Header
Pergunta

Velocidade internet Fica longe da contratada


Ontem liguei para o suporte técnico reportando que a minha internet está muito longe do que foi contratado.

passado um bom bocado o técnico responde que tem de passar a situação para um departamento especial mas que me ia ligar durante o dia de ontem.

 

para meu grande espanto vejo que o pedido de intervenção técnica está fechado e eu continuo com o problema!

 

como posso resolver esta situação?!!


36 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Consegue testar e postar aqui o resultado?

Tem de ser num computador por cabo de rede.

link: speedtest.nos.pt

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Rodolfo Santos

O @Guimas deu uma boa ajuda. 
Por favor, execute um teste de velocidades conforme sugerido e, de seguida, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado

Agradeço o input, mas foi graças a estes testes que consegui verificar que a velocidade é metade do contratado.

Acabo de realizar novamente outro teste e a velocidade continua a ser metade do contratado.

Não me parece que tenham feito grande coisa...

Reputação 7
Crachá +2

Agradeço o input, mas foi graças a estes testes que consegui verificar que a velocidade é metade do contratado.

Acabo de realizar novamente outro teste e a velocidade continua a ser metade do contratado.

Não me parece que tenham feito grande coisa...

O apoio não pode fazer nada para resolver remotamente.

Fez da maneira que lhe disse? Pode postar o resultado?

 

A velocidade deveria de ser 1Gps.

e se remotamente não podem fazer nada terão de deslocar um técnico, algo que me deveria ter sido dito.

Reputação 7
Crachá +2

 

Isto é um print de um telemovel. Tem de ser computador por cabo de rede, tal como referido em cima.

Reputação 7
Crachá +2

A velocidade deveria de ser 1Gps.

e se remotamente não podem fazer nada terão de deslocar um técnico, algo que me deveria ter sido dito.

Não, o problema até pode ser causado por si, não significa que seja do serviço.

Então deverão indicar o que estou a fazer para causar o problema.

 

mais uma vez a presença de um técnico torna-se necessária para avaliar a situação.

 

o que é facto é que a velocidade está a metade do valor contratado coisa que antes não se verificava!

Reputação 7
Crachá +2

Leia em cima o que deve fazer e depois indique aqui o resultado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Rodolfo Santos. O @Guimas partilhou uma boa ajuda sobre este tema.

Sugerimos que faça um teste de velocidade através da plataforma de teste NOS, tendo em conta as seguintes considerações:

  • Está a realizar uma ligação entre o router e o computador com um cabo de rede CAT 5E ou superior;
  • O computador que está a utilizar dispões de placa de rede Gigabit;
  • Não tem aplicações a correr em segundo plano no seu computador.

Partilhe connosco o resultado ou qualquer dúvida que possa surgir.

Obrigado 

Assim que puder realizarei os testes que solicitam.

depreendo que a velocidade anunciada nada mais é que uma declaração de intenções visto estar dependente de uma série de variáveis, técnicas para se atingir a velocidade contratada!


no entanto informo que quando a velocidade era de 500Mbps não necessitava de nenhum dos requisitos que mencionam para atingir a velocidade máxima. Vejam que até no telemóvel a conseguia obter…..

 

caso se comprove garanto que terei esta informação em consideração aquando da renovação de contrato.

Reputação 7
Crachá +1

Assim que puder realizarei os testes que solicitam.

depreendo que a velocidade anunciada nada mais é que uma declaração de intenções visto estar dependente de uma série de variáveis, técnicas para se atingir a velocidade contratada!


no entanto informo que quando a velocidade era de 500Mbps não necessitava de nenhum dos requisitos que mencionam para atingir a velocidade máxima. Vejam que até no telemóvel a conseguia obter…..

 

caso se comprove garanto que terei esta informação em consideração aquando da renovação de contrato.

A maior parte dos telemóveis têm placas de rede que só permitem 200 ou 500 mbps em ligação wi-fi, por isso é normal que seja preciso fazer mais testes. 

Imagine isto como um carro amigo, podem vende-lo e dizer-lhe que ele atinge 300 km/h, mas na realidade pra ele atingir essa velocidade é preciso que um conjunto de fatores se verifiquem, como uma boa estrada, bom clima, não haver transito, e nao haverem limites de velocidade. x) 

partilhe qual o modelo e ano do telemóvel que está a utilizar para ver se esse permite 1Gbps de velocidade.

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Ficamos a aguardar o seu testemunho sobre este tema @Rodolfo Santos.

