Skip to main content
Header
Megabyte
September 14, 2020

Suporte IPv6

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

240 Comentários

HugoBaca791
Gigabyte
December 30, 2024

Boa noite nos, devem atribuir ipv6 no meu router.

Cumprimentos

João H.
Gestor da comunidade
December 30, 2024

Boa noite ​@HugoBaca791,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Assim que existirem atualizações disponíveis, estas serão feitas de forma automática. Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
zebandido
Kilobyte
January 9, 2025

Boa noite,

Tenho o router v6 FTTH e tenho IPv6 quando me ligo diretamente ao router.

Contudo, quando tenho um router em modo bridge não me é atribuído qualquer endereço IPv6.

Podem esclarecer se é um bug ou alguma limitação?

Obrigado.

Wawaweewa!
Jorge C
Super User
Super User
January 11, 2025

Boa noite ​@zebandido

O IP atribuído pelo modo bridge na port 4 é diferente do modo de normal de funcionamento. 

Obrigado.

zebandido
Kilobyte
January 16, 2025

Certo, mas não justifica ter IPv6 em modo “normal” e não ter em modo “bridge”.

@João H. consegue ajudar internamente sff?

Wawaweewa!
Guimas
Super User
Super User
January 16, 2025

Certo, mas não justifica ter IPv6 em modo “normal” e não ter em modo “bridge”.

@João H. consegue ajudar internamente sff?

O ipv6 não está oficialmente implementado. Não dá para mudar isso. Aliás acho melhor até estar com ipv4 dado que parece estar a causar menos problemas

HUGO96
Terabyte
April 7, 2025

Boa noite, 

tenho uma rede mesh Deco ligado no router da nos em modo bridge porém não tenho ipv6, alguém sabe que tipo de configuração tenho de fazer para ativar? 

Olaf
Super User
Super User
April 7, 2025

Oficialmente não há informação sobre o ipv6

Mário P.
Gestor da comunidade
April 7, 2025

Boa noite, ​@HUGO96 e ​@Olaf
Movemos os vossos comentários para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Assim que existam novidades, partilharemos. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Tiago Ferreira
Gigabyte
April 21, 2025

É lamentável que a NOS desde 2018 que ande com esta promessa de que vai disponibilizar o IPv6 aos seus clientes, e ainda nem metade dos seus clientes têm o IPv6 disponível. Eu moro no Centro de Lisboa, bem perto de um dos grandes Centros Comerciais de Lisboa e nem eu tenho IPv6.

E não se trata de eu ter serviço DOCSIS aqui em casa, porque em 2019 (pensava eu) quando me instalaram o Giga Router 5.0 em formato de cilindro, durante 2 semanas eu tive o IPv6 ativo no meu router, portanto não se trata de ser na minha zona, trata-se de que a NOS por motivos que nós desconhecemos não quer ativar o serviço, até porque eu atualmente tenho o atual Giga Router 6.0 à praticamente 1 ano e nada de IPv6.

Muito se fala, muito se repete aqui, os moderadores respondem sempre o mesmo e nós clientes já estamos cansados das mesmas respostas.

Tiago F.