Skip to main content
Header
Kilobyte
October 10, 2020

SAGEMCOM F@ST 5667 - modo bridge

Caros Senhores,

SAGEMCOM F@ST 5657, modo de bridge completamente estoirado. Passo a descrever:

1. Dado a recente epedemia de COVID 19, não são apenas os colaboradores da NOS que sofrem com as diversas alterações que surgiram. Eu, cliente da NÓS também tenho que trabalhar remotamente, e algum do software que tenho que utilizar não lida bem com double NAT e protocolos UDP. Como tal tenho a necessidade de utilizar o modo de bridge e ligar um equipamento meu (que funciona lindamente).

Gostaria de fornecer a seguinte informação:

1. É necessário um hard reset (vulgo, reset de fábrica) para desligar o modo de bridge e/ou recuperar a funcionalidade do modem quando acontecem os ‘fenómenos’ abaixo descritos;
  2. Após um hard reset, qualquer dispositivo ligado em modo de bridge perde a conectividade após aproximadamente 1 hora, seja um portátil, um desktop, uma playstation, um router, etc. Testado com todos esses dispositivos. Portanto, o problema claramente não é dos dispositivos, a não ser que possam fornecer provas empiricas de que todos os meus dispositivos nao funcionam correctamente!
  3. Após o descrito no ponto b, é necessário um hard reset para voltar a ter conectividade, e passado 1 hora voltamos ao mesmo.
  4. Testado (bridge mode) nos portos LAN1, LAN2, LAN3 e LAN4; Todos apresentam o mesmo problema com todos os dispositivos identificados em b.

Existe um problema grave com este equipamento, e/ou com os serviços por detrás na vossa rede (ex: DHCP Daemons?) que nao permitem a renovaçao dos leases. 

Eu gostaria de ver este problema ultrapassado em tempo útil com vista a evitar:

1. denuncia à ANACOM;
  2. pedido de impugnaçao de contracto a um juiz com vista a denunciar o contrato com a NOS por justa causa;

Eu tenho uma lista extensa com todas a quebras de serviço através de uma sonda ICMP que corre a cada 10 segundos a partir de um servidor que tenho em Varsóvia. Não é dificil replicar ou provar que existe um grave problema.

Também não é dificil provar que contactar a NOS é extremamente complicado para resolver o problema e que somos redirecionados para um third party que não ajuda em nada. É incompreensivel que este assunto nao tenha sido escalado internamente para quem de direito possa apurar a causa (garantidamente devem ter aí algum ITIL que foca em ‘root cause’ ?) e resolver um problema que tem impacto directo na vida dos vossos clientes que necessitam de um serviço de internet para poderem executar o trabalho remotamente.

Deixo apenas uma nota caso tenha passado despercebido: double NAT com protocolos UDP nao é uma soluçao pelo que modo DMZ é inutil. É necessário modo bridge.

Temos solução para este problema quando ?

26 Comentários

Kilobyte
    November 13, 2020

Boa noite, quero confirmar que o problema do modo Bridge  está resolvido , tenho o meu Router  a funcionar a 10 dias sem problemas.

O upgrade  de firmware  SGDc10000061para a versão  SGDc10000077  deu resultado.

Inês B.
    Moderador
    November 13, 2020

Olá @Helder Silva,

Obrigada por partilhar com a comunidade o seu feedback. :relaxed:

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    May 4, 2022

No router 4.0 é isto que vejo quando acedo um parágrafo de texto mais nada, é inacreditável que ao f de 20 ano de uso de internet em 2022 tenho a minha pior experiência com um router loool

João H.
    Gestor da comunidade
    May 4, 2022

Boa tarde @Joao Paulo Correia Araújo,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Detalhe-nos a situação, por favor. Está a tentar ativar o modo bridge? 

Sugerimos que teste através da página web aminhanet.nos.pt. Diga-nos, por favor, se surge a mesma mensagem.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    May 4, 2022

É sempre a mesma coisa quer seja no site ou na app Android, acontece o mesmo no computador.... As opções de gestão simplesmente não aparecem, nem sequer me dá feedback de quem está ligado por ethernet nunca vi semelhante...

João H.
    Gestor da comunidade
    May 4, 2022

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Joao Paulo Correia Araújo. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.