Skip to main content
Header

Velocidade metada da contratada

Forum|alt.badge.img

Alterei o contrato para 1 Gbps mas o serviço nunca foi nem de perto nem de longe como indicado, os valores, seja por Wi-Fi ou por cabo Ethernet, nunca chegaram sequer a 600 mbps.

Isto num PC Windows ou em 3 telemóveis.

Tanto com o Cilindro, o 5.0 v1 como com o 5.0 v2, o actual.

Esta situação não é nova, já houve vários contactos com o apoio técnico e até houve várias troucas de router, embora este já esteja aqui a algum tempo. 

Hoje estive em linha com o apoio técnico que não conseguiu alterar muito, apesar dos nítidos esforços do técnico. 

A latência baixou realmente, o que também é muito importante em especial em trabalho remoto com acesso a outros pc's e com um grande tráfego de dados.

Mas a velocidade, por cabo, até baixou. 

Por Wi-Fi está estável à volta dos 500 mbps.

Nestes mesmos telemóveis, noutra morada, também com serviço NOS, atingiram à volta de 900 mbps. 

O limite não está nestes equipamentos. 

Antes que questionem, já fiz os despistes via App mynos que, surpresa, está tudo bem. 

Aguardo sugestões para finalmente ter o serviço como contratado. 

8 Comentários

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • June 1, 2026

Boa noite, 

Verifico que no site Geo Anacom a tecnologia disponível na minha morada é única e exclusivamente FTTH - PON 1000/400 mbps, que não sendo excelente (outras operadoras têm 10000/10000, 1024/1024 e 1000/1000) é ainda assim superior ao que tenho actualmente.

A solução HFC desapareceu por completo da informação disponibilizada à ANACOM mas curiosamente eu continuo com um serviço HFC. 

Que nunca atinge o contratado (1000/100) e por vezes tenho que ligar para o apoio técnico pois por exemplo a latência chega aos 45 ms.

Podem verificar esta questão já que, para a ANACOM, eu nem EXISTO nesta tecnologia?

Cumprimentos. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 2, 2026

Tive que expandir para poder ver.

Mas faz alguma diferença ?

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 2, 2026

Tens que fazer os testes da forma correta.

Desliga repetidores/powerlines

Deixa só 1 cabo de rede ligado a 1 pc. 

Reinicia o pc em “ modo de segurança com rede”

Faz o teste de velocidade.

Faz em 2 pcs isto se possivel.

Caso não tenhas a velocidade contratada então -» linha de apoio -» técnico a casa

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • June 2, 2026

@Guimas , agradeço o comentário mas já ando nisto há uns tempos.

Não há repetidores e a única coisa que não fiz e sinceramente vou ver como se faz é o indicado “Reinicia o pc em “ modo de segurança com rede””.

Como indiquei no meu comentário ontem estive com o apoio técnico, quase uma hora.

O Ping melhorou, perfeito. Por cabo a velocidade até piorou embora por WI-FI, seja no PC seja nos móveis, se manteve.

Estranho mas tem acontecido no último ano e meio sempre que para lá ligo.

Já cá tive técnicos, não ontem, e a resposta tem sido sempre a mesma: “sinais excelentes para tv (nada a dizer realmente excepto o canal 400 [Eurosport 4K] que é impossível ver algo que não seja em directo ) e a rede está no máximo, é o que dá.”

Estiveram porque houve uma altura em que eram routers de 6 em 6 meses (o cilindro, o 5 v1), avarias de rede tive penso que uma nesta casa, em 8 anos.

O que é interessante é ver a evolução em tecnologia mas sem efeitos práticos para o cliente.

Ao final do dia já vou testar a questão do modo de segurança e dou feedback mas quando tenho 4 equipamentos com os mesmos resultados de forma constante se calhar a questão não é dos equipamentos nem de como se ligam. 

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • June 2, 2026

@Guimas faz.

No meu caso não tenho possibilidade de expansão da aba, mas já estive nessa situação, em que coexistiam ambos (FTTH e HFC), embora com outras velocidades.

No meu caso apenas tenho FTTH no site da Anacom mas sou servido por HFC.

Faz diferença quando sei que não tenho os serviços contratados, velocidades, qualidade de rede, estabilidade, pings, etc.

Ainda ontem tive que contactar o apoio técnico para estabilizar a ligação, com velocidades de upload relativamente baixas e latência elevada.

Já agora, como comentário aparte, a rede móvel é excelente, com 5G SA embora os valores sejam mais baixos que em algumas zonas de Lisboa mas para um móvel é mais que suficiente (para o meu uso normal).

As restantes questões de diferença de informação e realidade fica ao critério de cada um, penso não haver necessidade dessa discussão num fórum público.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 2, 2026

Boa tarde ​@hjnr,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do ​@Guimas sobre o tema. Vamos ajudar.

Pedimos, por favor, que realize o diagnóstico online através da my NOS e partilhe connosco o resultado:

Obrigado

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • June 2, 2026

Boa noite ​@João H. ,

Na mensagem inicial indiquei que fiz o despiste via App e ou o fiz incorrectamente ou o resultado aceitável para a NOS é manter o serviço a metade do contratado, em relação ao download.

O resultado de ontem é que não encontraram problemas. 

Hoje foi um dia muito complicado mas amanhã irei repetir o teste via myNos. 

Obrigado. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 3, 2026

Bom dia ​@hjnr,

Agradecemos a sua disponibilidade.

Ficamos a aguardar o seu testemunho.

Obrigada