Skip to main content
Header
Megabyte
September 14, 2020

Suporte IPv6

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

240 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
June 19, 2024

Boa tarde @LuisCross

Caso se verifique que o motivo do contacto com a PC MEDIC seja da responsabilidade da NOS, e isso conste no relatório, o valor será devolvido em fatura.

Caso contrário, o valor fica ao seu encargo.

Obrigado.

Megabyte
June 19, 2024

já agora posso perguntar se a pcmedic tem acesso as definicoes dos routers ?
poruque na linha de apoio 16990 disseram que eles nao tinham...

Jorge C
Super User
Super User
June 19, 2024

@LuisCross segundo as Condições Gerais PC MEDIC referidas aqui.

“Para as tarefas abrangidas nos presentes serviços o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento no âmbito de cada apoio telefónico.“

Obrigado.

Megabyte
June 19, 2024

OK nao me expliquei bem, é claro que tem de ter acesso remoto, a questão é se tem login tecnico que lhes dê acesso a desligar o IPV6, pois no16990 diseram que só eles o podiam fazer e na app askwhizz dizem que tenho de ligar para a linha 16901 mas que eles tb nao tem acesso a desligar o ipv6.
E claro que já dizem que pode ser outra coisa que eu sei que não é !
Eu recuso-me a ligar para uma linha paga quando o problema é da NOS, e está amplamente identificado e é de facilima resolução.
Quanto aos relatórios PCM isso é muito bonito mas nao sei o que eles vão escrever nem tenho como provar seja o que for, logo nunca poderei contestar um relatorio que diga que afinal eu é que sou burro, e nao sei nada disto.

Jorge C
Super User
Super User
June 19, 2024

@LuisCross a questão do IPv6 é abordada neste tópico, sugiro que consulte a informação.

De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS.

Obrigado.

Megabyte
June 19, 2024

OK, agora fiquei deveras baralhado, quem não tem acesso a essas informações? os moderadores do forum?
Acho mal mas até consigo acreditar
Onde posso então ter informações sobre essa situação? A nivel oficial e de preferencia por escrito.
Obrigado.

Ps: não é minha intenção estar aqui a reclamar de tudo e todos, pelo contrário.

Jorge C
Super User
Super User
June 19, 2024

@LuisCross por favor aguarde a intervenção dos gestores da comunidade para que esclareçam.

Obrigado.

Guimas
Super User
Super User
June 19, 2024

A pcmedic não te vai mudar nada porque não têm acesso a isso. O apoio da NOS consegue desativar. Eu dou a sugestão de referirem isto: Não tenho acesso a alguns sites na internet. Dizer isto redireciona a despistagem deles para desligamento do ipv6.

Megabyte
June 19, 2024

@Guimas finalmente alguem que entende
quando falei com o apoio tecnico dissa ao tecnico a app oficial da UEFA para o Europeu nunca funciona em WIFI. fica em loading e nao passa disso.
Isto deveria ser o suficiente para a despistagem deles, e o fato de eu ter explicado em termos tecnicos que o Router está a fazer broadcast mas nao responde ao ipv6 secalhar ainda complicou…
Mas obrigado pela ajuda.

João H.
Gestor da comunidade
June 20, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @LuisCross
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.