Skip to main content
Header
Kilobyte
February 7, 2025
Respondido

Utilização de Router Próprio (UniFi UDM SE) com Fibra NOS

Olá a todos,

Sou cliente NOS e gostaria de saber se é possível utilizar o meu próprio router em vez do equipamento fornecido pela operadora. Tenho um UniFi UDM SE, que suporta módulos GBIC SFP para ligações de fibra ótica. No entanto, entendo que para isto funcionar, é necessário que a NOS permita esse tipo de configuração.

Alguém sabe se a NOS suporta a utilização de módulos GBIC SFP com routers de terceiros? Caso sim, quais seriam os requisitos técnicos ou configurações necessárias para que funcione corretamente?

Agradeço desde já a ajuda!

Melhor resposta por Mário P.

@CP001, boa noite. 
A informação que nos pede não nos é possível partilhar. 
Obrigado, 

32 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Super User
February 7, 2025

Pode usar sim, mas não individualmente. 

Tem que ter o router nos para entrada de sinal. ativa o bridge na lan 4 do router nos e liga o seu nesse router. unica maneira. 

um bem haja

O amigo Bruno ajuda
Mário P.
Gestor da comunidade
February 8, 2025

Boa tarde, ​@Peter Teichner 

O ​@Bruno Aleixo deu uma boa ajuda. 

No entanto, advertimos que não garantimos a ligação que pretende realizar. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
February 8, 2025

Sim, obrigado ​@Bruno Aleixo, já fiz isso e coloquei a porta do router em modo de passagem. Não sou grande fã de usar 2 dispositivos quando podia usar apenas um. Mais eletricidade. Por isso estava à espera que a NOS desse apoio fornecendo ou ajudando a configurar um módulo sfp gpon para usar com o meu equipamento. Alguns fornecedores ajudam-no.

CP001
February 9, 2025

Boa tarde, ​@Peter Teichner 

O ​@Bruno Aleixo deu uma boa ajuda. 

No entanto, advertimos que não garantimos a ligação que pretende realizar. 
Obrigado, 

Boa noite, ​@Mário P.

A NOS não garante.

Mas autoriza? 

Como sabe, houve um cliente que o conseguiu fazer:

Retirou o router fornecido pela NOS e colocou um router e ONT próprio.

A NOS autoriza? Seria muito bom para os clientes.

Mário P.
Gestor da comunidade
February 9, 2025

Bom dia. 

Apenas aconselhamos a utilização do Router disponibilizado pela NOS, uma vez que apenas com esse conseguimos garantir a prestação do serviço, pelo que não, ​@CP001.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
February 10, 2025

Bom dia. 

Apenas aconselhamos a utilização do Router disponibilizado pela NOS, uma vez que apenas com esse conseguimos garantir a prestação do serviço, pelo que não, ​@CP001.

Obrigado, 

Bom dia, ​@Mário P.,

Uma coisa é um conselho, outra é uma obrigação.

Queria saber se a NOS aconselha apenas ou se a NOS obriga a fazê-lo, proibindo o uso fora do seu router (retirando o router NOS).

Que é tecnicamente possível, sabemo-lo, mas gostaria de saber qual a posição oficial da NOS sobre o assunto. Eu acho que faria todo o sentido que a NOS dissesse pelo menos que não o proíbe.

João H.
Gestor da comunidade
February 10, 2025

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

De forma a garantir os serviços prestados é necessária a utilização do router fornecido pela NOS, para distribuição do serviço de televisão e telefone fixo. 

Ao descartar este equipamento e utilizar um proprio, não é possível à NOS garantir a entrega dos serviços conforme descrito nas condições contratualizadas, nem prestar apoio sobre situações derivadas da instalação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
CP001
February 10, 2025

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

De forma a garantir os serviços prestados é necessária a utilização do router fornecido pela NOS, para distribuição do serviço de televisão e telefone fixo. 

Ao descartar este equipamento e utilizar um proprio, não é possível à NOS garantir a entrega dos serviços conforme descrito nas condições contratualizadas, nem prestar apoio sobre situações derivadas da instalação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde, ​@João H. 

Eu entendo o que está a dizer, mas a minha pergunta vai noutro sentido, vai no sentido de saber se a NOS tem alguma coisa a objetar a que o cliente retire o router e ONT da NOS e o substitua por um equipamento próprio. A minha pergunta é:

A NOS considera isso uma violação do contrato que fez com o cliente?

Ou, pelo contrário, nada tem a objetar para além do mencionado pelo ​@João H.?

Que a NOS não garante, nem dá suporte, eu entendo isso, mas a minha questão é outra.

Mário P.
Gestor da comunidade
February 10, 2025

@CP001, boa noite. 

O que podemos indicar é que a NOS desaconselha o género de alteração aqui indicada. No entanto, as Condições Gerais Contratuais no seu ponto 9.6 refere o seguinte:

“O Cliente poderá optar livremente pelos equipamentos terminais necessários para utilizar o Serviço, correndo por sua conta os respetivos custos de aquisição ou de aluguer, instalação e manutenção, obrigando-se, porém, a utilizar apenas os que obedeçam às exigências legais em cada momento vigentes e ainda às características e requisitos técnicos necessários à boa e eficaz utilização do Serviço, nomeadamente, as que constituam Condições de Acesso ao Serviço previstas nas Condições Específicas e/ou Formulário, cabendo-lhe assegurar que os mesmos não interferem com a rede ou serviços da NOS.”

Obrigado, 

CP001
February 10, 2025

Muito muito obrigado, como sempre.

Estou esclarecido ​@Mário P.