Header

Suporte IPv6


Reputação 2

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

 

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
 

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

 

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?


169 Comentários

Olá pmgsrosa

De momento, não temos novidades sobre o tema, no entanto, assim que surgirem partilharemos com toda a comunidade. :blush:

Obrigada 

 

Boa tarde Ana, neste momento os routers já têm a aba IPv6 mas como “inativo”. Já há previsão? É necessário efetuar alguma ação? (para utilização no router ou na porta 4/bridge).

 

Agradeço a atenção.

Pedro.

Reputação 7
Crachá +2

Olá pmgsrosa

De momento, não temos novidades sobre o tema, no entanto, assim que surgirem partilharemos com toda a comunidade. :blush:

Obrigada 

 

Boa tarde Ana, neste momento os routers já têm a aba IPv6 mas como “inativo”. Já há previsão? É necessário efetuar alguma ação? (para utilização no router ou na porta 4/bridge).

 

Agradeço a atenção.

Pedro.

Nada ainda.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @pmgsrosa,

Agradecemos a sua mensagem. 

De momento não temos informações sobre este tema. Logo que surjam novidades serão partilhadas pelos meios habituais.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ora boas, como o tópico denota já temos com algumas limitações aparentes IPv6 disponível em alguns serviços apesar de não ser altamente publicitado (6/5/2022).

Eu no meu caso descobri ontem que enquanto ligado ao Router Wi-Fi 5.0 um dos meus aparelhos ja detinha uma morada IPv6 e resolução de DNS para serviços exteriores e entretanto tentei atualizar a totalidade da minha rede para poder usufruir destes serviços que a muito tempo já me faziam falta.

Para já vou deixar a minha configuração da rede para não deixar nada tenho o Router Wi-Fi 5.0 ligado em modo bridge a um Edgerouter 8 em modo bridge ligado na porta 4.

E é aqui começa as minhas duvidas e problemas, através do modo bridge na porta 4 qualquer equipamento ligado a mesma não recebe morada nenhuma de IPv6, a única forma de aceder ao serviço IPv6 é através do Router Wi-Fi 5.0 através do DHCP e DNS interno sem capacidade de alterar o mesmo(apenas no caso do IPv6, estas opções mantém-se funcionais no lado IPv4).
E com isto levanto o primeiro problema não existe hipóteses de , atravez do serviço de DHCP do Router Wi-Fi 5.0, selecionar uma morada MAC e atribuir um IP permanente (IPv4 e IPv6) o que causa um grande problema visto que tenho que ligar um Router através de DHCP não o da operadora através do dito DHCP para poder usufruir do IPv6.

É claro que estou ciente do fato de poder alterar o tempo de lease para o IPv4 mas não podendo fazer o mesmo para o IPv6 causa problemas enormes no lado do encaminhamento de tráfego do lado do segundo router devido ao funcionar em DHCP para o IP externo.

 

E aqui esta as minhas questões eu nem sequer vou tentar as linhas de apoio que já sei que nem devem de estar informadas a estas questões:

Quando é que o Modo bridge na porta 4 passa a trespassar a morada IPv6 para os outros equipamentos;

Como é que eu faço o Bind das moradas IPv4 e IPv6 no Router Wi-Fi 5.0;

E como é que eu não tenho um aneurisma como consumidor privado a tentar configurar estas questões visto que a falta de transparecia da parte da NOS nas funcionalidades dos equipamentos e na implantação de “Tecnologias Novas” que por si trazem novos problemas e desafios  de segurança na minha rede?

E com isto levanto o primeiro problema não existe hipóteses de , atravez do serviço de DHCP do Router Wi-Fi 5.0, selecionar uma morada MAC e atribuir um IP permanente (IPv4 e IPv6) o que causa um grande problema visto que tenho que ligar um Router através de DHCP não o da operadora através do dito DHCP para poder usufruir do IPv6.

 

André,

Parece-me que tem que perceber melhor IPv6 antes de reclamar coma NOS. IPv6 é um protocolo integralmente de Layer 3, não pode usar MACs para reservar IPs em DHCP. IPv6 já não usa ARP para entregar os pacotes fisicamente a clientes na rede local. 

Alem disso suponho que deverá estar a ter distribuição de IPv6 com EUI-64, ou seja, o seu router deve enviar RA (Router Advertisments) para a rede aos pedidos dos clientes (Router Solicitations) e recebem o prefixo da rede e calculam os 64 bits de host sozinhos. Suponho pq não tenho ainda IPv6 da NOS :-(

O DHCP em IPv6 geralmente não trabalha exatamente como em IPv4 mas reservas baseadas em MAC nunca terá. Consegue-o fazer em alguns SOs mas terá de ver o que usar e configurar o DHCP adequadamente (desconfio que nos Routers da NOS isso não deve ser possível).

Pedro.

Pois, é giro activarem IPV6 sem avisar ninguém, nem sequer clientes empresariais.

E depois é ver o SLAAC a anunciar DNS em IPV6, e de repente as máquinas passam a ignorar o DNS da rede interna (configurados via DHCP fora do router, porque o router da NOS não tem flexibilidade para tal...)

