Skip to main content
Header
Megabyte
September 14, 2020

Suporte IPv6

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

240 Comentários

Kilobyte
April 24, 2024

Eu estou na Amadora, com serviço DOCSIS e já tenho IPv6.

Router Askey (TCG310J)

Mas apenas via LAN. Via WiFi não responde :(

Mário P.
Gestor da comunidade
April 25, 2024

Agradecemos o seu feedback, @Ruipedrinha

No entanto, infelizmente, não temos informações adicionais que possamos fornecer. 

Caso tenha alguma dificuldade na utilização do serviço de internet, por favor, partilhe connosco. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
May 27, 2024

Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

Jorge C
Super User
Super User
May 27, 2024

Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Boa noite @ANDRII SOKYRKO,

Sugiro que altere os DNS do seu dispositivo:

IPv4 - 1.1.1.1 e 1.0.0.1

IPv6 - 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001

Obrigado.

isplitter
Exabyte
June 14, 2024

Vários utilizadores com o mesmo problema.

Especialmente no Android. O Android obtém os registos AAAA via IPv4 do DNS da NOS (ou outro qualquer), tendo um IPv6 auto-configurado vai tentar utilizar o endereço. A NOS descarta todos os pacotes IPv6 e a Internet deixa de estar acessível.

Parece que só afeta algumas aplicações. Se possível reportem também aos criadores das APPs a dificuldade que encontraram.

O que acontece atualmente:

1. Android auto configura IPv6 corretamente:

2. Servidor DNS serve corretamente registos IPv4 e IPv6:

3. Trace route para o endereço IPv6, resulta é que todos os pacotes são sempre descartados pelo gateway. Trace route IPv4 tem sempre sucesso:

4. Deixo também o teste ping, em IPv6 100% packet loss:

O resultado é sempre o mesmo quer independentemente do endereço testado.

RGarrido03
Kilobyte
June 16, 2024

Vários utilizadores com o mesmo problema.

Especialmente no Android. O Android obtém os registos AAAA via IPv4 do DNS da NOS (ou outro qualquer), tendo um IPv6 auto-configurado vai tentar utilizar o endereço. A NOS descarta todos os pacotes IPv6 e a Internet deixa de estar acessível.

Parece que só afeta algumas aplicações. Se possível reportem também aos criadores das APPs a dificuldade que encontraram.

O que acontece atualmente:

1. Android auto configura IPv6 corretamente:

2. Servidor DNS serve corretamente registos IPv4 e IPv6:

3. Trace route para o endereço IPv6, resulta é que todos os pacotes são sempre descartados pelo gateway. Trace route IPv4 tem sempre sucesso:

4. Deixo também o teste ping, em IPv6 100% packet loss:

O resultado é sempre o mesmo quer independentemente do endereço testado.

Tenho o mesmo problema. Algumas rotas não estão a ser anunciadas, e o problema não está no DNS.

Tive de desativar temporariamente o IPv6 no meu GiGA Router Wi-Fi 6, embora gostava de o ter ativado. Não é algo que seja erro de configuração do lado dos clientes, é mesmo algum problema nos servers da NOS. Alguém da moderação do fórum pode dar uma olhadela neste caso, por favor? Quem não tem skills tecnológicas ou quem consegue desativar o IPv6 (uma vez que não é um simples botão na página de configuração do router) prende-se com falhas de acesso ou algum delay.

Sou de Aveiro, para o caso de ajudar em debug, já que provavelmente deve haver rotas pelo Porto e por Lisboa.

isplitter
Exabyte
June 17, 2024

Quem não tem skills tecnológicas ou quem consegue desativar o IPv6 (uma vez que não é um simples botão na página de configuração do router) prende-se com falhas de acesso ou algum delay.

O problema é ignorado há meses, parece.. ninguém da moderação do fórum se pronunciou. Vão aparecendo alguns clientes a reportar a situação, mas nem sequer foram corretamente encaminhados para a origem do problema :/

Algumas pessoas tiveram o router substituído 3 vezes por causa disto…

Não há confirmação do Apoio Técnico que seja um problema no IPv6, mesmo para quem acaba por ter o problema solucionado 🙄. Maioritariamente no Android algumas APPs não terem ligação à internet.

Jorge C
Super User
Super User
June 17, 2024

@isplitter conforme sabe existe a informação facultada pelo @Mário P.  neste tópico aqui.

“De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS.”

Na minha opinião, não concordo que se usem os routers do clientes para testes, exceto se estes forem voluntários para algum tipo de programas específicos. 

Obrigado.

Megabyte
June 19, 2024

Boa tarde ,
Gostaria de perguntar aos moderadores se é possivel o apoio a cliente da NOS nao ter acesso ás configurações dos routers? e ter de ligar, por indicação deles, para uma linha PAGA?

Eu até fiz todo o despiste tecnico por eles e lhes disse qual o problema e como resolver, e a resposta foi só a outra linha tem acesso.

Eu recuso-me a pagar por problemas tecnicos da NOS, para todos sabermos o que se trata , estou a referir especificamente a falha da NOS na questão do IPV6.

Sendo uma configuração que as outras operadoras nao tem problemas e ate dão acesso a essas configurações aos clientes, o minimo de deveriam fazer era quando lhes pedem desligar o IPV6!

O que já é uma coisa completamente ilógica para se fazer nos dias de hoje, mas se a NOS nao tem o IPV6 a funcionar entao que o desligue para não dar problemas nos clientes.
É inaceitavel pagar quase 100€ mês, não ter WiFi a funcionar normalmente, e ainda me mandarem telefonar para uma linha paga.

João H.
Gestor da comunidade
June 19, 2024

Boa tarde a todos,

Agradecemos o seu testemunho sobre o tema @RGarrido03 e a sua ajuda no resumo e em replicar a situação @isplitter.

Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis e logo que tenhamos mais informações partilhamos através destas vias.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.