Skip to main content

Olá bom dia, estou a ter um problema gigante aqui na minha Internet em casa.

A velocidade da Internet está normal, mas a navegação em aplicações está muito lenta.

Não carrega dos logótipos de clubes de futebol no flashscore, em certos jogos está tão lento que o próprio jogo pede para copiar erros para a área de transferência, a app NOS TV demora 1 minuto até conseguir abrir um canal de tv, no discord não carrega gifs e o upload de imagens trava (apesar de os testes de velocidade estarem bons)

Já chamámos 2 técnicos a casa, trocaram de router mas fica tudo na mesma. Dizem que está tudo normal e não podem fazer mais nada. Andar a pagar 109€ mensais por um mau serviço!

Prefiro estar a utilizar os dados móveis que a Internet do router…

Ansioso para que a fidelização acabe para trocar de operadora.

Boa tarde @Randroid,

Agradecemos a sua partilha e lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, se tem um serviço fibra ou satélite.

Tem equipamentos acessórios de Wi-Fi, como repetidores de sinal, ligados para além do router NOS?

Obrigado

@João H. Tenho fibra.

Não tenho repetidores de sinal.

O router tem estado no mesmo sitio desde que foi instalado.

Já me disseram para somente utilizar a ligação 5g, o último técnico juntou a ligação 2.4 e 5g e está tudo na mesma. Ja lá vão 6 meses desde que isto acontece.

Agradecemos o seu testemunho @Randroid.

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router.

De seguida, ligado à rede Wi-Fi 5Ghz, faça um teste de velocidade junto ao router, por favor.

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado

@João H. Já foi feito tudo... Literalmente tudo o que eu posso fazer, já foi feito.

Vocês apenas dizem aos técnicos para trocar de router. Já vou com 2 routers diferentes e o mesmo problema.

Nesta imagem que vou postar é como tenho a minha Internet, não carrega logótipos nenhuns

Boa tarde @Randroid,

Agradecemos o seu testemunho. 

A qual das redes Wi-Fi está ligado neste momento? 

É conveniente que tenha as redes com SSIDs distintos, de forma a conseguir controlar a que rede se liga, dependendo da cobertura da mesma na divisão em que se encontra.

Obrigado

E por via das duvidas testaste 2 ou 3 equipamentos diferentes certo?

Sei que foi trocado o router por isso o ip é diferente mas de qualquer das formas deixa-o desligado a noite inteira da corrente e volta a ligar no dia seguinte.

Boa tarde @Randroid,

Suponho que também já alterou os DNS no telefone para os da Cloudfare.

Obrigado.

Assim à partida, parece um problema de DNS.

A rede móvel da NOS não usa IPv6, é só um palpite, mas estou a achar que tenha alguma coisa a ver com o uso do IPv6 em certas APPs.

Por curiosidade consegue verificar se tem IPv6 na ligação Wi-Fi?

Infelizmente o Android não permite desligar o IPv6 no Wi-Fi, nem permite configurar os servidores DNS para o IPv6.

@isplitter atualmente a maior parte dos UI de Android não permite a alteração dos DNS em IPv6 porque ainda está amplamente em uso o IPv4, o que não significa que existam algumas configurações personalizadas que o permitam.

Para verificar se a ligação Wi-Fi tem IPv6, podem utilizar um site como o https://ipv6-test.com/ para realizar um teste.

Obrigado

Update: Tentei confirmar do meu lado, e de facto é o uso de IPv6 que causa os problemas. Também consegui confirmar que a APP da NOS TV demora muito mais tempo a reproduzir canais em direto ligado a uma rede Wi-Fi com IPv6.

Desligando o IPv6 o problema desaparece. Não sei se é algum problema com os servidores DNS da NOS, encaminhamento de tráfego IPv6, ou se é algum problema com o Android/APP.

Desligando o IPv6 funciona tudo corretamente, mas o utilizador comum não tem a opção de desligar o IPv6, através do site nosnet, em qualquer caso não deveria ser preciso fazê-lo, é o mesmo que ter de desligar o IPv4.

Os servidores IPv4 da NOS não causam nenhum interferência com este problema.

@Randroid  como solução para o problema, após múltiplas trocas de router, tente ver se o apoio ao cliente da NOS desliga o IPv6 no seu Router.

Fiquei intrigado com este problema, e com mais tempo queria perceber o que realmente está a acontecer.

É possivel desligar ipv6 pelo apoio ao cliente. Para uma maior facilidade diga que não tem acesso a alguns sites para ser melhor identificado o problema.

