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Boa tarde,

Alguém me consegue explicar porque é eu tenho uma velocidade de internet contratada de 100 Mbps, e por wireless tenho cerca de 20 Mbps, encostado ao router e sem mais nenhum aparelho a usar a NET?

Pergunto isto porque sempre me disseram " aí e tal, por wireless é sempre muito menos", e "tem a ver com o aparelho em que está a aceder á rede"..

Ora bem, eu hoje experimentei aceder a uma rede de outra operadora (Vodafone) com velocidade contratada de 200 Mbps, e consigo no meu telemóvel atingir mais de 100 Mbps..WIRELESS..

Porque é que em minha casa não passo dos 20Mbps? Ora do meu telemóvel não é, da velocidade contratada também não pois tenho 100 Mbps..então é por causa de quê..?
Pergunta que se impoem:

Quando se ligou a rede da concorrencia, fe-lo em que banda? 2.4 ou 5Ghz?

E o router de casa? Tem as duas bandas a funcionar?
Boa pergunta...não percebo nada de bandas..a mim é só clicar no botão wireless no Android e começar a usar a NET..

Ok, mais uma vez percebo que isto tem muito que se lhe diga..ainda ontem estive cerca de 2 horas a pesquisar sobre o assunto e não me apetece tirar nenhum doutoramento em redes..
Ora bem, tenho aqui uma app que me diz que a 5 metros tenho na banda 2.4Ghz a minha NET a -55Dbm..
Vou ver a que frequência é a banda da concorrência mais logo..
Com base na pouca informaçao disponivel nao vou afirmar ser essa a razao dos 20 apenas, mas que pode ser... pode!

A banda dos 5Ghz tem menor alcance mas suporta maiores velocidades. Ja a dos 2.4Ghz é o oposto.

Que router term instalado em casa?
Bem, estou a ver agora a velocidade na tal Vodafone:

2.4Ghz com -64 dBm e também apanho a mesma rede a 5Ghz com - 57 dBm..

Enquanto que em minha casa só apanho a 2.4Ghz



Não sei que router tenho, mas deve ser o normal..
Pode ver qual o Router que tem na sua Área de Cliente no separador Internet Fixa/Equipamentos. Mas tratando-se de velocidades lentas é preciso saber a razão e para isso a NOS dispõe de uma linha 16990. Como é obvio, não é conveniente mexer nos equipamentos se não sabemos onde mexer. Ligue 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS.
Ok, obrigado pelas dicas!
Eu também tive essa mesma situação.

A velocidade da net via wireless no meu telemóvel nunca passava das 50Mb, e eu tinha internet contratada de 120Mb com um Power Router.

Mas descobri que o meu telemóvel tinha 2 bandas, 2,4Ghz e 5Ghz e eu estava a utilizar a banda de 2,4Ghz, logo logo mudei o wireless do telemóvel para os 5Ghz e a diferença foi fantástica!

Agora tenho velocidades na ordem dos 100Mb perto do Router.
Obrigado pela resposta, mas posso-lhe perguntar como fez isso no telemóvel?
No telemovel apenas tem que selecionar a qual das redes se quer ligar. Se o telemovel tiver a banda 5Ghz, entao na lista de redes proximas vao aparecer todas as redes: as 2,4Ghz e as 5Ghz.

Como saber quais sao as de 2.4Ghz e as de 5Ghz? Normalmente pelo nome (SSID) atribuido pelo admin do router ou access point. Se por acaso a atribuiçao de SSID's nao seguiu a regrar de incluir "2G" e "5G" no nome, entao so consultando a configuraçao do router ou usar uma App para as identificar.
Pois, entretanto também andei a investigar, e os telemóveis por norma identificam as bandas e se tiverem a capacidade de se conectar a 5Ghz então fazem isso automaticamente..
Bem, enfim, amanhã vão me contactar na NOS para resolver o problema..mas eu á partida tenho quase a certeza de que não vai ficar resolvido..lol
Diz-me a experiencia que por norma a qualidade dos equipamentos dos ISP é má, no que ao wi-fi diz respeito...

É preferivel adquirir um bom Extender/AP e liga-lo ao router em modo AP (por cabo ethernet ou power line).

Existem muitas variaveis a considerar na instalaçao de redes wi-fi, mas como disse, os equipamentos dos operadores sao fraquinhos.

Outra das variaveis é a quantidade de redes proximas a operar em canais adjacentes. Para quem vive em apartamentos é a selva...

Escolher o canal certo a usar no meio da confusao pode ser a chave...

Congestionamentos Wi-Fi
No meu canal não tenho ninguém..vivo numa moradia meio isolada..

Vou mais pela qualidade do router ou do serviço em si..
Olá @JONIXASE,



A comunidade tem dado uma excelente ajuda.



Como refere que o assunto já se encontra em tratamento, pedimos que aguarde pelo nosso contacto.
Bem..actualizo aqui a situação para quem estiver interessado.

