Skip to main content
Header
Respondido

Trocar Router 5 para o Router 6


Boa noite,

Venho por este meio saber como processo para trocar o meu router Wi-Fi 5 por o router Wi-Fi 6, visto ter net contratada de 1Giga e o router Wi-Fi 5 apresentar-se por períodos de lentidão no Wi-Fi, como por exemplo carregar um vídeo no YouTube, ou até mesmo abrir em sites. 
 

Agradeço a atenção prestada. 
Melhores cumprimentos 

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde, ​@Lontra 

A troca de um equipamento por modelo diferente é possível desde que: 

  1. renegocie as condições contratuais e as mesmas prevejam a alteração; ou
  2. o aluguer do equipamento, quando previsto ( neste caso sendo o router, aplicar-se-á)

Obrigado, 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

6 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12301 comentários
  • 11 de julho de 2022

1º O router 6.0 só existe para FTTH. É esse o seu serviço ou é HFC?

2º Qualquer problema técnico falar com o apoio técnico. A solução não passa pela troca do router.


Segundo a NOS eu tenho fibra. 
Achei duvidoso quando aumentei a velocidade da NET de 500megabits para 1 Giga, e me disseram que o router se mantinha o mesmo. Na altura até questionei se não era necessário mudar de router visto ter aumentado a net para ter o melhor desempenho possível. Porque pago todos os meses o serviço e como direito tenho de ter o serviço na íntegra tal como está a ser pago. 
O problema é a lentidão do wirless estando 2 telemóveis a carregar videos com distância de 1metro-2metros do router. 
E solicito a melhor via para tratar desta situação. 
agradeco. 
 

Obrigado. 


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12301 comentários
  • 11 de julho de 2022

Mas fibra pode ser HFC ou FTTH.

Qual o seu router? Consegue colocar aqui uma imagem?

De resto para a situação de lentidão o melhor é ligar ao apoio técnico e serem feitos os devidos despistes.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30160 comentários
  • 11 de julho de 2022

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @DANIEL DA COSTA PIRES. Vamos ajudar.

O @Guimas prestou uma boa ajuda.  Detalhe-nos, por favor, se as quebras ocorrem na rede 2.4 ou 5 GHz.

Obrigado 


  • Byte
  • 1 comentário
  • 19 de abril de 2025

Boa tarde,

Na passada 5ªfeira telefonei para o apoio ao cliente a perguntar se seria possivel trocar o router 5 pelo 6 visto ter feito um novo contrato e ter passado a internet de 500 para 1 Gb pois os valores do teste variam muito do contratado. Depois de algum tempo de espera ,( devem ter efectuado os  textes) disseram que tinha direito por tinha efectuado um apegrade de um valor mais baixo para um superior e que podia ir a uma loja qualquer para efectuar a troca sem custos.

Ontem fui a uma loja com o router e qual o meu espanto quando me dizem que não podem efectuar a troca.

Hoje voltei a telefonar para o apoio ao cliente e voltaram a dizer que posso trocar, mas tenho de pagar  + 4,… euros por mês.

Afinal tenho ou não direito a ter um router compativel com o que está contratado ?

Afinal quem é que tem razão, a loja ou o apoio ao cliente ?

Porque que é que existem informações diferente no mesmo organismo (apoio ao cliente) ?

Finalmente quem è o responsavel pelo tempo que perdi e o tempo que estive sem internet, devido a ter de apanhar transporte  e o tempo de espera na loja pra ser atendido ?

Agradecia resposta a quem de direito.

 

 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30161 comentários
  • Resposta
  • 19 de abril de 2025

Boa tarde, ​@Lontra 

A troca de um equipamento por modelo diferente é possível desde que: 

  1. renegocie as condições contratuais e as mesmas prevejam a alteração; ou
  2. o aluguer do equipamento, quando previsto ( neste caso sendo o router, aplicar-se-á)

Obrigado,