Skip to main content
Header
Megabyte
August 12, 2019
Pergunta

velocidade internet wireless

Boa tarde,
Alguém me consegue explicar porque é eu tenho uma velocidade de internet contratada de 100 Mbps, e por wireless tenho cerca de 20 Mbps, encostado ao router e sem mais nenhum aparelho a usar a NET?
Pergunto isto porque sempre me disseram " aí e tal, por wireless é sempre muito menos", e "tem a ver com o aparelho em que está a aceder á rede"..
Ora bem, eu hoje experimentei aceder a uma rede de outra operadora (Vodafone) com velocidade contratada de 200 Mbps, e consigo no meu telemóvel atingir mais de 100 Mbps..WIRELESS..
Porque é que em minha casa não passo dos 20Mbps? Ora do meu telemóvel não é, da velocidade contratada também não pois tenho 100 Mbps..então é por causa de quê..?

29 Comentários

August 12, 2019
    Pergunta que se impoem:
    Quando se ligou a rede da concorrencia, fe-lo em que banda? 2.4 ou 5Ghz?
    E o router de casa? Tem as duas bandas a funcionar?
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    August 12, 2019
    Boa pergunta...não percebo nada de bandas..a mim é só clicar no botão wireless no Android e começar a usar a NET..
    Ok, mais uma vez percebo que isto tem muito que se lhe diga..ainda ontem estive cerca de 2 horas a pesquisar sobre o assunto e não me apetece tirar nenhum doutoramento em redes..
    Megabyte
    August 12, 2019
    Ora bem, tenho aqui uma app que me diz que a 5 metros tenho na banda 2.4Ghz a minha NET a -55Dbm..
    Megabyte
    August 12, 2019
    Vou ver a que frequência é a banda da concorrência mais logo..
    August 12, 2019
    Com base na pouca informaçao disponivel nao vou afirmar ser essa a razao dos 20 apenas, mas que pode ser... pode!
    A banda dos 5Ghz tem menor alcance mas suporta maiores velocidades. Ja a dos 2.4Ghz é o oposto.
    Que router term instalado em casa?
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    August 12, 2019
    Bem, estou a ver agora a velocidade na tal Vodafone:
    2.4Ghz com -64 dBm e também apanho a mesma rede a 5Ghz com - 57 dBm..
    Enquanto que em minha casa só apanho a 2.4Ghz

Não sei que router tenho, mas deve ser o normal..
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    August 12, 2019
    Pode ver qual o Router que tem na sua Área de Cliente no separador Internet Fixa/Equipamentos. Mas tratando-se de velocidades lentas é preciso saber a razão e para isso a NOS dispõe de uma linha 16990. Como é obvio, não é conveniente mexer nos equipamentos se não sabemos onde mexer. Ligue 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS.
    Megabyte
    August 12, 2019
    Ok, obrigado pelas dicas!
    Petabyte
    August 12, 2019
    Eu também tive essa mesma situação.
    A velocidade da net via wireless no meu telemóvel nunca passava das 50Mb, e eu tinha internet contratada de 120Mb com um Power Router.
    Mas descobri que o meu telemóvel tinha 2 bandas, 2,4Ghz e 5Ghz e eu estava a utilizar a banda de 2,4Ghz, logo logo mudei o wireless do telemóvel para os 5Ghz e a diferença foi fantástica!
    Agora tenho velocidades na ordem dos 100Mb perto do Router.
    Sofia
    Megabyte
    August 12, 2019
    Obrigado pela resposta, mas posso-lhe perguntar como fez isso no telemóvel?