Um técnico foi lá a casa e e meteu um novo router dual band 4.0 da nos. Mediu também os sinais com um aparelhómetro e disse: "as altas estão boas e as baixas não estão muito boas". Depois ligou o YouTube no seu telemóvel pessoal e disse que estava tudo bem e a funcionar: "os vídeos estão a dar bem, sem paragens".

E foi-se embora.

O certo é que tenho boa NET perto do router, mas nos sítios onde costumava ter razoavelmente bem (embora com os problemas de instabilidade), agora não passo de 3/4 Mbps..

Enfim, não sei mais que fazer..
Já agora, um dos PC's que tenho deixou de conseguir aceder á rede. Eu mudei o canal da banda 2.4Ghz do canal 6 para o 10, porque o 6 estava muito ocupado.

Poderá isto estar relacionado?

É que o PC acedia via wireless e deixou de aceder..
"...YouTube no seu telemóvel pessoal..." provavelmente na banda 5Ghz, para youtube é a mais indicada, perto do router nao tem problemas, mas esta banda term maior dificuldade de atravessar paredes e chegar onde chega a dos 2.4Ghz embora com menos velocidade de dados.



"as altas estão boas e as baixas não estão muito boas". Estaria a referir-se as bandas? 5Ghz (altas) e 2.4Ghz (baixas)? Se sim, parece que nao esta mesmo nada boa a banda baixa...



Repito: os equipamentos dos ISP nao sao grande coisa!



"...Enfim, não sei mais que fazer.. " - invista num bom Extender/AP...
Isso do extender/access point como é que funciona? É preciso mandar um cabo de rede pela casa fora até ao novo AC , não é?
Isso do extender/access point como é que funciona? É preciso mandar um cabo de rede pela casa fora até ao novo AC , não é?

pode ser por cabo ou não veja aqui https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-extender-internet-em-qualquer-canto-da-casa-4407
Podendo ser por cabo de rede é o melhor. Se a casa tiver instalaçao segundo as regras ITED, tem o trabalho facilitado.

Como alternativa menos eficaz pode usar a rede eletrica com PowerLines.
Boa noite,



Infelizmente o problema do JONIXASE, é um problema comum dos clientes NOS... Pelo menos dos que conheço!



É uma vergonha a velocidade da net! Tenho 200mbps contratados e tive que desligar o wifi e utilizar o 4G (MEO) para conseguir aceder agora ao Forum...



Li aqui a aconselharem comprar uma Powerline... Então mas já pagamos largas dezenas de um serviço que é uma anedota e ainda temos q ir gastar dinheiro para reparar o q não é nosso?!



Dentro de casa wifi é vergonhoso, saio da divisão do router, fico praticamente sem net, fora de casa o 4G comparado com a Meo e Vodafone é uma piada!



Qd me vieram a casa instalar o serviço "Uma" e passar para 200Mbps, eu pensei q iam mudar o router ou fazer algo que me surpreendessem... Mas nada, zero... O técnico disse q "já está"



Já está?! Fiquei ainda com menos... Quando passo os 20Mbps faço uma festa...



Ah e já agora, todos os que conheço com Vodafone passam mesmo os 100Mps de velocidade em wifi... E qd se faz um teste de velocidade, a mesma é estável, não é como a NOS, aos altos e baixos!



Só me resta mesmo mudar...



Abraço a todos!
Boa noite,



Infelizmente o problema do JONIXASE, é um problema comum dos clientes NOS... Pelo menos dos que conheço!



É uma vergonha a velocidade da net! Tenho 200mbps contratados e tive que desligar o wifi e utilizar o 4G (MEO) para conseguir aceder agora ao Forum...



Li aqui a aconselharem comprar uma Powerline... Então mas já pagamos largas dezenas de um serviço que é uma anedota e ainda temos q ir gastar dinheiro para reparar o q não é nosso?!



Dentro de casa wifi é vergonhoso, saio da divisão do router, fico praticamente sem net, fora de casa o 4G comparado com a Meo e Vodafone é uma piada!



Qd me vieram a casa instalar o serviço "Uma" e passar para 200Mbps, eu pensei q iam mudar o router ou fazer algo que me surpreendessem... Mas nada, zero... O técnico disse q "já está"



Já está?! Fiquei ainda com menos... Quando passo os 20Mbps faço uma festa...



Ah e já agora, todos os que conheço com Vodafone passam mesmo os 100Mps de velocidade em wifi... E qd se faz um teste de velocidade, a mesma é estável, não é como a NOS, aos altos e baixos!



Só me resta mesmo mudar...



Abraço a todos!




Faça teste por cabo, devera estar pelos 200mbs. se não estiver é indicar na linha de apoio a situação.
@crloureiro Bom dia, para que possam ser detetados os problemas que estão afetando o seu Router o qual não está a responder à velocidade contratada, deve enviar por mensagem privada a um moderador do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. o seu numero de cliente.

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