Vejam lá se ao menos põe umas opções no router para podermos escolher. Nem toda a gente quer usar os vossos DNS… 


Lá vou ter que ir à pressa comprar um router wifi para meter na porta em modo bridge e tentar resolver isto... 

Depois de 1 mês de andar a guerra com isto acabei por chegar a conclusão que o modem que eu tenho NOS GIGA ROUTER WIFI 5.0( Ou seja Askey tcg310j) não tem capacidades de distribuir IP’s para outros routers na rede o router manda pedidos e a resposta nunca vêm so quando a gente liga um switch ao switch do “Router” e devido a falta de configurações disponíveis isto é inutilizável.

A melhor parte é que enquanto em modo bridge a resposta é mesma não a prefixos disponíveis.

Isto combinando com a quantidade de informação técnica disponível dos equipamentos da NOS e as suas configurações (nenhuma) faz com que eu tenha que apresentar queixa, porque se eu for a concorrência estas informações estão mais do que expostas ao utilizador com uma única exceção que não têm suporte ainda de IPv6 mas isso não é desculpa para a NOS porque o serviço esta implementado.

 

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos o transtorno a todos. 

De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6. 

Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

Lamentamos o transtorno a todos. 

De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6. 

Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

 

Nunca têm , também não têm informações sobre as capacidades dos “Routers” nos como utilizadores precisamos mais do que uma Interface Fisher-Price para trabalhar, não temos regras de firewall, não temos opção de desligar funções certas funções e todos os anos vejo o adicionar de Bloatware na forma de serviços acrescidos que ou não funcionam ou são abandonados ao final de  1 ano (Gestores técnicos não têm acesso aos equipamentos com os logins criados, os acessos são revogados etc, a aplicação de telefone remoto descontinuada, “Eco Wi-FI”, Controlo dos “Routers exclusivamente de forma REMOTA, etc...) e isto leva um cliente a pensar que so querem dar a imagem de uma experiência sem dificuldades quando a realidade é o total oposto.

Já não chega terem 50 panfletos na forma de tópicos colados a frente do fórum que escondem os tópicos de utilizador a descrever a experiência dos mesmos por omissão. Uma pessoa paga +100€ por um serviço pelo qual só providenciam o mínimo de funcionalidades contratualizadas e qualquer outro problema é impossível de resolver assim.

Reputação 7
Crachá +6

Consegue aceder aos manuais dos equipamentos, diretamente, na área de ajuda no site NOS ou, em alternativa, solicitando-o para ser endereçado, @André_G

Consulte o manual em nos.pt

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal 

Reputação 2

Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal 

Este tópico tem mais de um ano, e antes dele já existiam dezenas de outros.

Eu próprio contactei a NOS sobre esta questão no passado. A resposta foi honestamente cómica… 
Algo na base do “não necessitamos de fornecer IPv6 porque já realizamos a conversão do IPv6 para IPv4”. Sim, dito por uma linha de suporte técnica… que me deixou sem palavras.

Portanto, claramente já se viu que a NOS decidiu ficar parada no tempo. Não é que não tenha capacidade de realizar essa implementação, porque a possui, já possuiu no passado e decidiu desligar por que motivo sabe-se lá…

Sinto-me honestamente triste de ver uma empresa que, quando o IPv6 começou a chegar ao mercado, demonstrou-se empenhada em fazer chegar a mesma a todos os clientes… e hoje essas promessas caíram em pano roto.

Leia-se este artigo de 2011: https://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/zon-suporta-ipv6-e-antecipa-o-futuro-da-internet

2011! Estávamos em 2011 quando a na altura ZON apostava em inovar no IPv6 e levar os mesmos a todos os clientes. E eu vi com os meus olhos esses testes acontecerem… 2011… foi à ~11 anos.

Estamos em 2022 hoje… nada.

Tudo por uma simples questão: não é pela falta de IPv6, mas pela falta de levar em diante as promessas de inovação que foram deixadas em anos passados. Apenas e unicamente isso.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Celso Costa e @DJPRMF,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

Trabalhamos de forma continua para levar o melhor serviços a todos os nossos clientes.

Acompanhem todas as novidades sobre os serviços NOS aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Reputação 2

Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Reputação 2

Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Existe algum a ter? 😅

Reputação 5
Crachá +1

Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Existe algum a ter? 😅

Ya já existe alguma malta que tem ativo mas eu nada 😂

Reputação 2

Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Existe algum a ter? 😅

Ya já existe alguma malta que tem ativo mas eu nada 😂

 

Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.

Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.

Reputação 5
Crachá +1

Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Existe algum a ter? 😅

Ya já existe alguma malta que tem ativo mas eu nada 😂

 

Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.

Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.

O que é pena porque o IPv4 está a dar as últimas e só iria melhorar até o ping para nós clientes 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Agradecemos a vossa partilha. 😊
Sugerimos que fiquem atentos às novidades, porque quando as tivermos partilharemos convosco, aqui, no Fórum NOS. 

