Header
Respondido

Servidor NAS - DLNA


Bom dia,

 

tenho um servidor NAS com DLNA activo e não o consigo detectar na rede local. Não consigo aceder nem por computadores nem através da TV.

 

Tentei activar UpnP no router mas não existe esta opção.

 

O router em questão é o CHITA-Hub5 e o firmware 7.2.4.7.1b4

 

Cumprimentos.

 

 

icon

Melhor resposta por Mário P. 12 February 2023, 19:45

Ver pergunta inicial

7 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Para configurações assim, a NOS recomenda o contacto com a pcmedic. 16991 . (0.45cents/m).

Pode ser também que haja alguém aqui no forum que perceba e lhe possa ajudar.

@Guimas 

PCMEDIC?? Eu necessito de assistência da NOS. Isto não é um problema meu.

Já tive este NAS a funcionar numa rede com um router da Vodafone e noutra com o router cilindro da NOS. Tenho a network discovery ligada na rede privada e o servidor NAS não teve qualquer alteração de configuração.

 

Isto é só mias um problema que a NOS criou com as limitações de configurações nos routers.

Reputação 7
Crachá +2

@Guimas

PCMEDIC?? Eu necessito de assistência da NOS. Isto não é um problema meu.

Já tive este NAS a funcionar numa rede com um router da Vodafone e noutra com o router cilindro da NOS. Tenho a network discovery ligada na rede privada e o servidor NAS não teve qualquer alteração de configuração.

 

Isto é só mias um problema que a NOS criou com as limitações de configurações nos routers.

Lamento, o apoio da NOS não consegue prestar apoio com configurações de router. Mas pode sempre ligar 16990 opção 3 para conferir esta resposta.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Pedro C Magalhães 

Agradecemos a sua mensagem. As configurações que refere, são do âmbito de microinformática, pelo que sugerimos que verifique junto do parceiro PC Medic. 
Sugerimos, no entanto, também, que verifique a configuração do IP da NAS e se está ligado diretamente ao router ou se passa por outros equipamentos. 
Obrigado

Reputação 1

As configurações não são de microinformática de todo, é uma limitação do router NOS que não tem opções para activar uPNP.
É absolutamente inadmissível que em 2023 o router de um dos maiores operadores de internet nacionais não tenha suporte para dlna. Até o meu velhinho Asus RT-N66U tem, e foi lançado em 2012.
Uma solução é comprar um router de outra marca com suporte para uPNP, liga-lo ao router NOS na porta 4 e activar o modo bridge. Desta forma passa a usar o router NOS apenas como modem e pode configurar tudo à vontade no outro router.
Antigamente tinha um modem Thompson ligado ao referido router Asus e conseguia fazer tudo o que queria.
Depois a NOS decidiu obrigar a trocar o modem Thompson por um novo router GigaFail e volta e meia com os updates lá aparece um easter egg.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Sophisma

Respondemos à sua questão neste artigo: 

Por favor, consulte a reposta. 

Obrigado

As configurações não são de microinformática de todo, é uma limitação do router NOS que não tem opções para activar uPNP.
É absolutamente inadmissível que em 2023 o router de um dos maiores operadores de internet nacionais não tenha suporte para dlna. Até o meu velhinho Asus RT-N66U tem, e foi lançado em 2012.
Uma solução é comprar um router de outra marca com suporte para uPNP, liga-lo ao router NOS na porta 4 e activar o modo bridge. Desta forma passa a usar o router NOS apenas como modem e pode configurar tudo à vontade no outro router.
Antigamente tinha um modem Thompson ligado ao referido router Asus e conseguia fazer tudo o que queria.
Depois a NOS decidiu obrigar a trocar o modem Thompson por um novo router GigaFail e volta e meia com os updates lá aparece um easter egg.

Infelizmente é um problema conhecido da versão 2 do router 5.0. Verifique se tem a última versão de firmware junto da Linha de Apoio.

 

Julgo que o novo router 6.0 não tem esse problema, mas sem certezas.

 

O protocolo UPnP está normalmente desativado por razões de segurança. A alternativa será estabelecer regras de port forwarding manualmente.

Comentário