@Randroid se por acaso estiver a usar IPv6 e o seu telefone não permitir a alteração dos DNS sugiro que instale o DNS Changer para eventual teste.

Obrigado.

Neste momento parece que a NOS não está a encaminhar nenhum tráfego ipv6.

$tracert -6 google.com

Tracing route to google.com o2a00:1450:4003:811::200e]
over a maximum of 30 hops:

1 2 ms 1 ms 1 ms 2a01:14:*
2 Destination host unreachable.

Trace complete.

$tracert -6 nos.pt

Tracing route to nos.pt p2606:4700::6812:81a]
over a maximum of 30 hops:

1 1 ms <1 ms <1 ms 2a01:14:*
2 Destination host unreachable.

Trace complete.

Não sei se é só da minha zona, nem sei há quanto tempo dura, há bocado nem sequer reparei, confirmei só que tinha um endereço IPv6 publico no telemóvel. Não costumo ter o IPv6 ativado na minha rede de casa. Será que o problema já dura há semanas, e levou às trocas de routers que o @Randroid relatou.

Os DNS ipv6 da NOS parecem estar a funcionar bem.

@isplitter podem ser políticas de firewall distintas, sugiro que teste o IPv6 em modo bridge.

Obrigado.

O site https://www.flashscore.com/ não está acessível através de IPv6.

Mas, as imagens que o site usa, e a APP, estão acessíveis através de IPv6, no subdomínio static.flashscore.com (exemplo: https://static.flashscore.com/res/image/data/YoEC4wWH-dCIdRhFh.png, e https://static.flashscore.com/res/image/data/nqz3kJDa-YB0DoGZt.png) - usa a CDN da cloudflare.

São precisamente as imagens que não carregam. Acho que a APP está a tentar carregar primeiro as imagens usando o IPv6, e só depois o IPv4, daí a demora . Deve estar a acontecer a mesma coisa com o NOS TV. Acredito que aconteça com mais APPs.

$ ping -6 flashcore.com
Ping request could not find host flashcore.com. Please check the name and try again.

$ ping -6 static.flashscore.com

Pinging static.flashscore.com.cdn.cloudflare.net l2606:4700:10::6816:2fda] with 32 bytes of data:
Destination host unreachable.

Cada vais me parece que a NOS já há algum tempo que não tem o IPv6 funcional, causando estes problemas ao encaminhar tráfego.

@isplitter podem ser políticas de firewall distintas, sugiro que teste o IPv6 em modo bridge.

Obrigado.

Confirmei e é igual em modo bridge.

@isplitter pode ser uma má configuração do servidor, routing, firewall ou até o dns.

Obrigado.

@isplitter atualmente a maior parte dos UI de Android não permite a alteração dos DNS em IPv6 porque ainda está amplamente em uso o IPv4, o que não significa que existam algumas configurações personalizadas que o permitam.

Para verificar se a ligação Wi-Fi tem IPv6, podem utilizar um site como o https://ipv6-test.com/ para realizar um teste.

Obrigado

A decisão da google de não permitir mudar o DNS ipv6 na UI do Android, deve ser por não quererem suportar DHCPv6, e suportarem apenas a auto configuração SLAAC para o IPv6.

Mesmo suportando só SLAAC podiam ter uma configuração para isso, mas infelizmente não têm, e no meu achismo duvido que alguma vez venha a fazer parte do Android oficialmente. Só se algum fabricante o decidir incluir para os seus telemóveis, tipo a Xiaomi ou assim.

@isplitter pode ser uma má configuração do servidor, routing, firewall ou até o dns.

Obrigado.

​Não sei se o @Jorge C consegue testar se tem conectividade IPv6? Acho que a NOS só tem isso disponível em alguns routers, mas parece que está a causar constrangimentos no Android.

Obrigado.

​Não sei se o @Jorge C consegue testar se tem conectividade IPv6? Acho que a NOS só tem isso disponível em alguns routers, mas parece que está a causar constrangimentos no Android.

@isplitter é uma má configuração do servidor.

Obrigado.

O domínio flashcore.com não tem nenhum endereço IPv6. O dono do site nunca atribuiu um endereço v6.

Mas os domínios que têm, por exemplo google.com, nos.pt, ou mesmo  static.flashcore.com, não estão acessíveis.

Eu experimentei com o flashcore, só para perceber porquê que as imagens não carregavam na APP, e o motivo é porque as imagens estão disponíveis primariamente sobre IPv6 e neste momento a NOS não encaminha tráfego IPv6, apesar de atribuir endereços públicos aos clientes.

