Header
Pergunta

Velocidade Wi-Fi Lenta ou Não?


Reputação 2
Crachá
  • Megabyte
  • 53 comentários

Boa tarde,

 

Renovei recentemente o contrato com a NOS, mudando para um pacote de 500mbs. No início a rede wife do telemóvel ou do portátil atingia 200 a 300, mas após uns dias não passa dos 90 e pouco. 

Liguei para a NOS e disseram-me que iriam resolver. Após 48h (período dado para a resolução) a net continua com essa velocidade. Liguei novamente e informaram-me que até era bem boa a velocidade, tendo em conta que era wifi e que o mínimo que a NOS tem de garantir é 10%...não percebo por que motivo não atinge mais a net.

 

Noutra nota à parte, na área de cliente da NOS, entrando no site, a velocidade contratada surge como 500 mbs, mas na app só aparece 120, não sei se há relação. Mais alguém consegue dizer-me se é normal a velocidade média (testada no site speedtest.nos.pt ou no netmede.pt ronda os 95.

 

Obrigado pelo feedback


44 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Não será normal. Desligando o router da corrente e voltando a ligar, faça em speedtest.nos.pt. Eu faria por cabo para ver como estava. Se só dá por wifi veja em que rede é que está a fazer. em 2,4ghz ou 5.0 ghz? Se o router tiver o mesmo nome não vai dar para saber, por isso entre em aminhanet.nos.pt e separe o nome das redes. 2.4ghz até diria que andasse por volta dos 90. 5.0ghz por volta dos 300 talvez.

Reputação 2
Crachá

Não será normal. Desligando o router da corrente e voltando a ligar, faça em speedtest.nos.pt. Eu faria por cabo para ver como estava. Se só dá por wifi veja em que rede é que está a fazer. em 2,4ghz ou 5.0 ghz? Se o router tiver o mesmo nome não vai dar para saber, por isso entre em aminhanet.nos.pt e separe o nome das redes. 2.4ghz até diria que andasse por volta dos 90. 5.0ghz por volta dos 300 talvez.

 

Obrigado pela resposta. 

Desliguei o router como disse, mas nada de novo...mantém os 90 e pouco estando ligado ao 5ghz.

Não percebo.

Também não entendo por que motivo inicialmente dava 200 ou 300 e deixou de dar. Como se não bastasse, ao relatar a situação à NOS, consideraram de facto anormal, mas após as 48h dadas pela própria NOS para a resolução do problema, consideraram que 90 e tal é bom e que só têm de garantir 10%. 

 

Com cabo, o meu computador antigo deu-me 90 e tal na mesma. Liguei para a NOS e eles, para acompanhar a situação, pediram-me para ligar ao site speedtest.nos.pt, mas o raio do PC desliga-se de repente (velho mesmo). Tenho de arranjar um computador qualquer que ligue por cabo, porque o meu novo não tem placa ethernet.

 

Que mais me sugerem fazer? E que mais posso fazer com a NOS se a própria NOS considera normal 90 mbs (agora sim, inicialmente não)?

 

Mais uma vez, obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Qual é o router? 5.0? veja qual é a versão de software pff.

É verdade eles consideram acima de 10% aceitável. Eu pessoalmente colocaria 20% pelo menos mas pronto. Faça o teste por 2.4ghz e se der menos do que 50mbps aí já tem menos de 10% e eles enviam técnico caso deia em 2 aparelhos diferentes menos de 10%.

Reputação 2
Crachá

Sim, router 5.0.

 

Vou ter de arranjar um pc com ligação por cabo para tirar as teimas de vez.

Reputação 7
Crachá +2

Sim, router 5.0.

 

Vou ter de arranjar um pc com ligação por cabo para tirar as teimas de vez.


Veja so o software. Este router 5.0 tem estar em 1.1.4.x.x.

Reputação 2
Crachá

Sim, router 5.0.

 

Vou ter de arranjar um pc com ligação por cabo para tirar as teimas de vez.


