Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.
Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.
Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…
A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso. Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.
Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?
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Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.
P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.
Obrigado mas estou a tentar conectividade IPV6 em modo bridge
Estava a funcionar em modo bridge com esta configuração e deixou de funcionar.
Do lado da WAN Tipo de conexão com a Internet: Dynamic IP (SLAAC/DHCPv6)
Avançado Obter endereço IPv6: DHCPv6 Delegação de prefixo: Habilitar Tamanho da delegação de prefixo: 60 Endereço DNS Use os seguintes endereços DNS DNS primário: 2606:4700:4700::1111 DNS secundário: 2606:4700:4700::1001
Do lado da LAN LAN (VLAN): 1 Tipo atribuído: SLAAC+Stateless DHCP Prefixo: Obter da delegação de prefixo WAN de delegação de prefixo IPv6: WAN ID do prefixo IPv6: 15 Endereço DNS: DNS manual DNS primário: 2606:4700:4700::1111 DNS secundário: 2606:4700:4700::1001
Boa noite @Julio,
Agradecemos a sua mensagem.
Para questões relacionadas com micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.
Obrigado
Boa noite @Julio,
Agradecemos a sua mensagem.
Para questões relacionadas com micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.
foi precisamente o que fiz ontem, mas sem sucesso. contactei a linha 16991, apenas pediram para efetuar um reset ao router mas a situação mantem-se.
Obrigado
Bom dia, @Julio.
Agradecemos o seu testemunho. Estamos a acompanhar esta situação por mensagem privada e vamos responder-lhe o mais breve possível.
Obrigado
Alguma maneira de aceder FTP fora da rede interna, ou A CGNAT da NOS simplesmente bloqueia tudo?
nem ipv4 nem ipv6 funciona
Boa tarde @Susana Matos,
Agradecemos a sua mensagem.
O acesso ao router NOS é realizado exclusivamente através da App NOS NET ou em nosnet.pt. Para questões relacionadas com micro informática e ajuda em configurações nessa ótica, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Isto não é micro informatica nenhuma. Nem as regras de PF ficam activas
Isto não é micro informatica nenhuma. Nem as regras de PF ficam activas
se soubesses o que é, saberias que sim, é microinformática….
as regras não ficam como?
algumas regras para funcionarem, tens de confirmar que a porta a abrir faz parte do intervalo de dhcp do router.
um bem haja
Longe de ser um génio na coisa.
Mas no router 4.0 com acesso ao router e não este portal dava.
Entretanto se me quiser elucidar:
DHCP automático activado. Range .1.2 a .1.254
Digamos que o dispositivo que quero dar PF na porta 5000 protocolo TCP pra um FTP. é no .1.20
Crio a regra, ela aparece. basta tentar editar ou desligar desaparece. quando não desaparece só por si.
Longe de ser um génio na coisa.
Mas no router 4.0 com acesso ao router e não este portal dava.
Entretanto se me quiser elucidar:
DHCP automático activado. Range .1.2 a .1.254
Digamos que o dispositivo que quero dar PF na porta 5000 protocolo TCP pra um FTP. é no .1.20
Crio a regra, ela aparece. basta tentar editar ou desligar desaparece. quando não desaparece só por si.
já li outros utilizadores que falaram desse bug por aqui. Isso é mesmo do fw do router.
acho que o melhor é colocares um router próprio pra fazer essa gestão, se não só falando com o apoio pra ver se conseguem fazer update pra outro fw ou trocar o router.
um bem haja
Pronto nem um simples FW com PF esta empresa faz pros clientes residenciais.
Outra coisa, acha que mesmo com este em modo bridge a fazer de modem e com um outro router á frente, o IP é publico e não partilhado por CGNAT é o que o objectivo é mesmo aceder ao meu FTP fora da rede domestica. pouco me server se o CGNAT me bloquear
Pronto nem um simples FW com PF esta empresa faz pros clientes residenciais.
Outra coisa, acha que mesmo com este em modo bridge a fazer de modem e com um outro router á frente, o IP é publico e não partilhado por CGNAT é o que o objectivo é mesmo aceder ao meu FTP fora da rede domestica. pouco me server se o CGNAT me bloquear
Boa tarde @Susana Matos,
Se por um lado o modo bridge faz disable do NAT, o CGNAT aplica-o novamente.
Obrigado
Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.
P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.
@HASPT e qual é a tua zona? Que tipo de serviço tens? FTTH ou DOCSIS? Qual o modelo do teu router?
Obrigado
Desta foi de vez o IPV6.
Nem sem e nem com modo bridge. Foi-se…...
Boa tarde @Julio,
Agradecemos a sua mensagem.
Detalhe-nos, por favor, caso tenha alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
A mesma ainda não foi oficialmente implementada, por isso, pode estar a ser colocada e retirada para testes.
Bom dia @Julio,
O @Guimas deu uma boa ajuda.
De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS. Lamentamos não conseguir ajudar.
Obrigado,
Tenho visto com amigos, e quem tem Giga Router já tem IPv6. Só se for por zonas. Como tenho visto que está disponível, pensei que até já era suposto.
Este roll out do IPv6 é vergonhosamente lento...
Quase um ano depois, e o IPv6 continua “em testes”
Testei com um amigo que está em HFC, com um Giga Router v2 (Hitron CHITA-RES).
Em FTTH, no mesmo concelho, para os Giga Router Sagemcom Fast parece estar disponível.
Power Router, continua sem IPv6.
Eu estou na Amadora, com serviço DOCSIS e já tenho IPv6.
Router Askey (TCG310J)
Mas apenas via LAN. Via WiFi não responde :(
Agradecemos o seu feedback, @Ruipedrinha.
No entanto, infelizmente, não temos informações adicionais que possamos fornecer.
Caso tenha alguma dificuldade na utilização do serviço de internet, por favor, partilhe connosco. Obrigado,
Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.
Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza. Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!
Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.
Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.
Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza. Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!
Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.
Boa noite @ANDRII SOKYRKO,
Sugiro que altere os DNS do seu dispositivo:
IPv4 - 1.1.1.1 e 1.0.0.1
IPv6 - 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001
Obrigado.
Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.
Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza. Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!
Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.
Vários utilizadores com o mesmo problema.
Especialmente no Android. O Android obtém os registos AAAA via IPv4 do DNS da NOS (ou outro qualquer), tendo um IPv6 auto-configurado vai tentar utilizar o endereço. A NOS descarta todos os pacotes IPv6 e a Internet deixa de estar acessível.
Parece que só afeta algumas aplicações. Se possível reportem também aos criadores das APPs a dificuldade que encontraram.
O que acontece atualmente:
Android auto configura IPv6 corretamente:
Servidor DNS serve corretamente registos IPv4 e IPv6:
Trace route para o endereço IPv6, resulta é que todos os pacotes são sempre descartados pelo gateway. Trace route IPv4 tem sempre sucesso:
Deixo também o teste ping, em IPv6 100% packet loss:
O resultado é sempre o mesmo quer independentemente do endereço testado.
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Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.