Skip to main content
Header
Megabyte
May 14, 2023
Pergunta

Velocidade internet Fica longe da contratada

Ontem liguei para o suporte técnico reportando que a minha internet está muito longe do que foi contratado.

passado um bom bocado o técnico responde que tem de passar a situação para um departamento especial mas que me ia ligar durante o dia de ontem.

para meu grande espanto vejo que o pedido de intervenção técnica está fechado e eu continuo com o problema!

como posso resolver esta situação?!!

36 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
May 15, 2023

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Rodolfo Santos. O @Guimas partilhou uma boa ajuda sobre este tema.

Sugerimos que faça um teste de velocidade através da plataforma de teste NOS, tendo em conta as seguintes considerações:

• Está a realizar uma ligação entre o router e o computador com um cabo de rede CAT 5E ou superior;
  • O computador que está a utilizar dispões de placa de rede Gigabit;
  • Não tem aplicações a correr em segundo plano no seu computador.

Partilhe connosco o resultado ou qualquer dúvida que possa surgir.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
May 15, 2023

Assim que puder realizarei os testes que solicitam.

depreendo que a velocidade anunciada nada mais é que uma declaração de intenções visto estar dependente de uma série de variáveis, técnicas para se atingir a velocidade contratada!

no entanto informo que quando a velocidade era de 500Mbps não necessitava de nenhum dos requisitos que mencionam para atingir a velocidade máxima. Vejam que até no telemóvel a conseguia obter…..

caso se comprove garanto que terei esta informação em consideração aquando da renovação de contrato.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
May 15, 2023

Assim que puder realizarei os testes que solicitam.

depreendo que a velocidade anunciada nada mais é que uma declaração de intenções visto estar dependente de uma série de variáveis, técnicas para se atingir a velocidade contratada!

no entanto informo que quando a velocidade era de 500Mbps não necessitava de nenhum dos requisitos que mencionam para atingir a velocidade máxima. Vejam que até no telemóvel a conseguia obter…..

caso se comprove garanto que terei esta informação em consideração aquando da renovação de contrato.

A maior parte dos telemóveis têm placas de rede que só permitem 200 ou 500 mbps em ligação wi-fi, por isso é normal que seja preciso fazer mais testes. 

Imagine isto como um carro amigo, podem vende-lo e dizer-lhe que ele atinge 300 km/h, mas na realidade pra ele atingir essa velocidade é preciso que um conjunto de fatores se verifiquem, como uma boa estrada, bom clima, não haver transito, e nao haverem limites de velocidade. x) 

partilhe qual o modelo e ano do telemóvel que está a utilizar para ver se esse permite 1Gbps de velocidade.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
May 15, 2023

Boa tarde,

Ficamos a aguardar o seu testemunho sobre este tema @Rodolfo Santos.

O @Bruno Aleixo partilhou também informação relevante sobre este tema. 🙂

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
May 15, 2023

Boa noite,

neste caso específico estamos a falar de um iPhone 13 Pro

Jorge C
Super User
Super User
May 15, 2023

Boa noite,

neste caso específico estamos a falar de um iPhone 13 Pro

Boa noite @Rodolfo Santos,

As condições para realizar o teste são bastante claras, requerem que ligue o computador, através de porta de rede gigabit, ao router com um cabo de rede CAT5E ou superior.

Obrigado

May 15, 2023

@Rodolfo Santos

Há vários aspetos que podem interferir com a velocidade do Wifi.

Também importava saber qual o router que a NOS lhe instalou? O Giga Router V3 ( Sagemcom F@st 5657 ), ou o Giga Router Wifi 6 ( Sagemcom F@st 5760 )? Atenção porque os routers são muito parecidos fisicamente. Também é possível que tenha um router mais antigo, mas também Wifi 5. A NOS lançou 3 giga routers (acho), mais o Giga Router Wifi 6.

No iPhone, ligado ao GigaRouter V3, 500 Mbps já é muito perto do máximo do que o telemóvel atinge, e é uma boa velocidade.

No caso do iPhone 13, penso que o telemóvel só suporta 2x2 Mimo, embora o router da NOS suporte 4x4 Mimo nos 5Ghz, o telemóvel não o suporta. Para Wifi 5 (802.11ac), acho que não há muito como melhorar a velocidade.

De qualquer forma a velocidade por Wifi não está garantida, em nenhum operador, e é difícil de garantir. Depende de muitas variáveis, o chipset no telemóvel, e no router,  a compatibilidade entre eles, a distância entre eles, os dispositivos que se encontram na vizinhança, as barreiras físicas. Por isso é que os procedimentos para testar a velocidade são sempre feitos por cabo.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
May 16, 2023

@Rodolfo Santos,

https://support.apple.com/pt-pt/guide/deployment/dep268652e6c/web

para além do que a @Ana Lopes disse, pelo que vi, para chegares a essa velocidade tinhas que ter uma ligação AX em 5Ghx, o que não existe nos routers da nos, aposto que nem deve estar a fazer uma ligação com norma AC também, mas, como já foi dito, pra confirmar a velocidade real, é usar um pc windows com cabo de rede ligado ao router.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
May 16, 2023

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho @Rodolfo Santos.

A @Ana Lopes e o @Bruno Aleixo prestaram uma boa ajuda sobre este tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Megabyte
May 16, 2023

Boa noite,

Segue o printcreen tal como solicitado pelo meu pc.

Trata-se de um macbookpro M1 max, de forma a avaliarem se a máquina tem ou não capacidade suficiente na placa de rede!