi-Fi através do site indicado pela ANACOM, o netmede.pt, e estando a menos de um metro do router obtenho valores de download entre os 10 e 15Mbps. Tenho um contrato de 200Mbps. Este valor é atingido quando faço o teste num PC que tenho ligado por cabo ao router, mas por Wi-Fi os valores obtidos, mesmo com equipamentos diferentes, estão entre os 10 e 15Mbps.

O meu router tem já muitos anos (ainda tem ZON escrito na caixa), foi instalado com a box Iris e eu já tenho a UMA há um par de anos e nunca me foi atribuído um router novo. 

Será que devo apresentar alguma reclamação perante estas velocidades de acesso Wi-Fi? 

Guimas
    Super User
    Super User
    January 6, 2021

Medi a ligação Wi-Fi através do site indicado pela ANACOM, o netmede.pt, e estando a menos de um metro do router obtenho valores de download entre os 10 e 15Mbps. Tenho um contrato de 200Mbps. Este valor é atingido quando faço o teste num PC que tenho ligado por cabo ao router, mas por Wi-Fi os valores obtidos, mesmo com equipamentos diferentes, estão entre os 10 e 15Mbps.

O meu router tem já muitos anos (ainda tem ZON escrito na caixa), foi instalado com a box Iris e eu já tenho a UMA há um par de anos e nunca me foi atribuído um router novo. 

Será que devo apresentar alguma reclamação perante estas velocidades de acesso Wi-Fi? 

Pode ligar para o apoio técnico 16990. Ou pode tentar resolver por si mesmo talvez.

Tem extensores que possam influenciar a velocidade? se sim desligue e reinicie o router.

Se não tem, reinicie o router. Veja se melhora.