Upload muito abaixo do normal e perda de frames na Twitch/Youtube – NOS Madeira
Boas,
Tenho uma ligação NOS na Madeira e estou com um problema estranho no upload.
Normalmente tenho cerca de 100 Mbps de upload, mas nos últimos testes os resultados estão muito inconsistentes, dependendo do servidor:
- Google Speed Test: 430 Mbps download / 18,2 Mbps upload
- NOS Speed Test: 512,8 Mbps download / 53,9 Mbps upload
- Speedtest (servidor NOS Madeira/Funchal): 480,2 Mbps download / 69,0 Mbps upload
- Cloudflare: 464 Mbps download / 13,1 Mbps upload
- Cloudflare indicou 0% packet loss
Estou ligado diretamente por Ethernet.
O problema torna-se ainda mais evidente quando faço streaming para a Twitch out tento fazer upload para o Youtube.
No OBS, com um bitrate de aproximadamente 6.000–6.500 kbps, estou a ter valores enormes de Dropped Frames (Network).
Por exemplo, num dos testes:
- Bitrate de saída: 6455 kbps
- Dropped Frames (Network): 31.338 / 43.551 — 72%
- Encoding lag: 0%
- Rendering lag: 0,09%
Ou seja, o PC está a conseguir codificar e renderizar normalmente, mas estou a perder uma quantidade enorme de dados na rede.
O mais estranho é que consigo atingir cerca de 69 Mbps de upload para um servidor NOS no Funchal, portanto não parece ser simplesmente falta de capacidade de upload da minha ligação.
Também testei a Twitch através do Twitch Inspector e tive períodos de estabilidade e instabilidade.
Alguém na Madeira/NOS está a ter problemas semelhantes com upload, Twitch ou outras ligações para servidores externos?
Gostava principalmente de saber se isto pode estar relacionado com routing/peering da NOS ou problemas no upstream, porque os resultados parecem depender bastante do destino.
Tenho screenshots dos testes de velocidade, OBS e Twitch Inspector caso sejam necessários.
Obrigado!