Veja so o software. Este router 5.0 tem estar em 1.1.4.x.x.

 

Não sei como se vê isso. No site a minhanet.nos.pt, em informações sobre o router não refere nada disso. Que tipo de informação devo procurar? E como? Sou um leigo nestas coisas...

No próprio router não diz nada semelhante a 1.1.4.x.x.

 

Obrigado

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Manutenção router -» informação -» versão sw

Reputação 2
Crachá

A versão de SW é 6.4.69.1.4

Reputação 7
Crachá +2

A versão de SW é 6.4.69.1.4


Estranho.. eu não sei os numeros todos de cor, mas guio-me por isto: o router 5.0 tem 3 versões diferentes. 9.4  -» 9.6 -» e a ultima 1.1.4 . Se calhar estou-lhe a indicar o sitio errado. eu ligaria entao o apoio técnico e pergunta qual a versão do router. Pedia para atualizar para a ultima e dps fazia speedtest.

Reputação 2
Crachá

Descobri agora que me confundi com o que o Guimas me disse sobre o router ser 5.0, pensando que se referia a 5g. Infelizmente o router é só 4.0.

Reputação 7
Crachá +2

Ah ok, então está atualizado. Neste caso no aminhanet.nos.pt verificava em monitorização da rede como está a qualidade. Se estiver mt baixa, faria reset de fábrica no router. Ou fazer mesmo que não esteja, ás vezes as velocidades só estabilizam assim.

Reputação 2
Crachá

A velocidade está sempre nos 90 e qualquer coisa. É estável nesse sentido, mas também nunca atinge nada semelhante a 500, nem 200 sequer...nem sequer uns míseros 120. Por isso, como estou dentro do período de 14 dias para cancelar o serviço, irei fazê-lo. Prometer 10% de um valor e nunca passar disso é ridículo. Então que não mintam e digam apenas que vão dar apenas 50mbps!

Reputação 7
Crachá +2

Pronto, obviamente que o apoio terá que verificar isto se quiser ctt.

Reputação 2
Crachá

Já pedi para verificar. Concluíram que está tudo normal...🙁

Reputação 7
Crachá +2

Já pedi para verificar. Concluíram que está tudo normal...🙁


ligado por cabo com tarifário de 500 não é normal.

Reputação 6
Crachá

Olá, mas se está a fazer teste por cabo teria de ter um valor superior, nunca 90, teria de ser pelo menos 70%. 

Já verificou os testes em outro equipamento? Porque poderá ser do próprio computador, ou até do cabo. Qual é o seu PC e cabo?

Reputação 7
Crachá +5

@Rick  Boa tarde, pode dizer qual é o seu pacote ? Qual é a Box que tem instalada ? Na sua Área de Cliente em Internet Fixa/Equipamentos qual é o Router que está lá ?

Reputação 7
Crachá +5

@Rick  Parece-me ter lido mais acima que tem o Router 4.0, ora esse Router com velocidade de 500MB ?

Reputação 2
Crachá

Olá, mas se está a fazer teste por cabo teria de ter um valor superior, nunca 90, teria de ser pelo menos 70%. 

Já verificou os testes em outro equipamento? Porque poderá ser do próprio computador, ou até do cabo. Qual é o seu PC e cabo?

Atenção que quanto ao teste por cabo, só consegui fazer uma vez. O raio do computador, talvez por ser antigo e ter algum problema de sobreaquecimento, desliga repentinamente ao fim de uns minutos. Por isso quando o testei (2x, uma das quais só conseguiu concluir o teste de download, mas não os de upload, etc), deu-me 90 mbs. O computador ao qual consigo ligar cabo é um Acer Aspire 5000 e qualquer coisa de 2011 com windows 7. O cabo não faço ideia, não sabia que os cabos para ligar a placas ethernet tinham capacidades diferentes. Se me disserem onde e o que ver, posso procurar a capacidade do mesmo. É amarelo lol, não sei se há alguma diferença em relação aos típicos cabos cinzentos.

