Skip to main content

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

 

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
 

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

 

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

Olá @Bruno Miguel Saraiva Pinheiro e @Guimas

Movemos os vossos comentários para este tópico, pois o mesmo aborda o tema. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Obrigada 


Portanto, a NOS é praticamente a única operadora no mercado sem IPv6. 

E ainda se apelidam de inovar.... 🙄 


Portanto, a NOS é praticamente a única operadora no mercado sem IPv6. 

E ainda se apelidam de inovar.... 🙄 

Na verdade parece que já está em uso .. em alguns casos.


Bom dia. O meu router, 5.0 v2, recebeu uma atualização da firmware a semana passada e desde então que vem aparecendo nos registos de sistema uma mensagem a cada minuto mais ou menos

 Alguém sabe o que significa?


Portanto, a NOS é praticamente a única operadora no mercado sem IPv6. 

E ainda se apelidam de inovar.... 🙄 

Na verdade parece que já está em uso .. em alguns casos.

Sim, mas isso será considerado mais um teste do que uso geral. É apenas para um conjunto restrito de utilizadores... 


Portanto, a NOS é praticamente a única operadora no mercado sem IPv6. 

E ainda se apelidam de inovar.... 🙄 

Na verdade parece que já está em uso .. em alguns casos.

Sim, mas isso será considerado mais um teste do que uso geral. É apenas para um conjunto restrito de utilizadores... 

Quer dizer que está em teste o que significa que poderá ser implementado para todos brevemente.


Estávamos em 2016 quando eu fiz parte dum desses “testes”. Tive IPv6 durante uma semana. Depois disso nunca mais.
E pelo andar da coisa, enquanto todas as operadoras o fornecem por padrão hoje, a NOS é a única que ainda não tem nada.

Portanto, certamente que será implementado para todos, a questão é que o “brevemente” tanto pode ser amanhã como daqui a 10 anos.


Estávamos em 2016 quando eu fiz parte dum desses “testes”. Tive IPv6 durante uma semana. Depois disso nunca mais.
E pelo andar da coisa, enquanto todas as operadoras o fornecem por padrão hoje, a NOS é a única que ainda não tem nada.

Portanto, certamente que será implementado para todos, a questão é que o “brevemente” tanto pode ser amanhã como daqui a 10 anos.

 

Não estao a usar o ipv4 mapeado? Tenho duvidas


Estávamos em 2016 quando eu fiz parte dum desses “testes”. Tive IPv6 durante uma semana. Depois disso nunca mais.
E pelo andar da coisa, enquanto todas as operadoras o fornecem por padrão hoje, a NOS é a única que ainda não tem nada.

Portanto, certamente que será implementado para todos, a questão é que o “brevemente” tanto pode ser amanhã como daqui a 10 anos.

 

Não estao a usar o ipv4 mapeado? Tenho duvidas

Na altura estavam a usar Teredo

Melhor do que nada. Mas desde então, nunca mais vi praticamente.


É surreal que no final Outubro de 2021 a NOS não ter IPV6.

A Meo tem IPV6 a Vodafone tem IPV6. 

 

 

 


É surreal que no final Outubro de 2021 a NOS não ter IPV6.

A Meo tem IPV6 a Vodafone tem IPV6. 

 

Ainda mais quando vemos que ambas essas duas tem IPv6 faz ANOS


Isso é o surreal.

Uma tecnologia disponível na Meo e Vodafone já faz alguns anos. 

 


Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada


Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

 

O problema é exactamente esse. Caso surjam novidades.

Podemos ler nas entrelinhas, que não existe previsão.  


Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

Nada contra quem escreveu esta mensagem, até porque a decisão final de ativar tal coisa não passa pela mesma. No entanto, começa a chatear um bocado ouvir sempre a mesma resposta por parte do suporte… faz anos!

Quando uma novidade - que nem sequer é novidade neste ponto, é algo básico - demora anos a realmente surgir, temos de começar a duvidar das capacidades de evolução das empresas que fornecem o serviço.

