Skip to main content
Header
Megabyte
January 25, 2020
Pergunta

Velocidade Wi-Fi Lenta ou Não?

Boa tarde,

Renovei recentemente o contrato com a NOS, mudando para um pacote de 500mbs. No início a rede wife do telemóvel ou do portátil atingia 200 a 300, mas após uns dias não passa dos 90 e pouco. 

Liguei para a NOS e disseram-me que iriam resolver. Após 48h (período dado para a resolução) a net continua com essa velocidade. Liguei novamente e informaram-me que até era bem boa a velocidade, tendo em conta que era wifi e que o mínimo que a NOS tem de garantir é 10%...não percebo por que motivo não atinge mais a net.

Noutra nota à parte, na área de cliente da NOS, entrando no site, a velocidade contratada surge como 500 mbs, mas na app só aparece 120, não sei se há relação. Mais alguém consegue dizer-me se é normal a velocidade média (testada no site speedtest.nos.pt ou no netmede.pt ronda os 95.

Obrigado pelo feedback

44 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    January 25, 2020

Não será normal. Desligando o router da corrente e voltando a ligar, faça em speedtest.nos.pt. Eu faria por cabo para ver como estava. Se só dá por wifi veja em que rede é que está a fazer. em 2,4ghz ou 5.0 ghz? Se o router tiver o mesmo nome não vai dar para saber, por isso entre em aminhanet.nos.pt e separe o nome das redes. 2.4ghz até diria que andasse por volta dos 90. 5.0ghz por volta dos 300 talvez.

RickAutor
    Megabyte
    January 25, 2020

Não será normal. Desligando o router da corrente e voltando a ligar, faça em speedtest.nos.pt. Eu faria por cabo para ver como estava. Se só dá por wifi veja em que rede é que está a fazer. em 2,4ghz ou 5.0 ghz? Se o router tiver o mesmo nome não vai dar para saber, por isso entre em aminhanet.nos.pt e separe o nome das redes. 2.4ghz até diria que andasse por volta dos 90. 5.0ghz por volta dos 300 talvez.

Obrigado pela resposta. 

Desliguei o router como disse, mas nada de novo...mantém os 90 e pouco estando ligado ao 5ghz.

Não percebo.

Também não entendo por que motivo inicialmente dava 200 ou 300 e deixou de dar. Como se não bastasse, ao relatar a situação à NOS, consideraram de facto anormal, mas após as 48h dadas pela própria NOS para a resolução do problema, consideraram que 90 e tal é bom e que só têm de garantir 10%. 

Com cabo, o meu computador antigo deu-me 90 e tal na mesma. Liguei para a NOS e eles, para acompanhar a situação, pediram-me para ligar ao site speedtest.nos.pt, mas o raio do PC desliga-se de repente (velho mesmo). Tenho de arranjar um computador qualquer que ligue por cabo, porque o meu novo não tem placa ethernet.

Que mais me sugerem fazer? E que mais posso fazer com a NOS se a própria NOS considera normal 90 mbs (agora sim, inicialmente não)?

Mais uma vez, obrigado.

Guimas
    Super User
    Super User
    January 25, 2020

Qual é o router? 5.0? veja qual é a versão de software pff.

É verdade eles consideram acima de 10% aceitável. Eu pessoalmente colocaria 20% pelo menos mas pronto. Faça o teste por 2.4ghz e se der menos do que 50mbps aí já tem menos de 10% e eles enviam técnico caso deia em 2 aparelhos diferentes menos de 10%.

RickAutor
    Megabyte
    January 25, 2020

Sim, router 5.0.

Vou ter de arranjar um pc com ligação por cabo para tirar as teimas de vez.

Guimas
    Super User
    Super User
    January 25, 2020

Sim, router 5.0.

Veja so o software. Este router 5.0 tem estar em 1.1.4.x.x.

RickAutor
    Megabyte
    January 25, 2020

Sim, router 5.0.

Veja so o software. Este router 5.0 tem estar em 1.1.4.x.x.

Não sei como se vê isso. No site a minhanet.nos.pt, em informações sobre o router não refere nada disso. Que tipo de informação devo procurar? E como? Sou um leigo nestas coisas...

No próprio router não diz nada semelhante a 1.1.4.x.x.

Obrigado

Guimas
    Super User
    Super User
    January 25, 2020

Manutenção router -» informação -» versão sw

RickAutor
    Megabyte
    January 25, 2020

A versão de SW é 6.4.69.1.4

Guimas
    Super User
    Super User
    January 25, 2020

A versão de SW é 6.4.69.1.4

Estranho.. eu não sei os numeros todos de cor, mas guio-me por isto: o router 5.0 tem 3 versões diferentes. 9.4  -» 9.6 -» e a ultima 1.1.4 . Se calhar estou-lhe a indicar o sitio errado. eu ligaria entao o apoio técnico e pergunta qual a versão do router. Pedia para atualizar para a ultima e dps fazia speedtest.

RickAutor
    Megabyte
    January 25, 2020

Descobri agora que me confundi com o que o Guimas me disse sobre o router ser 5.0, pensando que se referia a 5g. Infelizmente o router é só 4.0.