E quanto à net wi-fi, esquecendo um pouco a net por cabo agora, não é mesmo nada normal (na visão de um leigo como eu), ter estado 2 anos com velocidade contratada de 120 a dar a 70 e agora ao mudar para 500, NUNCA passa dos 100 (atinge raramente uns 103 ou 105), sendo a média 90 e pouco.

Reputação 6
Crachá

No cabo, por exemplo, o seu deveria de ser CAT 5e , ou superior

Reputação 2
Crachá

@Rick  Boa tarde, pode dizer qual é o seu pacote ? Qual é a Box que tem instalada ? Na sua Área de Cliente em Internet Fixa/Equipamentos qual é o Router que está lá ?

 

 

O meu pacote completo inclui 180 canais, 2 cartões de telemóvel, 6 gb em cada cartão (dados móveis), chamadas e sms 8000 minutos por cartão e 500 mbs de download e 100 de upload (atinge os 100 de upload e até passa um pouco por vezes). A Box é a UMA. O Router indicado na área de cliente é 4.0 (noutra área indica mesmo “Router V4”) de 500 mbs. O router inclui ligação de rede 2.4 ou 5.0. O meu portátil novo (não o que mencionei de ligação por cabo, o meu novo não permite ligar cabo), ligando à rede 5.0, perto do router (1 metro ou menos), atinge os tais 90, tal como qualquer outro aparelho (5.0 ou 2.4) cá de casa.

Reputação 2
Crachá

No cabo, por exemplo, o seu deveria de ser CAT 5e , ou superior

Verifiquei agora, é precisamente CAT 5e.

O computador, sendo de 2011, pode ter uma placa que não permita grandes velocidades, mas também é demasiada coincidência atingir precisamente 90 e tais, tal como os outros aparelhos por wifi. Só terça-feira ou depois é que conseguirei que me emprestem um portátil ou pc moderno para ligar o cabo e testar. Seja como for, obrigado pela ajuda até ao momento, a todos. :thumbsup:

Reputação 7
Crachá +5

@Rick  Boa tarde, pode dizer qual é o seu pacote ? Qual é a Box que tem instalada ? Na sua Área de Cliente em Internet Fixa/Equipamentos qual é o Router que está lá ?

 

 

O meu pacote completo inclui 180 canais, 2 cartões de telemóvel, 6 gb em cada cartão (dados móveis), chamadas e sms 8000 minutos por cartão e 500 mbs de download e 100 de upload (atinge os 100 de upload e até passa um pouco por vezes). A Box é a UMA. O Router indicado na área de cliente é 4.0 (noutra área indica mesmo “Router V4”) de 500 mbs. O router inclui ligação de rede 2.4 ou 5.0. O meu portátil novo (não o que mencionei de ligação por cabo, o meu novo não permite ligar cabo), ligando à rede 5.0, perto do router (1 metro ou menos), atinge os tais 90, tal como qualquer outro aparelho (5.0 ou 2.4) cá de casa.

Certo, é que pelo que estive a ver, para ter 500MB deveria ter o Giga Router

Reputação 6
Crachá

@Jose Rodrigues, não necessáriamente. Pode ter o Power Router também.
@Rick, teste e se continuar fale com um moderador, porque se os sinais do seu Router tiverem ok e for problema da placa do PC, tanto a NOS como a PC Médic não vão poder ajudar.

Reputação 7
Crachá +5

@Jose Rodrigues, não necessáriamente. Pode ter o Power Router também.
@Rick, teste e se continuar fale com um moderador, porque se os sinais do seu Router tiverem ok e for problema da placa do PC, tanto a NOS como a PC Médic não vão poder ajudar.

Aqui na página dos pacotes diz que para ter 100MB de upload tem que ter Giga Router veja: https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/pacotes.aspx?source=menupacotes&content=topo

Comentário