Outro exemplo fácil de testar de como a NOS não encaminha tráfego ipv6, se eu perguntar ao servidor DNS da cloudflare qual é o endereço IPv6 do site google.com, só consigo obter resposta do servidor usando o endereço 1.1.1.1. O endereço IPv6 do mesmo servidor não está acessível.

$ nslookup -type=AAAA google.com 2606:4700:4700::1111
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
Server: UnKnown
Address: 2606:4700:4700::1111

DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
*** Request to UnKnown timed-out

$ nslookup -type=AAAA google.com 1.1.1.1
Server: one.one.one.one
Address: 1.1.1.1

Non-authoritative answer:
Name: google.com
Address: 2a00:1450:4003:811::200e

@isplitter esse último comentário parece mais no âmbito deste outro tópico.

Obrigado.

Mais ou menos. Em parte, uma vez que é sobre IPv6.

Na verdade o problema que o @Randroid reportou

Não carrega dos logótipos de clubes de futebol no flashscore, em certos jogos está tão lento que o próprio jogo pede para copiar erros para a área de transferência, a app NOS TV demora 1 minuto até conseguir abrir um canal de tv,

advém de a NOS não ter conectividade IPV6. Por isso é que os logótipos demoram a carregar (estão disponíveis em IPv6 + IPv4), e por isso é que o NOS TV demora a carregar. As duas APPs tentam IPv6 primeiro, uma vez que o telemóvel tem um ipv6 publico configurado.

Não testei o discord, e os gifs, mas assumo que vá ser o mesmo problema.

É uma questão de a moderação do forum encaminhar isto internamente.

A mim não me faz muita diferença, reparei noutras apps no meu telemóvel que funcionam pior com este problema, Mas eu tenho optado por ter o IPv6 desligado, enquanto aguardo que a NOS faço o lançamento oficial.

EDIT:

@Jorge C  vi agora no tópico que mencionou que já um user @ANDRII SOKYRKO  se queixava há 10 dias deste mesmo problema. E tinha tentado reportar ao apoio técnico, que ignorou, ou não compreendeu. Reportado aqui no fórum, parece que foi igualmente ignorado.

Acho ridículo a NOS ter trocado 2 routers, para resolver este problema a um cliente…

No mínimo podiam oferecer dados moveis ao user em questão, visto ser a única forma que tem de puder usar as APPs. Reportado há 10 dias… é negligencia da NOS.

@isplitter é uma inevitabilidade basta aguardar 😊

Obrigado.

Mais ou menos. Em parte, uma vez que é sobre IPv6.

Na verdade o problema que o @Randroid reportou

Não carrega dos logótipos de clubes de futebol no flashscore, em certos jogos está tão lento que o próprio jogo pede para copiar erros para a área de transferência, a app NOS TV demora 1 minuto até conseguir abrir um canal de tv,

advém de a NOS não ter conectividade IPV6. Por isso é que os logótipos demoram a carregar (estão disponíveis em IPv6 + IPv4), e por isso é que o NOS TV demora a carregar. As duas APPs tentam IPv6 primeiro, uma vez que o telemóvel tem um ipv6 publico configurado.

Não testei o discord, e os gifs, mas assumo que vá ser o mesmo problema.

É uma questão de a moderação do forum encaminhar isto internamente.

A mim não me faz muita diferença, reparei noutras apps no meu telemóvel que funcionam pior com este problema, Mas eu tenho optado por ter o IPv6 desligado, enquanto aguardo que a NOS faço o lançamento oficial.

EDIT:

@Jorge C  vi agora no tópico que mencionou que já um user @ANDRII SOKYRKO  se queixava há 10 dias deste mesmo problema. E tinha tentado reportar ao apoio técnico, que ignorou, ou não compreendeu. Reportado aqui no fórum, parece que foi igualmente ignorado.

Acho ridículo a NOS ter trocado 2 routers, para resolver este problema a um cliente…

No mínimo podiam oferecer dados moveis ao user em questão, visto ser a única forma que tem de puder usar as APPs. Reportado há 10 dias… é negligencia da NOS.

Obrigado pela ajuda, mais logo vou contactar para ver se desactivam o ipv6. 

Não só não deram nada, como disseram que a próxima chamada para intervenção de técnico, o deslocação do técnico seria pago por mim (no espaço de 30 dias).

Ambos os técnicos não conseguiram arranjar nada e o último disse que nunca viu nada igual e que era muito difícil conseguir provar avaria por parte da NOS(o telefone dele iPhone nunca teve problema nenhum na minha Internet.)

