Skip to main content
Header

Boa tarde,

Adquiri um router 4G novo de marca branca dado que perdi o meu alcatel fornecido pela NOS há alguns anos.

Ao adquirir o router verifiquei que as bandas do mesmo eram compatíveis com as da NOS, porém coloco o sim card no router e não tenho internet. Já alterei o APN para umts ou internet porém continua sem dar. Se deixar automático também não fornece nenhum sinal de rede.

Gostaria de saber se me podem ajudar pois necessitava bastante de usufruir da internet móvel pois além de ser um serviço que subescrevo há anos, faz-me imensa falta para o trabalho. O router adquirido está obviamente desbloqueado.

Aguardo resposta.

Continuação de bom trabalho.

Boa tarde

Adquiri um router ou hotspot 4G novo - TianJie 4G LTE Wifi Modem Model UZ801. Está desbloqueado, mas não funciona com o meu cartão SIM de dados móveis da NOS, que já tenho talvez há uns 10 anos e que funciona, bem, num router antigo 3G também da NOS (um Wuawei ES3308s-2), embora lento.

Embora este novo router reconheça e conecte à NOS (ver fotografias anexadas), não tenho ligação a dados ou sequer consigo ter qualquer acesso à internet.

Experimentei nele um cartão SIM de dados móveis da ME0 de uma pessoa amiga e funcionou lindamente, logo à primeira. Aliás, no fórum da NOS sobre este tema e dificuldade - "Sem acesso internet móvel NOS" -, há vários clientes da NOS que relatam o mesmo problema e dizem que, no entanto, com um cartão SIM da Vodafone (outro operador concorrente da NOS), o modem (similar a este meu novo) funciona de imediato e bem.

Já experimentei todas as soluções que neste fórum foram apresentadas, desde alterar as definições APN do próprio modem (e.g. escrever UMTS ou alterando CHAP, PAP, CHAP/PAP ou none, etc.), até tentar aceder sem sucesso ao IP 192.168.1.1 ou http://nos.internetmovel, como sugerido pela Moderadora Ana P. Neste caso só obtenho: "Não é possível aceder a este site".

Este novo router/hotspot está, como disse, desbloqueado, e funciona com as as seguintes bandas de frequência, incluindo todas as da NOS:
FDD(B1c2100]/B3o1800]/B7a2600]/B8 900]/B20[800]); TDD(B38/B39/B40/B41); WCDMA: B1, B8.

Ora, sou cliente da NOS desde o início, e já era da ZON e da Netcabo desde quase princípios do século, e entendo não ser obrigado a comprar um novo router, caríssimo (49,99€!), para substituir o antigo router 3G, uma vez que o problema é da NOS, como está demonstrado. Note-se que a NOS, quer através de telefone quer na loja, não se digna a fazer qualquer desconto na compra do seu hotspot 4G a quem é cliente de dados móveis há éne tempo e tem um router antigo, a não ser aos novos aderentes).

Por outro lado, é também impensável como é que só o cartão SIM de dados móveis da NOS não funciona em aparelhos desbloqueados, enquanto que pelo menos os das duas operadoras concorrentes funcionam.

Soluções: ou a NOS resolve o problema de eu conseguir ter acesso a dados móveis com o actual cartão SIM e com o meu novo router/hotspot ou acabo com o cartão SIM da NOS e compro um de outra operadora concorrente (onde tenho desconto na compra do router) ou, acabo todo o contrato que tenho com a NOS e vou para a concorrência.

Pergunta aos responsáveis da NOS: Têm alguma nova solução para um problema que pelo menos já se arrasta há uns 4 anos?

Boa tarde @Nonofre,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

O mesmo cartão SIM tem acesso à internet noutro equipamento como um smartphone? 

Removeu o pedido de PIN do cartão? 

Obrigado

Boa tarde @João H. 

Sim, tal como referi antes, tenho acesso à internet com o mesmo cartão SIM, quer usando o antigo hotspot da NOS (o Huawei E5330), que o meu smartphone.

Quanto à remoção do PIN do cartão, não percebo a questão.

