Skip to main content
Header
Gigabyte
December 11, 2020
Respondido

traffic shaping nos (aqui estamos nos novamente)

• December 11, 2020
  • 53 comentários
  • 2503 visualizações
teste na ps4 com a net de casa

Tempo de descarregamento na ps4 com a net de casa

teste na ps4 com os dados moveis 4G
Tempo de descarregamento na ps4 com dados moveis 4G

É normal numa velocidade de 200mbts(up) e 20mbps(down) contratada, o teste da própria ANACOM dar apenas metade do valor contratado?

É normal que os meus DADOS MOVEIS descarreguem mais rapidamente o jogo na consola que a minha própria NET de casa? 

È normal isto ser recorrente? eu nem sei se durante alguma fase do dia fico mesmos com a velocidade toda em algum destes testes.

E mais, vou sitar também este tópico que também eu lancei aqui no forum, e que não está resolvido (resposta automática da nos), e que relata os mesmos problemas traffic shapping nos serviços de descarregamento

e outro tópico aqui no forum que também foi lançado, mas que ja foi mandado a baixo e ja nao se encontra online -"Ps4 velocidades lentas" - onde o user reportou o mesmo, mas em vez dos dados moveis, usou uma VPN para relatar o mesmo, que existia uma diferença absurda nas velocidades.

ele acho que mandou para a provedoria NOS e resolveu-se o contrato.

eu talvez tenha também de fazer o mesmo mais dia menos dia  

Melhor resposta por Goncalo Dias

trata-se da quele traffic shaping que a NOS usa para garantir a estabilidade em hfc, 

os testes ai das imagens foram efetuados na ps4 pelo wifi, mas pelo o cabo também posso confirmar que acontece a mesma coisa, no teste de velocidade tenho a consola a reportar 150megas, mas com o mesmo tempo de download de 12h. 

testei ontem que é aquele de que a NOS só liberta a velocidade maxima para este tipo de trafego a 1h30 da manhã, a essa hora tava a sacar o jogo por cabo a velocidade dos 150megas.

Na sexta também fui testar na casa de um amigo da mesma area de residência, que tem NOS FTTH e la durante as 21h horas, a ps4 sacava a velocidade maxima que apanhava em casa dele.

agora é ver se na minha rua também existe FTTH da NOS ou não, e quando for o fim do contrato optar pela FTTH da NOS, ou pela FTTH que sei que já existem da Vodafone ou da Meo

53 Comentários

Guimas
Super User
Super User
July 6, 2021

já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

Se assim for, é um escândalo a passividade da NOS neste assunto. Mas onde obteve essa informação já agora? Sendo que não houve nada anunciado publicamente, é interno? 

Mais ou menos, se ligar para a linha e perguntar sobre isto, é essa a resposta.

Super User
July 6, 2021

Olá,

Eu diria que não é a NOS que tem esse problema, mas sim a NOS para clientes única e exclusivamente HFC.

Clientes FTTH não têm qualquer problema desse tipo.

Cumprimentos 

Kilobyte
July 6, 2021

já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

Se assim for, é um escândalo a passividade da NOS neste assunto. Mas onde obteve essa informação já agora? Sendo que não houve nada anunciado publicamente, é interno? 

Mais ou menos, se ligar para a linha e perguntar sobre isto, é essa a resposta.

Das 5-6 interações que tive com o suporte telefónico, ninguém sabia nada sobre o assunto, nem sequer sabiam o que era trafic shaping. Mas enfim para todos os efeitos não considero isso uma resposta valida. Não há explicação nem lógica nenhuma do porquê desta situação

Kilobyte
July 6, 2021

Olá,

Eu diria que não é a NOS que tem esse problema, mas sim a NOS para clientes única e exclusivamente HFC.

Clientes FTTH não têm qualquer problema desse tipo.

Cumprimentos 

Boas Pedro, percebo o raciocínio mas se isso for o caso, continua a não fazer sentido. Eu tenho HFC mas pago o mesmo que um user FTTH. E apesar de tudo, a net ca em casa está a bombar a 500mb em qualquer dispositivo, até na PS4 que apresenta valores entre os 300-400mb no teste de velocidade. O problema é só mesmo em termos de velocidade de download prática/real, onde o bitrate fica preso a 2mb/s (menos de madrugada quando é libertado)

Kilobyte
August 2, 2021

Em breve mais um que se vai fartar e desistir de vez desta operadora... 

oTonyStark
Kilobyte
August 2, 2021

Olá, o que se passa com o seu serviço?

Kilobyte
August 2, 2021

O mesmo que já foi relatado aqui, essencialmente na epic store e PSN. 

Inês B.
Moderador
August 3, 2021

Olá @HCarrilho,

Quando utiliza a Internet noutros equipamentos nota lentidão?
Fez um teste de velocidade por cabo de rede?

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 3, 2021

Boa tarde Inês, 

Ainda ontem fiz o teste, com as velocidades a surgiram dentro do contratado e a ver o download na epic a 1.3mbs no máximo. E ainda "pausei" o mesmo, troquei para lan e a velocidade não mudou. Já não é situação nova e a prova esta no facto de se for usado uma VPN, essa situação não se coloca. Não faz sentido para mim, pagar por um serviço que não usufruo na totalidade, e para o poder usar sem limitações, ter de pagar outro serviço. 

Os outros equipamentos que uso por norma são usados para ver conteúdos em streaming, até à data sem problemas de maior. 

Guimas
Super User
Super User
August 3, 2021

Boa tarde Inês, 

Ainda ontem fiz o teste, com as velocidades a surgiram dentro do contratado e a ver o download na epic a 1.3mbs no máximo. E ainda "pausei" o mesmo, troquei para lan e a velocidade não mudou. Já não é situação nova e a prova esta no facto de se for usado uma VPN, essa situação não se coloca. Não faz sentido para mim, pagar por um serviço que não usufruo na totalidade, e para o poder usar sem limitações, ter de pagar outro serviço. 

Os outros equipamentos que uso por norma são usados para ver conteúdos em streaming, até à data sem problemas de maior. 

Não é limitação da operadora