Obrigado

Reputação 2

Sobre este assunto, hoje decidi contactar o suporte da NOS relativamente à questão, e tenho a dizer que a situação é no mínimo incompreensível de se verificar em pleno 2022. Os operadores parecem não ter conhecimento sobre o que sequer é IPv6, sendo que a única resposta que fornecem é “PCMedic” - a qual, espanto, não tem qualquer responsabilidade sobre este caso.

Isto numa altura que TODAS as restantes operadoras fornecem e sabem do que se trata IPv6 quando são contactadas.

 

Num primeiro contacto que fiz com o apoio da NOS, o operador analisou a questão e referiu que a NOS apenas consegue fazer a reversão de IPv6 para IPv4 (seja lá o que isso for, porque não faz sentido). A resposta que foi fornecida era que os utilizadores apenas podiam ter um IP ativo (v4 ou v6), pelo que percebi no meio de uma explicação meio confusa e atrapalhada - e isto falando eu que tenho conhecimento do que é redes.

Na conversa, fui transferido para uma nova linha, que quando o novo operador atendeu percebi que era da PCMedic. A PCMedic realiza tarefas associadas com questões técnicas, mas não é responsável por fornecer o IPv6 aos clientes. Nem o IPv4. Essa tarefa é da responsabilidade da NOS.

 

Mas tudo bem. Coloquei a situação à operadora da PCMedic, que começou por tentar ver problemas no router. As “avaliações” feitas foram apenas de recolher o meu email, número de telefone e dizer que a PCMedic não realiza essa tarefa, e que estes apenas podem realizar configurações técnicas naquilo que os clientes tenham disponível no momento - que está correto, é o indicado no próprio site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/servicos/Paginas/apoio-informatico.aspx

 

Dito isto, referiram que iam transferir a minha chamada novamente para a NOS, sendo que a nova pessoa que atendeu, ao dizer que ia transferir a chamada, esta simplesmente desligou-se. 😑

 

Ora, voltei a contactar o suporte da NOS, novamente com a questão simples: “Como posso ativar o IPv6?”

A nova operadora que me atendeu, desta vez voltou a sublinhar questões que não teriam nada a ver com o problema, fazendo a “análise do meu router”, mesmo depois de um frisar que não tinha qualquer problema com a internet e apenas queria saber como ativar o IPv6.

Depois de alguns minutos a “analisar”, volta-me a dizer que isso não pode ser feito por eles, mas sim pela PCMedic…

 

Portanto, esta questão é uma batata quente no que respeita ao suporte: a NOS, que tem a responsabilidade de fonecer os endereços IP para todos os clientes, sejam eles v4 ou v6, refere que o problema não é deles e que deve ser a PCMedic a fazer isso.
Por outro lado, a PCMedic refere que isso não é responsabilidade deles e que a situação deve ser resolvida com o suporte da NOS, já que esta entidade apenas pode trabalhar com o que a NOS fornece. 

No processo, temos um tópico com mais de dois anos a questionar sobre como ativar IPv6 na NOS, operadores que não compreendem sequer o que IPv6 quer dizer, e quando percebem, dizem que não é da responsabilidade da NOS fazer essa tarefa, passando a batata quente para a PCMedic.

A PCMedic, que não tem culpa da situação, aponta para a NOS novamente (e bem).

 

Resumindo: a NOS continua a ficar atrasada tecnologicamente, quando todas as operadoras possuem suporte a redes IPv6. As promessas de suporte à mesma continuam a ser feitas, a dizer-se que qualquer novidade será prontamente anunciada, quando na realidade nem sequer são capazes de dizer “Sim” ou “Não” quando questionados se é possível ativar o IPv6.

 

Para muitos, o IPv6 pode não ser algo importante, mas para alguns, é algo necessário. E no meu caso, vai ser um ponto a avaliar para escolher outra operadora.

 

Reputação 2

Alguns router vão disponibilizando ipv6 outros nem por isso.

No suporte a grande maioria nem sabe o que é o ipv6.

Só para terem ideia do que se passa.

Veio um técnico a minha casa instalar os Deco M6.

Destruiu a minha casa a passar vários cabos coaxial para cada um dos Decos.

Ninguém ensinou ao senhor que deveria passar cabo de rede. 

Como não conseguiu ligar o cabo coaxial aos Decos M5 deixou os cabos pendurados e deu o trabalho como concluído. 

O seguro da NOS pagou os danos, até hoje estou à espera que venha uma equipe de 2 técnicos do gabinete da Dra. Margarida para reinstalar todos os cabos.

Já fiz imensa chamadas para terminarem o trabalho, faz meses. 

Não aparece ninguém. Não se entende. 

Reputação 7
Crachá +2

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Reputação 5
Crachá +1

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Aqui tenho ipv6 activo no router 5.0

 

Reputação 2

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Aqui tenho ipv6 activo no router 5.0

 

Eu também.

Experimente dizer isto no suporte da NOS, duvidam da nossa sanidade mental.

Muitos nem sabem o que significa. 

Reputação 2

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.

 

Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça. 

Comentário