Caros Senhores,
SAGEMCOM F@ST 5657, modo de bridge completamente estoirado. Passo a descrever:
- Dado a recente epedemia de COVID 19, não são apenas os colaboradores da NOS que sofrem com as diversas alterações que surgiram. Eu, cliente da NÓS também tenho que trabalhar remotamente, e algum do software que tenho que utilizar não lida bem com double NAT e protocolos UDP. Como tal tenho a necessidade de utilizar o modo de bridge e ligar um equipamento meu (que funciona lindamente).
Gostaria de fornecer a seguinte informação:
- É necessário um hard reset (vulgo, reset de fábrica) para desligar o modo de bridge e/ou recuperar a funcionalidade do modem quando acontecem os ‘fenómenos’ abaixo descritos;
- Após um hard reset, qualquer dispositivo ligado em modo de bridge perde a conectividade após aproximadamente 1 hora, seja um portátil, um desktop, uma playstation, um router, etc. Testado com todos esses dispositivos. Portanto, o problema claramente não é dos dispositivos, a não ser que possam fornecer provas empiricas de que todos os meus dispositivos nao funcionam correctamente!
- Após o descrito no ponto b, é necessário um hard reset para voltar a ter conectividade, e passado 1 hora voltamos ao mesmo.
- Testado (bridge mode) nos portos LAN1, LAN2, LAN3 e LAN4; Todos apresentam o mesmo problema com todos os dispositivos identificados em b.
Existe um problema grave com este equipamento, e/ou com os serviços por detrás na vossa rede (ex: DHCP Daemons?) que nao permitem a renovaçao dos leases.
Eu gostaria de ver este problema ultrapassado em tempo útil com vista a evitar:
- denuncia à ANACOM;
- pedido de impugnaçao de contracto a um juiz com vista a denunciar o contrato com a NOS por justa causa;
Eu tenho uma lista extensa com todas a quebras de serviço através de uma sonda ICMP que corre a cada 10 segundos a partir de um servidor que tenho em Varsóvia. Não é dificil replicar ou provar que existe um grave problema.
Também não é dificil provar que contactar a NOS é extremamente complicado para resolver o problema e que somos redirecionados para um third party que não ajuda em nada. É incompreensivel que este assunto nao tenha sido escalado internamente para quem de direito possa apurar a causa (garantidamente devem ter aí algum ITIL que foca em ‘root cause’ ?) e resolver um problema que tem impacto directo na vida dos vossos clientes que necessitam de um serviço de internet para poderem executar o trabalho remotamente.
Deixo apenas uma nota caso tenha passado despercebido: double NAT com protocolos UDP nao é uma soluçao pelo que modo DMZ é inutil. É necessário modo bridge.
Temos solução para este problema quando ?