1º como se remove o pedido de PIN do cartão? o hotspot não me pede pin do cartão (tal como o smartphone ou o anterior hotspot não pedem), e nas configurações do hotspot em lado nenhum pedem para alterar o pin do cartão;

2º quando usei um cartão SIM da MEO, não me foi solicitado nada. O hotspot funcionou de imediato; não precisei de alterar nada. Tive logo acesso à Net, a dados móveis.

Como disse, o hotspot reconhece a NOS, pelo menos o cartão SIM, e diz que estou ligado a “UMTS NOS”, “HSPA+ NOS” ou “LTE NOS”, mas nada de liagação à internet ou transmissão de dados móveis.

Obrigado também pela sua resposta. Fico à espera de solução.

Dado que funciona num hotspot e funciona no telemovel então o cartão está a funcionar. Não vejo em que ponto a NOS possa ajudar

Caro @Guimas 

A questão é que o cartão funciona num hostspot que´é da NOS, o antigo (mais faltava que assin não acontecesse).

O que é estranho é um cartão da concorrência funcionar neste novo hotspot e o da NOS não. Se consultar comentários passados neste forum irá reparar que acontece o mesmo: não funciona com o SIM da NOS, mas funciona com os da Vodafone.

Também já não é a primeira vez que oiço falar de que com aparelhos de outras marcas que não os vendidos pela NOS (ou pela MEO, Vodafone), existe um problema qualquer com os SIM da NOS (de configuração destes, certamente). Só com os da NOS; não com os da MEO ou da Vodafone. Estranho, não?

Logo, é, obviamente, um problema da NOS (das configurações do SIM ou lá o que seja) e não do aparelho, e portanto deverá ser as NOS a resolver. Caso contrário, mudo de operadora!

Caro @Guimas 

A questão é que o cartão funciona num hostspot que´é da NOS, o antigo (mais faltava que assin não acontecesse).

O que é estranho é um cartão da concorrência funcionar neste novo hotspot e o da NOS não. Se consultar comentários passados neste forum irá reparar que acontece o mesmo: não funciona com o SIM da NOS, mas funciona com os da Vodafone.

Também já não é a primeira vez que oiço falar de que com aparelhos de outras marcas que não os vendidos pela NOS (ou pela MEO, Vodafone), existe um problema qualquer com os SIM da NOS (de configuração destes, certamente). Só com os da NOS; não com os da MEO ou da Vodafone. Estranho, não?

Logo, é, obviamente, um problema da NOS (das configurações do SIM ou lá o que seja) e não do aparelho, e portanto deverá ser as NOS a resolver. Caso contrário, mudo de operadora!

O guimas tem razao, se o cartão funciona noutro equipamento uma coisa sabemos, o cartão funciona.

A NOS não altera “configurações do SIM ou lá que seja”, esse equipamento é pode não estar a trabalhar corretamente para o serviço em causa. 

As bandas da NOS para o 4G são: a 800, a 1800, a 2100 e a 2600 MHz. mais info aqui: https://anacom.pt/render.jsp?categoryId=382989

pra ter 4G a funcionar só tem que ser compatível com duas frequências a 800 Mhz e 1800 Mhz, o que parece ser o caso.

Faça reset e tente novamente, senão der, também não vale a pena chatear-se mais com isso… a nos não vai dar solução nenhuma porque como disse inicialmente, o cartão funciona noutro equipamento, logo é problema do equipamento (1+1=2)

um bem haja 

Contudo, caros @Bruno Aleixo e @Guimas, sabendo que segundo o fabricante, o hotspot trabalha nas mesmas faixas da NOS e da MEO (800, 900, 1800, 2100 e 2600 mhz) e que o aparelho trabalha com a MEO, não é estranho não trabalhar com a NOS? Ou será que o problema poderá estar ao nível do pormenor na frequência específica do “downlink” e do “uplink”, em que são diferentes? I.e., o hotspot trabalha na frequência de “downlink” da MEO, que é 791,000 - 801,000, e não na da NOS (811,000 - 821,000)?

De resto, já reiniciei o hotspot e nada.

Um abraço

Comentário