Header

Suporte IPv6


Reputação 2

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

 

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
 

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

 

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?


170 Comentários

Reputação 6
Crachá

O mais vergonhoso é que eu tenho o Giga Router Wi-Fi 6 e nem esse tem o IPv6 ativo. Enfim a NOS no seu melhor 

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua sugestão, @Tiago Ferreira

Quando disponibilizarmos o IPv6 vamos informá-los a todos, aqui, no Fórum NOS. 

Fique atento às novidades. 
Obrigado 

Reputação 3
Crachá

Quando vai ser disponibilizado o IPv6 para clientes com o Router Wi-Fi?

Recentemente, em casa de um amigo, confirmei que o Giga Router (no caso o 5 v3, para FTTH) já disponibiliza IPv6.

No entanto,  o IPv6 ainda não está disponível para clientes com o Router Wi-Fi. Não vejo motivo para estes clientes ficarem esquecidos. A NOS devia trabalhar em implementar o IPv6 para todos os clientes. O Firmware do Router Wi-Fi também parece esquecido, precisava de mais atenção.

 

Já agora, partilho que no Router Wi-Fi (antigo zon Hub) o IPv6 está disponível no modo bridge.

Ativando o modo bridge, e ligando um router na porta 4, é possível ter IPv6 nessa rede.

Reputação 7
Crachá +2

Boa. Será que dá também noutros equipamentos? É que não é suposto já ter ipv6. 

Mas experimente, @Tiago Ferreira

Reputação 3
Crachá

Tenho visto com amigos, e quem tem Giga Router já tem IPv6. Só se for por zonas. Como tenho visto que está disponível, pensei que até já era suposto.

Este roll out do IPv6 é vergonhosamente lento...

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a partilha, @isplitter. 😉
Assim que tivermos mais informações partilharemos, aqui, com a comunidade. 
Obrigado 

Reputação 6
Crachá

Em vez de reclamarmos aqui, abram todos aqueles que puderem reclamação no livro de reclamações online ou numa loja NOS e mesmo que a NOS não se mexa, pelo menos contribuímos para que todos os anos quando são feitas as estatísticas de qual é a operadora mais reclamada, a NOS ser a mais reclamada e ficar mal vista perante o mercado Português e passar uma imagem negativa para os consumidores.

Reputação 3
Crachá

 

Acredito que seja por zonas. Experimentei agora ligar um router que tenho diretamente ao ONT, colocando a VLAN tag 11, que corresponde a DATA WAN da NOS, e tenho IPv6.

Ou seja tenho IPv6 em diferentes configurações, e ele já está disponível na infraestrutura da NOS, contudo se utilizar o Router Wi-Fi tal como me foi fornecido não tenho IPv6.

Reputação 7
Crachá

Em vez de reclamarmos aqui, abram todos aqueles que puderem reclamação no livro de reclamações online ou numa loja NOS e mesmo que a NOS não se mexa, pelo menos contribuímos para que todos os anos quando são feitas as estatísticas de qual é a operadora mais reclamada, a NOS ser a mais reclamada e ficar mal vista perante o mercado Português e passar uma imagem negativa para os consumidores.

A NOS não fica mal vista porque compra prémios de melhor rede e depois espeta nos anúncios 🤣

Reputação 1

Por aqui o IPV 6 já cá canta.

Routet Giga

velocidade 1GB/200

Sobrado-Valongo

Reputação 6
Crachá

1Gbps / 200Mbps? Só se for algum pacote novo, porque eu tenho 1Gbps e só tenho 100Mbps e tenho o novo Giga Router Wi-Fi 6

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Julio
Agradecemos a sua partilha. 

@Tiago Ferreira, de momento, o Upload de 200Mbps apenas está disponível para tarifários com a tecnologia Fibra com a tipologia FTTH, ou seja, a outra tipologia HFC não prevê este trafego. 

Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Muito obrigado

Reputação 1

Bom dia @Mário P. ,

é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia @Mário P. ,

é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?

Obrigado

Para já o ipv6 não foi lançado sequer.

Reputação 7

Bom dia @Mário P. ,

é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?

Obrigado

 

Não funciona em modo algum!

Obrigado

Reputação 3
Crachá

Bom dia @Mário P. ,

é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?

Obrigado

 

Mas está disponível no router da NOS?

No meu caso, o IPv6 não está disponível no router da NOS, mas está disponível no modo bridge.

Desconfio que a NOS está a ativar o IPv6 por zonas. Pelo menos algumas pessoas que conheço do distrito do Porto, diferentes concelhos, já têm IPv6.

Todos eles são clientes FTTH.

