Skip to main content
Header
Kilobyte
February 27, 2023

Sem acesso internet móvel NOS

• February 27, 2023
  • 33 comentários
  • 1894 visualizações

Boa tarde,

Adquiri um router 4G novo de marca branca dado que perdi o meu alcatel fornecido pela NOS há alguns anos.

Ao adquirir o router verifiquei que as bandas do mesmo eram compatíveis com as da NOS, porém coloco o sim card no router e não tenho internet. Já alterei o APN para umts ou internet porém continua sem dar. Se deixar automático também não fornece nenhum sinal de rede.

Gostaria de saber se me podem ajudar pois necessitava bastante de usufruir da internet móvel pois além de ser um serviço que subescrevo há anos, faz-me imensa falta para o trabalho. O router adquirido está obviamente desbloqueado.

Aguardo resposta.

Continuação de bom trabalho.

33 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
February 28, 2023

Boa tarde @JoaoMartins13,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Se colocar o cartão SIM num smartphone consegue acesso à internet através desse dispositivo?

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
February 28, 2023

Boa tarde @JoaoMartins13,

Se colocar o cartão SIM num smartphone consegue acesso à internet através desse dispositivo?

Obrigado 

Boa tarde @João H. ,

Já coloquei no meu telemóvel e funciona sim. Agora o que me faz confusão é que coloquei um cartão de outra operadora concorrente (V) no router e funciona, tenho rede LTE e navegou super bem. Com o cartão da NOS nem no default APN nem colocando umts manualmente.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
February 28, 2023

Obrigado 

Boa tarde @João H. ,

Já coloquei no meu telemóvel e funciona sim. Agora o que me faz confusão é que coloquei um cartão de outra operadora concorrente (V) no router e funciona, tenho rede LTE e navegou super bem. Com o cartão da NOS nem no default APN nem colocando umts manualmente.

Parece ser do hotspot, confirmou mesmo que ele está desbloqueado? 

veja mais aquii:

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
February 28, 2023

Obrigado 

Boa tarde @João H. ,

Parece ser do hotspot, confirmou mesmo que ele está desbloqueado? 

veja mais aquii:

um bem haja 

Olá @Bruno Aleixo , a questão é que o hotspot foi comprado na internet, é livre... Não foi comprado na concorrência. É que estou a pagar por um serviço que não estou a usufruir, e com outro cartão da concorrência consigo é um pouco estranho...

Kilobyte
March 1, 2023

Bem, vi um comentário noutro tópico de um user que disse para colocar no APN myconnection e na autenticação deixar automático. 

Já deteta rede LTE da Nos. Porém, não consigo aceder à internet. É como se estivesse sem internet na mesma mas penso que já estive mais longe de uma solução.

Com UMTS, internet.zon.pt ou internet no APN, nenhum deles funcionou em termos de rede. Apenas o myconnection deu sinal de rede LTE.

Alguém pode ajudar? Estou desesperado com isto...

CP001
March 1, 2023

@JoaoMartins13 tive o mesmo problema recentemente várias vezes. Um berbicacho! Mudou o tarifário quando trocou de equipamento? Esse problema acontece porque, quando ativa o tarifário, surge uma página de confirmação das condições antes de poder aceder à internet.

Mas o que acontece quando tal página não carrega? Não consegue confirmar as condições e nesse sentido não consegue usar a internet.

Poderá ser esta a situação. A solução foi contactar várias vezes o apoio técnico, reiniciar o equipamento e usar diferentes computadores até que aparecesse essa página.

Se não tiver trocado de tarifário, esta situação não se aplica. Qual foi a marca e modelo do equipamento que adquiriu? Existe ainda a opção de deixar o APN em branco ou o APN "myconnection.pub"

Kilobyte
March 1, 2023

Boas @CP001,

Obrigado pela ajuda e por responder ao tópico.

No meu caso não alterei o tarifário. Tenho este tarifário há uns anos valentes, é como digo, se colocar o cartão num telemóvel ou qualquer outro equipamento funciona tudo sem problemas. 

Tentei usar essas definições que deixou mas não funciona nem deixando o APN em branco, nem o myconnection.pub, somente o myconnection me dá rede LTE e nos sitíos em que me encontro até costumo ter rede no máximo.

Este router novo comprei-o a outra pessoa, mas não tem qualquer suporte é para esquecer, já tentei contactar e o que me deram foi esses dados para verificar com a operadora:

• 4g lte faixa de frequência: b1/b3/b5/b8/b40
  • 3g umts wcdma: b1/b8

Como referido coloquei um cartão da vdf e deu no router sem problemas e sem ter de colocar qualquer APN… Acho que não deve ser nada de muito diferente da NOS.

Estou mesmo à rasca com isto...

CP001
March 1, 2023

@JoaoMartins13 falta aí nesse router b20 e b7, que a NOS usa. Pode ser por isso.

Kilobyte
March 1, 2023

@JoaoMartins13 falta aí nesse router b20 e b7, que a NOS usa. Pode ser por isso.

Mais uma vez agradeço pelo interesse no assunto e pela resposta.

Estou a perceber o que está a dizer… mas a NOS também tem as b3 e b7 que são compatíveis com o router, são questões mais técnicas porém como estive a pesquisar e sou um curioso, a vodafone dispõe das mesmas bandas LTE que a NOS: B3 (1800), B7 (2600), B20 (800). E ao colocar o cartão da vodafone, o router nem sequer precisou de APN, simplesmente liguei-me à net de forma facílima… por isso é que o problema não pode originar daí. 

Gostava que alguém da NOS visse o fórum para também me tentar ajudar com o problema, para poder tentar arranjar maneira de configurar com o apn específico ou algo do género… Sinceramente acho que o problema não está no router, mas também preciso de desmistificar a questão.

CP001
March 1, 2023

@JoaoMartins13 a banda usada depende do local em que se encontra. Poderá apenas uma banda estar disponível como as quatro estarem disponíveis. Difere de zona para zona e de operador para operador.

A banda mais importante para cobertura dentro de casa é a B20 (800), com a qual o seu hotspot infelizmente não é compatível. Se essa for a única banda que tem disponível na área em que se encontra, não há nada a fazer.

Sugestão: Experimente usar o hotspot num concelho diferente ou noutra localidade, para despistar se é esta a causa.