O @Bruno Aleixo partilhou também informação relevante sobre este tema. 🙂

Obrigado

Boa noite,

 

neste caso específico estamos a falar de um iPhone 13 Pro

Reputação 7

Boa noite,

 

neste caso específico estamos a falar de um iPhone 13 Pro

 

Boa noite @Rodolfo Santos,

As condições para realizar o teste são bastante claras, requerem que ligue o computador, através de porta de rede gigabit, ao router com um cabo de rede CAT5E ou superior.

Obrigado

 

 

@Rodolfo Santos

Há vários aspetos que podem interferir com a velocidade do Wifi.

Também importava saber qual o router que a NOS lhe instalou? O Giga Router V3 ( Sagemcom F@st 5657 ), ou o Giga Router Wifi 6 ( Sagemcom F@st 5760 )? Atenção porque os routers são muito parecidos fisicamente. Também é possível que tenha um router mais antigo, mas também Wifi 5. A NOS lançou 3 giga routers (acho), mais o Giga Router Wifi 6.

 

No iPhone, ligado ao GigaRouter V3, 500 Mbps já é muito perto do máximo do que o telemóvel atinge, e é uma boa velocidade.

No caso do iPhone 13, penso que o telemóvel só suporta 2x2 Mimo, embora o router da NOS suporte 4x4 Mimo nos 5Ghz, o telemóvel não o suporta. Para Wifi 5 (802.11ac), acho que não há muito como melhorar a velocidade.

 

De qualquer forma a velocidade por Wifi não está garantida, em nenhum operador, e é difícil de garantir. Depende de muitas variáveis, o chipset no telemóvel, e no router,  a compatibilidade entre eles, a distância entre eles, os dispositivos que se encontram na vizinhança, as barreiras físicas. Por isso é que os procedimentos para testar a velocidade são sempre feitos por cabo.

Reputação 7
Crachá +1

@Rodolfo Santos,

https://support.apple.com/pt-pt/guide/deployment/dep268652e6c/web

para além do que a @Ana Lopes disse, pelo que vi, para chegares a essa velocidade tinhas que ter uma ligação AX em 5Ghx, o que não existe nos routers da nos, aposto que nem deve estar a fazer uma ligação com norma AC também, mas, como já foi dito, pra confirmar a velocidade real, é usar um pc windows com cabo de rede ligado ao router.

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho @Rodolfo Santos.

A @Ana Lopes e o @Bruno Aleixo prestaram uma boa ajuda sobre este tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Boa noite,

 

Segue o printcreen tal como solicitado pelo meu pc.

Trata-se de um macbookpro M1 max, de forma a avaliarem se a máquina tem ou não capacidade suficiente na placa de rede!

 

Reputação 7
Crachá +1

Tenta fazer o teste no https://speedtest.nos.pt/

assim ficas com o id do teste para reportar ao apoio técnico, eles devem pedir-te isso

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Rodolfo Santos

A comunidade deu uma óptima ajuda. 

Ligações feitas através do wireless, as velocidades dependem maioritariamente dos equipamentos terminais, nomeadamente, e por exemplo, normas suportadas como, também, os vários fatores que, pela natureza do serviço, podem influenciar. 
As características de hardware são importantes, como a RAM, CPUs, Velocidade de memória RAM e a placa de rede. Aplicações em background em simultâneo, configurações ao software e o sistema operativo também vão influenciar as velocidades, pelo sugerimos que faça um teste de velocidades no site NOS em nos.pt

Obrigado

 

Segue o teste no site indicado

 

 

Reputação 3
Crachá

Boa noite,

 

Segue o printcreen tal como solicitado pelo meu pc.

Trata-se de um macbookpro M1 max, de forma a avaliarem se a máquina tem ou não capacidade suficiente na placa de rede!

 

 

 

Esse teste foi também realizado por Wifi, o MacBook Pro não dispõe de placa de rede ethernet. Estava a realizar o teste por cabo?

Como outros utilizadores referiram, pode consultar aqui a tecnologia Wifi disponível no MacBook Pro M1 https://support.apple.com/pt-pt/guide/deployment/dep2ac3e3b51/web é igualmente 2x2 Mimo.

 

Ajudava saber qual o router que a NOS lhe disponibilizou, e a que distância está do mesmo. Acredito que em Wifi 6 o seu portátil se possa aproximar mais de 1Gbps. Em condições ótimos, o que grande parte das vezes pode não acontecer.

Reputação 7
Crachá +2

E tem mais velocidade por wifi do que por cabo, sem sentido. Não está a fazer os testes bem. Não tem pc com windows?

Comentário