Skip to main content
Header
Kilobyte
February 7, 2025
Respondido

Utilização de Router Próprio (UniFi UDM SE) com Fibra NOS

Olá a todos,

Sou cliente NOS e gostaria de saber se é possível utilizar o meu próprio router em vez do equipamento fornecido pela operadora. Tenho um UniFi UDM SE, que suporta módulos GBIC SFP para ligações de fibra ótica. No entanto, entendo que para isto funcionar, é necessário que a NOS permita esse tipo de configuração.

Alguém sabe se a NOS suporta a utilização de módulos GBIC SFP com routers de terceiros? Caso sim, quais seriam os requisitos técnicos ou configurações necessárias para que funcione corretamente?

Agradeço desde já a ajuda!

Melhor resposta por Mário P.

@CP001, boa noite. 
A informação que nos pede não nos é possível partilhar. 
Obrigado, 

32 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
February 10, 2025

@CP001, boa noite. 

Ficamos contentes em conseguir esclarecer. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
February 11, 2025

@Mário P. É possível pedir a password do PLOAM à NOS? Penso que é a única coisa que é necessária para usar um https://uk.store.ui.com/uk/en/products/uf-instant.

CP001
February 11, 2025

@Mário P. É possível pedir a password do PLOAM à NOS? Penso que é a única coisa que é necessária para usar um https://uk.store.ui.com/uk/en/products/uf-instant.

Bom dia,

Os técnicos à cautela costumam na instalação fornecer a PLOAM Password para quando o router e ONT da NOS perdem sincronismo e assim o cliente conseguir resolver essas situações por si.

@Mário P. ​@João H. creio que se possa pedir essa informação diretamente aos técnicos? É assim?

Jorge C
Super User
Super User
February 11, 2025

Boa tarde ​@CP001

Habitualmente essa informação não é fornecida.

A senha PLOAM é usada para gerir a infraestrutura física da rede GPON, e é mantida segura pelo ISP para garantir a integridade e segurança do serviço.

Obrigado.

CP001
February 11, 2025

Boa tarde, ​@Jorge C,

Eu tenho a minha PLOAM password, como expliquei, dadas as questões de sincronismo do router. A nível internacional há essa prática de fornecer, nos países em que os operadores autorizam (ou pelo menos não proíbem) o cliente a substituir o seu router, como é o caso da NOS.

E por isso estou a questionar a NOS sobre esse assunto. Visto que os técnicos já a fornecem, pode ser que o apoio também o faça, e já agora queria que a NOS dissesse qual é a sua posição sobre este assunto.

Guimas
Super User
Super User
February 11, 2025

Não é possivel fornecer tal informação

Mário P.
Mário P.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
February 11, 2025

@CP001, boa noite. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
February 12, 2025

@CP001, boa noite. 
Obrigado, 

Boa noite, ​@Mário P.,

E os técnicos podem partilhar essa informação ou não? É que já houve aqui várias situações relatadas de técnicos que partilham essa informação (o meu caso inclusive), nomeadamente para precaver situações futuras quando o router FTTH perde a sincronia e pede essa PLOAM password. 

Nesse caso essa mesma PLOAM Password permite facilitar a substituição do router e ONT.

Por último quero deixar a sugestão de que a NOS passe a ser um operador mais aberto e passe a fornecer essa informação aos clientes pelo apoio. Há operadores por todo o mundo que o fazem.

CP001
February 14, 2025

Bom dia, 

Estou a aguardar uma resposta da parte da NOS à minha mensagem anterior neste tópico.

Venho só protestar também porque neste tópico importante a resposta marcada como certa não corresponde ao que o utilizador perguntou na sua mensagem inicial. A resposta que deveria ser marcada como certa, a  meu ver, deveria ser esta do ​@Mário P. que encaminha as pessoas para o contrato

Kilobyte
February 14, 2025

Encomendei este https://uk.store.ui.com/uk/en/category/fiber-gpon/products/uf-instant - vou ver se o consigo pôr a funcionar. Já consegui extrair a palavra-passe PLOAM e outras informações do router Sagemcom utilizando a técnica de cópia de segurança/desencriptação. Embora a maior parte da informação também esteja disponível utilizando os scripts XMO...