Skip to main content
Header
Kilobyte
May 5, 2020
Respondido

Velocidade Internet fixa

Olá, tenho contratado um tarifário de Internet fixa de 200 Mbps / 20 Mbps.

Acontece que a velocidade não corresponde ao serviço contratado pois o serviço apenas consegue atingir velocidades entre 50 a 60 Mbps de transferência e  15 a 18 de carregamento, isso durante o dia pois à noite a velocidade cai. O router é POWER ROUTER 4.0. 

E sim, já reiniciei o router, desliguei o cabo de alimentação por 10 ou mais segundos, foi feito um reset ao router. O certo é que nada altera a situação da velocidade contratada. Sim, também foi medido o teste de velocidade em https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx, entre outros.

Sim, antes de vir aqui expor a situação fiz uma pesquisa no forum com tópicos relacionados ao mesmo e pelo que vi e li este é um problema recorrente a muitos utilizadores. FIBRA??? Não sei bem se tenho contratado um serviço de fibra pois se assim fosse estes problemas nao aconteciam. 

Ah, talvez seja melhor ligar ao apoio técnico para resolverem a situação. Não vale a pena porque tiveram recentemente cá e substituíram o antigo router pelo “novo” POWER ROUTER e o problema continua. 

Resumindo, será que os serviços que a NOS vende são de se confiar ou andam a vender gato por lebre!!? 

Fiquem bem, fiquem em casa.

Melhor resposta por Guimas

Então nesse caso é contactar o apoio técnico.  Do seu lado se acontece realmente em todos os equipamentos, é fazer reset de fábrica e desligar tais extensores. Caso nao resulte precisa de técnico.  Pode ser um problema de zona também ou de sinal.

75 Comentários

Megabyte
June 25, 2021

A velocidade prometida pela NOS na Internet Fixa é de 500/100 mas nunca consegui alcançar tal velocidade. Os pics anexos são da velocidade obtida direto pelo cabo. Não me venham dizer que é o WI-FI o problema. 

Guimas
Super User
Super User
June 25, 2021

Convem então ligar 16990 reportar a situação para ser verificado se o problema é do serviço de internet ou é do seu lado.

Megabyte
June 25, 2021

A velocidade prometida pela NOS na Internet Fixa é de 500/100 mas nunca consegui alcançar tal velocidade. Os pics anexos são da velocidade obtida direto pelo cabo. Não me venham dizer que é o WI-FI o problema. 

João H.
Gestor da comunidade
June 25, 2021

Boa tarde @LUIZ CEBOLA,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Ocultámos alguma informação do seu primeiro comentário para proteção dos seus dados.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
December 30, 2021

Boa tarde,

Tenho 200mbps/20mbps contratado, mas tendo um cabo ligado directamente no router e fazendo o speedtest nunca consigo obter mais do que 40/50mbps de Download. O upload é cumprido, 20mbps.

Também tenho notado reboots automáticos no Router da NOS, principalmente à noite. Perto das 23h e perto das 03h00am.

Se efectuar um upgrade do serviço de 200mbps para 500mbps, qual a velocidade mínima garantida para um contrato de 500mbps de download ? E relativamente aos reboots automáticos diários, qual o mínimo de uptime contratual para o serviço de disponibilidade de Internet ?

Guimas
Super User
Super User
December 30, 2021

Boa tarde,

Tenho 200mbps/20mbps contratado, mas tendo um cabo ligado directamente no router e fazendo o speedtest nunca consigo obter mais do que 40/50mbps de Download. O upload é cumprido, 20mbps.

Também tenho notado reboots automáticos no Router da NOS, principalmente à noite. Perto das 23h e perto das 03h00am.

Se efectuar um upgrade do serviço de 200mbps para 500mbps, qual a velocidade mínima garantida para um contrato de 500mbps de download ? E relativamente aos reboots automáticos diários, qual o mínimo de uptime contratual para o serviço de disponibilidade de Internet ?

Faça reset de fábrica ao router e teste novamente. Tem de ter minimo 80% por cabo de rede.

Inês B.
Moderador
January 2, 2022

Olá @Filipe Quintino,

O @Guimas deu uma boa sugestão. Experimente, por favor, reiniciar o router em aminhanet.nos.pt.

Diga-nos se melhorou.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
January 2, 2022

Olá,

Sempre que fico sem Internet eu faço um reiniciar do Router, quer via consola (GUI) quer fisicamente desligando a energia do router.

Como é um problema diário, chego a fazê-lo pelo menos 2 a 3 vezes ao dia.

Esse procedimento não funciona pois ao fim de umas horas volto a ficar sem Net.

Não há forma de monitorar o meu Router durante uma semana e ver se aparece algum alarme ? Um Centreon, Zabbix, Solarwinds, SCOM, sei lá, algo que verifique a interrupção de serviço de Internet que vem da Central até ao meu Router ?

Obrigado,

Filipe

Kilobyte
January 2, 2022

Vou tentar o Reset de Fábrica em alternativa aos reboots diários.

Depois faço o speedtest e darei feedback.

Obrigado,

Filipe

Inês B.
Moderador
January 3, 2022

Olá @Filipe Quintino,

Diga-nos se o reset de fábrica resolveu a situação.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.