Skip to main content
Header
Megabyte
September 14, 2020

Suporte IPv6

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

240 Comentários

isplitter
Exabyte
June 9, 2023

Em HFC com o Giga 6 tenho IPV6 no equipamento servido pelo modo bridge desde há umas duas semanas.

O tipo específico de router julgo ser indiferente à disponibilização. Os próprios routers tem o ipv6 disponibilizado quando a NOS o decidir, como os moderadores tem referido, provavelmente porque terá de ser concretizado em condições estáveis para o volume de equipamentos que serão servidos. O número de clientes com o modo bridge ativado será sempre muito mais reduzido e mais fácil de “estudar” nesta fase de implementação.

De qualquer modo alerto para quem ficar interessado em avançar para o modo bridge o faça com cautelas porque a exposição à net poderá implicar dissabores para os incautos.

O router não é indiferente.

Dou um exemplo, em minha casa tenho o Power Router, e o ONT já “disponibiliza” IPv6 na Vlan 11, usada para a internet. O Power Router não distribui IPv6 a nenhum cliente, tem o IPv6 desativado. Mas se ligar em modo bridge outro router, ou se ligar um router diretamente ao ONT e configurar a VLAN 11, tenho IPv6.

Router Wi-Fi e Power Router, acredito que vão ser os últimos a ter IPv6.

Kilobyte
June 17, 2023

Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?

Guimas
Super User
Super User
June 17, 2023

Boas,

sim

Kilobyte
June 17, 2023

Boas,

sim

Alguma configuração especial para funcionar?

Guimas
Super User
Super User
June 17, 2023

Boas,

sim

Alguma configuração especial para funcionar?

Não.

Kilobyte
June 18, 2023

Deixo configuração para o router TP-LINK ER7206.
Router NOS em modo Bridge porta 4.

Do lado da WAN
Internet
Tipo de conexão com a Internet: Dynamic IP (SLAAC/DHCPv6)

Avançado
Obter endereço IPv6: DHCPv6
Delegação de prefixo: Habilitar
Tamanho da delegação de prefixo: 60
Endereço DNS Use os seguintes endereços DNS
DNS primário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:64
DNS secundário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:6400

Do lado da LAN
LAN (VLAN): 1
Tipo atribuído: SLAAC+Stateless DHCP
Prefixo: Obter da delegação de prefixo
WAN de delegação de prefixo IPv6: WAN
ID do prefixo IPv6: 15
Endereço DNS: DNS manual
DNS primário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:64
DNS secundário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:6400

Mário P.
Gestor da comunidade
June 18, 2023

Agradecemos a vossa partilha com a comunidade e interesse em ter o IPV6. 
De momento, não temos novidades mas, claro, que assim que tenhamos novidades partilharemos convosco. 😊

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 2, 2023

Descobri hoje que já estou a receber alocações IPv6 na porta 4 em bridge mode, à qual tenho ligada uma Unifi Dream Machine SE como único router da casa.

Nada a apontar do ponto de vista técnico. Foi apenas meter o PD /60 para a LAN pretendida e voilá.

Apenas uma questão, o prefixo indicado na pagina nosnet.pt, não corresponde à que vejo na Dream Machine.  Na pagina nosnet tenho um prefixo 2a01:16:8072:1df0 e na LAN em causa tenho 2a01:16:8070:1df0.

Eu suponho que a porta 4 em bridge mode esteja a ter outra alocação distinta da do router da NOS, à semelhança do IPv4, confirma-se?   É que não há forma de confirmar isso na pagina do router.

Por outro lado, agora que vim a este forum, e com base na resposta do Mario P. acima, entendo que o rollout de IPv6 ainda está em testes, e que pode ser removido ou alterado a qualquer momento. É assim, ou isto já está para ficar?

Jorge C
Super User
Super User
August 2, 2023

Boa noite @hangas,

A sua questão já foi abordada e respondida aqui.

Obrigado

Mário P.
Gestor da comunidade
August 3, 2023

@hangas, de momento, não temos informação adicional a partilhar quanto ao IPV6. 😥

Lamentamos não conseguir ajudar. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.