Skip to main content
Header
Resposta

Velocidade de Internet Fraca

• October 13, 2025
  • 8 comentários
  • 43 visualizações

Bom dia,

Fui contactada pela NOS porque detectaram problemas de Internet e ofereceram a visita de um técnico, no mesmo momento fiz upgrade de 500mb para 1gb de internet fixa. Desde essa visita com o técnico o serviço piorou.

A internet nunca foi perfeita, especialmente para 2 pessoas que trabalham remotamente de casa com reuniões frequentes, razão pela qual já tinha aderido ao serviço do wifi total, onde me instalaram 4 plumes para garantir que a internet no escritório/quarto era de melhor qualidade. Ainda assim, antes desta visita e do upgrade para 1gb, as coisas “funcionavam”. Mais nuns dias que noutros, mas sem grandes ondas. De momento a internet piorou, tenho quebras constantes de rede e ao fazer testes de velocidade de internet tenho resultados miseráveis, em comparação com o esperado com 1gb contratualizado. Sei bem que por wifi a ligação nunca será tão forte como por cabo de rede, ainda assim tenho valores que rondam os 93.98 Mbps em Download e 70.76Mbps para Upload quando deveria bater pelo menos nos 400/500, por experiência anterior noutra operadora. 

Tentei fazer o despiste técnico remoto que a NOS oferece via app, onde me confirmaram que detectaram erros no serviço, mas está há quase 1h nisto e nunca mais termina o despiste… (“não interrompa este despiste nem desligue o equipamento. Isto pode demorar alguns minutos”). 

Ligar para a NOS e falar com assistentes é o fim do mundo. Neste momento não sei o que fazer mas estamos em 2025, não me parece assim tão difícil pedir para ter uma internet decente, que funcione sem falhas, dado o valor que pago por este serviço. 

Melhor resposta por Mário P.

@Margarida Gato, tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet fixa (secção1). Ainda assim, alertamos que ligações feitas através do wireless, as velocidades dependem maioritariamente dos equipamentos terminais, nomeadamente, e por exemplo, normas suportadas como, também, os vários fatores que, pela natureza do serviço, podem influenciar. 
As características de hardware são importantes, como a RAM, CPUs, Velocidade de memória RAM e a placa de rede. Aplicações em background em simultâneo, configurações ao software e o sistema operativo também vão influenciar as velocidades.
Obrigado, 

8 Comentários

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • October 13, 2025

Bom dia, tem razão, não só em 2025, pedir não custa nada. Vamos lá, plumes são repetidores, acha que consegue posicioná-los um pouco melhor? Garantir que estão todos visíveis, sem obstáculos entre eles? Não tem forma de ligar via cabos onde precisa do sinal? Tomadas de internet em todas as divisões?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 13, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Margarida Gato e lamentamos a situação que descreve. 

O ​@atcrs partilhou boas recomendações sobre este tema. 

Confirme-nos também, por favor, se o router foi substituído recentemente. A dificuldade que refere apenas ocorre em equipamentos mais distantes do router?

Obrigado

Boa tarde,

Não tenho tomadas de internet em todas as divisões e os plumes foram colocados pelo técnico da NOS onde o mesmo considerou que faria mais sentido. A dificuldade na internet piora com a distância para o router, mesmo tendo os plumes colocados e um deles na divisão onde preciso de aceder à internet com melhor qualidade.

O router não foi substído recentemente, deverá ter uns 3 a 4 anos. 

Qual foi na verdade o update que tive ao aumentar de 500mb para 1gb de internet fixa se os testes de velocidade de internet pioraram? Porque pago mais 10€/mês por wifi total e 4 plumes se o sinal da internet não melhora nas divisões onde preciso que melhore?

Compreendo que tudo se podia resolver com um cabo de rede, mas parece-me uma solução arcaica tendo em conta que o objetivo é uma realidade “wire-free”...

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 13, 2025

Boa tarde ​@Margarida Gato,

Agradecemos o seu testemunho.

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router e teste novamente a ligação, com os plumes desligados e de seguida com estes ligados.

Por favor, partilhe connosco o resultado destes testes.

Obrigado

@João H. pode dizer-me que valores de referência devo apontar nos testes de velocidade à internet, após reset?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 13, 2025

Agradecemos a sua mensagem ​@Margarida Gato,

Os valores de download e upload, por favor.

Obrigado

​@João H. eu sei que sãos valores de download e upload, o que lhe pedi foi uma referência de quantos Mbps devo esperar, depois do reset. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • October 13, 2025

@Margarida Gato, tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet fixa (secção1). Ainda assim, alertamos que ligações feitas através do wireless, as velocidades dependem maioritariamente dos equipamentos terminais, nomeadamente, e por exemplo, normas suportadas como, também, os vários fatores que, pela natureza do serviço, podem influenciar. 
As características de hardware são importantes, como a RAM, CPUs, Velocidade de memória RAM e a placa de rede. Aplicações em background em simultâneo, configurações ao software e o sistema operativo também vão influenciar as velocidades.
Obrigado,