Skip to main content
Header
Kilobyte
October 5, 2026
Pergunta

Velocidade de upload baixa

Boa tarde,

A minha velocidade de upload é baixa, entre 24 e 25 Mbps embora no passado já tenha sido bastante superior. Liguei ontem para a linha de apoio ao cliente, após utilizar o despiste técnico online, e não se conseguiu resolver o problema após diversos testes de velocidade e um reset ao Router (GiGA Router Wi-Fi 6). A velocidade de download melhorou, tem estado muito próxima ou um pouco acima dos 900 Mbps quando antes se ficava entre 600 e 800 Mbps em horas de ponta. Tenho rede HFC coaxial.

O operador da linha de apoio ao cliente foi prestável mas segue um guião e quando chegámos ao ponto de eu não ter um outro portátil para fazer mais um teste, o caminho era contactar um serviço externo à NOS, pago ao minuto, cujo custo seria posteriormente creditado caso o problema não fosse do meu equipamento.

Totalmente inaceitável e é por isso que estou a contactar o Forum. O problema não é certamente do meu portátil e também não deverá ser do Router que sempre funcionou perfeitamente. Uma pessoa amiga que sabe destas coisas diz-me que provavelmente o meu serviço está ligado a uma plataforma antiga que não migrou para o standard EuroDOCSIS 3.1.

Agradeço ajuda para resolver a situação o que desde já agradeço.

2 Comentários

Guimas
Super User
Super User
October 5, 2026

Arranja outro pc para testar.

Curioso como o download está docsis 3.1 mas o upload não …. 

JFReisAutor
Kilobyte
October 11, 2026

Pois, arranjei então um outro equipamento e segui com o calvário da linha de apoio da NOS, entre gravações com “primas” e mais alguns despistes técnicos automáticos, até que veio um operador. Após reinícios do router e novo reset, chegámos de novo ao ponto de ter que ligar para a linha da PC Medic, externa á NOS. Não quis saber do equipamento alternativo!

Liguei, fui bem atendido e com simpatia, e depois de mais reinícios do router e algumas verificações ao meu PC em modo normal e safe mode, chegou-se então à conclusão que o problema tinha que ser resolvido pelos serviços técnicos da NOS. Enviou um relatório por via interna e disse-me para entrar mais uma vez em contacto com a linha de apoio, referindo o dito relatório, pedindo o crédito da serviço debitado pela PC Medic, e solicitando a resolução da anomlia.

Mais um encontro com as “primas” e mais um despiste automático e finalmente o contacto com novo operador. Descrita a situação, verificou o relatório da PC Medic e agendou sem mais demora uma visita de um técnico para o dia seguinte.

Este veio, simpático, prestável e eficiente, e em menos de meia hora resolveu o problema - substituição de um repartidor dentro de casa e de outro no quadro de comunicações no andar do prédio mais uma ligação direta, sem tomada, do cabo do router ate ao repartidor.

E assim tenho agora consistentemente velocidades de download e de upload de cerca de 950 e 105 Mbps respetivamente.

E para já, adiei a decisão de mudar a minha rede de HFC para FTTH - até à próxima renovação contratual.

Não recebi qualquer apoio dos moderadores do Forum, contrariamente ao que esperava, mas deixo o meu testemunho que poderá servir de ajuda a outros a resolver um problema igual ou semelhante ao que tinha.