 

Nestes fóruns encontram-se N tópicos de pessoas que aguardam a ativação do IPv6 faz 5-6 anos ou mais. Em 2011 a NOS dizia que a infraestrutura estava pronta nos seus comunicados de imprensa. Portanto pergunto: se está pronta, qual é a demora?

 

A piorar a situação encontra-se no facto que até o vosso suporte se encontra com desconhecimento sobre como o sistema funciona. Em tempos contactei o suporte via telefone, a requerer esta ativação, ao qual fui contactado dias mais tarde por alguém que dizia que a “conversão” do IPv4 para o IPv6 encontra-se funcionar e ocorre a nível do sistema, mas que os utilizadores não possuem acesso direto a IPv6.
Resumo: quem explicou não percebe nada do que estava a explicar.

Neste ponto, o IPv6 é algo que não deve ser uma “novidade”, mas sim uma funcionalidade! E a NOS simplesmente se encontra tecnologicamente atrasada. Não existe outra forma de o colocar.

 


boa noite, pelos vistos o ipv6 ainda está por chegar certo? e é se chegar..


É UMA VERGONHA… DESDE 2012… PRATICAMENTE 10 ANOS A PROMETER ALGO QUE NÃO ACONTECE. SABEM O QUE ISTO ME FAZ LEMBRAR? O UPLOAD DE 100MB PARA OS CLIENTES DE INTERNET FIXA… UMA VERGONHA!!!


Sou Engenheiro da computação e utilizo a internet para trabalhar, estou com uma demanda acesso a servidores com apenas IPV6, e me deparei com o problema de não ter conexão a rede externamente, liguei ao suporte da NOS, e os técnicos totalmente despreparados, o primeiro não sabia se quer o que era IPV6 kkkkkkk, e o segundo me mandou ligar para o 16991, onde um parceiro iria configurar meu computador para acessar a rede e isso segundo ele tem custo de 41 centimos por minuto, kkkkkk uma vergonha não resolvem nada e em pleno 2022 não tem por defeito acesso a rede ipv6, preciso trabalhar e não posso por ter um serviço de internet de uma empresa ATRASADA no tempo, parece que a NOS vive em 2010.


A NOS não usa sequer ipv6. O apoio tecnico não presta apoio nessas questões também por isso que é tudo remetido para a pcmedic. Para correção é 0,45cents/min


Bem-vindo ao Fórum @LucasMoraes

@Guimas e @LucasMoraes, movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema do IPV6 já é abordado. Assim, garantimos a boa organização do fórum como a informação. 

Assim que surjam novidades partilharemos, aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado


@Mário P. é triste ver uma empresa do tamanho da NOS, atrasada e escondendo os problemas que seus clientes passam! 


A NOS não se revê na atuação que descreve, @LucasMoraes

A sua observação está pública, à semelhança das diversas demonstrações de interesse no IPV6. Cabe à moderação organizar e manter a informação organizada na nossa comunidade. 
Se tiver alguma questão ou sugestão, por favor, partilhe connosco. 

Estamos aqui para ajudar.  


A NOS não se revê na atuação que descreve, @LucasMoraes

A sua observação está pública, à semelhança das diversas demonstrações de interesse no IPV6. Cabe à moderação organizar e manter a informação organizada na nossa comunidade. 
Se tiver alguma questão ou sugestão, por favor, partilhe connosco. 

Estamos aqui para ajudar.  

Então a Sugestão está feita, 2022 o Mundo sem disponibilidade ipv4, a demanda sobre o ipv6 é real e mundial, e tenho certeza que toda infraestrutura da NOS já trabalha com equipamentos compatíveis com Tal tecnologia, basta alguém tomar alguma atitude, porque esse problema impacta todos os clientes NOS.

 


Boa tarde, 

 

Alguma novidade sobre este tema? Para quando ipv6? 

 

Algum plano, expectativas? Seria importante o cliente saber qual o rumo que a NOS pensa em tomar.


Boa tarde @Bakuras
Agradecemos a manifestação de interesse. 

De momento, não temos novidades. Assim que existam partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado.


Comentário