Dos casos que conheço, todos no distrito do porto, quem tem FTTH e tiver um GigaRouter já tem IPv6. Quem tiver o Power Router, ou o Router Wi-Fi tem o IPv6 disponível no modo bridge. Em HFC não conheço ninguém com um Giga Router, e também não tive oportunidade de testar o modo bridge nos restantes routers.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde todos,

Agradecemos a sua mensagem  @Julio. A comunidade prestou uma boa ajuda.

De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS. 

Fique atento a novidades sobre este e outros temas aqui, no fórum NOS.

Obrigado

Reputação 1

Bom dia @Mário P. ,

é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?

Obrigado

 

Mas está disponível no router da NOS?

No meu caso, o IPv6 não está disponível no router da NOS, mas está disponível no modo bridge.

Desconfio que a NOS está a ativar o IPv6 por zonas. Pelo menos algumas pessoas que conheço do distrito do Porto, diferentes concelhos, já têm IPv6.

Todos eles são clientes FTTH.

Dos casos que conheço, todos no distrito do porto, quem tem FTTH e tiver um GigaRouter já tem IPv6. Quem tiver o Power Router, ou o Router Wi-Fi tem o IPv6 disponível no modo bridge. Em HFC não conheço ninguém com um Giga Router, e também não tive oportunidade de testar o modo bridge nos restantes routers.

 

No meu caso sou cliente FTTH e com um router GigaRouter, o IPV6 apenas não está disponível em modo bridge.
Zona do Porto

Reputação 6
Crachá

Mas está disponível no router da NOS?

No meu caso, o IPv6 não está disponível no router da NOS, mas está disponível no modo bridge.

Desconfio que a NOS está a ativar o IPv6 por zonas. Pelo menos algumas pessoas que conheço do distrito do Porto, diferentes concelhos, já têm IPv6.

Todos eles são clientes FTTH.

Dos casos que conheço, todos no distrito do porto, quem tem FTTH e tiver um GigaRouter já tem IPv6. Quem tiver o Power Router, ou o Router Wi-Fi tem o IPv6 disponível no modo bridge. Em HFC não conheço ninguém com um Giga Router, e também não tive oportunidade de testar o modo bridge nos restantes routers.

Eu estou numa zona de Lisboa com HFC e quando tive o Giga Router tive IPv6 durante algum tempo, mas depois desativaram o serviço, atualmente com o Giga Router Wi-Fi 6, ainda não tenho IPv6.

Reputação 7
Crachá +1

Em HFC com o Giga 6 tenho IPV6 no equipamento servido pelo modo bridge desde há umas duas semanas.

O tipo específico de router julgo ser indiferente à disponibilização. Os próprios routers tem o ipv6 disponibilizado quando a NOS o decidir, como os moderadores tem referido, provavelmente porque terá de ser concretizado em condições estáveis para o volume de equipamentos que serão servidos. O número de clientes com o modo bridge ativado será sempre muito mais reduzido e mais fácil de “estudar” nesta fase de implementação.

De qualquer modo alerto para quem ficar interessado em avançar para o modo bridge o faça com cautelas porque a exposição à net poderá implicar dissabores para os incautos.

Reputação 3
Crachá

Em HFC com o Giga 6 tenho IPV6 no equipamento servido pelo modo bridge desde há umas duas semanas.

O tipo específico de router julgo ser indiferente à disponibilização. Os próprios routers tem o ipv6 disponibilizado quando a NOS o decidir, como os moderadores tem referido, provavelmente porque terá de ser concretizado em condições estáveis para o volume de equipamentos que serão servidos. O número de clientes com o modo bridge ativado será sempre muito mais reduzido e mais fácil de “estudar” nesta fase de implementação.

De qualquer modo alerto para quem ficar interessado em avançar para o modo bridge o faça com cautelas porque a exposição à net poderá implicar dissabores para os incautos.

O router não é indiferente.

Dou um exemplo, em minha casa tenho o Power Router, e o ONT já “disponibiliza” IPv6 na Vlan 11, usada para a internet. O Power Router não distribui IPv6 a nenhum cliente, tem o IPv6 desativado. Mas se ligar em modo bridge outro router, ou se ligar um router diretamente ao ONT e configurar a VLAN 11, tenho IPv6.

Router Wi-Fi e Power Router, acredito que vão ser os últimos a ter IPv6.

Reputação 1

Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?

Reputação 7
Crachá +2

Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?

sim

Reputação 1

Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?

sim

Alguma configuração especial para funcionar?

Reputação 7
Crachá +2

Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?

sim

Alguma configuração especial para funcionar?

Não.

Comentário