As chamadas por parte dos técnicos para o apoio ao cliente dão sempre no mesmo... Dizem para trocar de router.

Assim que chegar a casa vou pedir para desligarem o ipv6. Já estou conectado à dns da Google 

Obrigado pela ajuda, mais logo vou contactar para ver se desactivam o ipv6. 

Não só não deram nada, como disseram que a próxima chamada para intervenção de técnico, o deslocação do técnico seria pago por mim (no espaço de 30 dias).

Ambos os técnicos não conseguiram arranjar nada e o último disse que nunca viu nada igual e que era muito difícil conseguir provar avaria por parte da NOS(o telefone dele iPhone nunca teve problema nenhum na minha Internet.)

As chamadas por parte dos técnicos para o apoio ao cliente dão sempre no mesmo... Dizem para trocar de router.

Assim que chegar a casa vou pedir para desligarem o ipv6. Já estou conectado à dns da Google 

Eu no seu caso tentava pedir alguma compensação. Contacte a provedoria https://provedor.nos.pt/provedoria/ Até para NOS perceber que como cliente exige um bocado mais do que isto. Não só pelo transtorno no acesso à Internet, como também pelo tempo que teve de despender na resolução do problema com a NOS, chamadas, receber os técnicos em casa.. A NOS não se pode irresponsabilizar de não ter capacidade de diagnóstico. Imagine que o fórum NOS não existia...

Para dar a minha opinião sobre isto, e já que é um fórum de opinião dos clientes nos. É normal o técnico que vai a sua casa não perceber muito. Em conversa com técnicos que já vieram a minha casa, do que me contaram, a formação que recebem é quase totalmente orientada para diagnosticar o sinal de fibra ótica. A NOS, não lhes entrega nenhum manual de nenhum router ou box, ou nenhum passo a passo de diagnóstico. Têm uma formação básica e saem para a rua, vão aprendendo uns com os outros, às vezes bem, às vezes mal. Isto para dizer que a culpa não é do técnico.

Sobre a linha de apoio técnico da NOS… enfim… os técnicos da linha estão sobretudo treinados para repararem se o símbolo que aparece no ecrã deles é um certo verde. Se é um certo verde então a Internet está a funcionar. Pelo menos os da linha de apoio técnico base, certamente haverá pessoas mais criticas, e mais curiosos que façam melhores diagnósticos, mas não é exatamente para isso que são treinados os técnicos da NOS. Dá também para notar aqui alguma visão de túnel, as pessoas que trabalham para a NOS estão muito habituadas a problemas de Wi-Fi, e velocidades Wi-Fi, e a nova normal Wi-Fi, e Wi-Fi na casa toda… não é de estranhar que a primeira coisa de que lhe falam é um problema no Wi-Fi, apesar de ter relatado que a velocidade de internet está normal. Entraram num túnel em que não conseguem ver outra coisa a não ser problemas no Wi-Fi, ignorando o problema real, por muito que os sintomas reportados não façam sentido para um problema no Wi-Fi. Vai daí trocam-lhe o router, 1, 2 vezes…. Também é normal que se não têm conhecimento básico de como funciona um acesso à internet, só consigam pensar em Wi-Fi, trocas de router.

Como cliente, acho que se deve exigir mais da NOS. A NOS na qualidade de Provedor de Serviços de Internet não consegue diagnosticar um problema simples no acesso ao serviço que fornece. Tudo isto me parece um claro problema de má gestão na NOS. Certamente que haverá algures na NOS alguém que sabe que o tráfego IPv6 não funciona, mas isso nem parece que chega aos ouvidos de quem atende os clientes nas linhas de apoios. Talvez porque quem atende os clientes também não saiba o que é realmente o IPv6. Novamente digo, para um ISP, isto é muito fraquinho..

EDIT:

@Randroid  esquecendo um bocado o meu desabafo que fiz em cima.

Antes de pedir para desligar o IPv6, será que consegui fazer um teste num computador? Para confirmar o problema no IPv6 na sua ligação?

É algo rápido, basta abrir o terminal e escrever cada um destes 3 comandos:

tracert -6 static.flashscore.com
tracert -6 nos.pt
tracert -6 google.com

E depois se puder colocar aqui o resultado de cada um deles, calculo que vão dar Destination host unreachable.

E também para confirmar que tem um IPv6 publico configurado, se puder correr este comando, e partilhar:

ipconfig

Bom dia, @Randroid 

A NOS não se revê no que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente para avaliarmos o sucedido.

Obrigado

Comentário