Header
Respondido

Router WPA3-only


Boas,

Tenho uma câmara Tapo que já esteve conectada ao meu router. Quando desliguei o router por ausência prolongada a câmara perdeu (óbvio) a ligação e agora não consigo conectá-la.

Pede para verificar se o modo de encriptação do wi-fi do router não é WPA3-only.

 

Alguém pode ajudar?

icon

Melhor resposta por Guimas 5 January 2023, 20:39

Ver pergunta inicial

32 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

O router não tem wpa3, apenas wpa e wpa2. Siga novamente as instruções de conexão.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Lupor,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @Guimas prestou uma boa ajuda sobre este tema.

Sugerimos que efetue um reset ao router e teste novamente a conexão.

Obrigado 

Boa tarde @Lupor,

Agradecemos a sua mensagem. 

@Guimas prestou uma boa ajuda sobre este tema.

Sugerimos que efetue um reset ao router e teste novamente a conexão.

Obrigado 

Ok obrigado, vou tentar então ...

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos a sua mensagem @Lupor,

Por favor, partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado 

Agradecemos a sua mensagem @Lupor,

Por favor, partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado 

Boas,
Agradeço os comentários.
Voltei a tentar mas o meu problema perdura e não consigo ligar as câmaras, mesmo depois de fazer um reset ao router.
 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Lupor

Experimente, por favor, a configuração do modo de encriptação apenas em WPA2. 

Obrigado

Boas,

Tenho uma câmara Tapo que já esteve conectada ao meu router. Quando desliguei o router por ausência prolongada a câmara perdeu (óbvio) a ligação e agora não consigo conectá-la.

Pede para verificar se o modo de encriptação do wi-fi do router não é WPA3-only.

 

Alguém pode ajudar?

Pois é verdade, o router não tem WPA3.
O meu problema foi quanto a NOS inseriu e activou a rede 5G. Agora que activei também o WPA2 a coisa já funciona.

Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Lupor.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa Tarde. 
Foi-me instalado hoje um novo router, no entanto ao tentar ligar uma câmara TAPO (que funcionava perfeitamente com o anterior router) aparece-me exatamente a mesma informação aqui do topico: 
“Verificar se o modo de encriptação do wi-fi do router não é WPA3-only.”
Através da https://nosnet.pt/wifi/advanced-configuration só me deixa selecionar WPA2 ou OPEN. 
Como não percebo nada disto venho pedir a vossa ajuda. 
Obrigada

Reputação 7
Crachá +2

Boa Tarde. 
Foi-me instalado hoje um novo router, no entanto ao tentar ligar uma câmara TAPO (que funcionava perfeitamente com o anterior router) aparece-me exatamente a mesma informação aqui do topico: 
“Verificar se o modo de encriptação do wi-fi do router não é WPA3-only.”
Através da https://nosnet.pt/wifi/advanced-configuration só me deixa selecionar WPA2 ou OPEN. 
Como não percebo nada disto venho pedir a vossa ajuda. 
Obrigada

Tente mudar para as várias opções e veja se alguma funciona.

O utilizador acima indicou que funcionou.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Joana Maciel Fernandes Lopes,

Agradecemos a sua mensagem. O @Guimas partilhou uma boa ajuda.

O router permite modos de ligação WPA e WPA2, sugerimos que teste um destes modos, através da página nosnet.pt e confirme se o erro se mantém.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia. 
A alteração na página nosnet só me permite a opção WPA2 e OPEN (utilizei um computador com ligação por cabo ao router)
Com a opção OPEN consigo ligar a câmara no entanto na opção WPA2 não. 
(já verifiquei várias vezes se estava a colocar a palavra pass correta). 
Aquando do agendamento para a instalação do novo router a senhora do atendimento questionou-me se eu tinha alguma ligação VPN - eu disse que não mas não sei até que ponto isso tem alguma influencia no tipo de router que me trouxeram. 
Obrigada

 

 

@João H. como posso obter ajuda? 

Reputação 7
Crachá +2

 

@João H. como posso obter ajuda? 

16991 - pc medic (0,45€/minuto).

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Joana Maciel Fernandes Lopes,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Guimas partilhou uma boa recomendação.

Para questões relacionadas com micro informática e equipamento próprios sugerimos o contacto com os nossos parceitos informáticos da PC Medic.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia. 
Obrigada pelo contacto @Guimas .
No entanto acho extremamente descabido eu ter de pagar pelo serviço. Sim 0,45/min é pagar.
Então eu tinha um serviço operacional, renovo contrato, e sem eu pedir nada, substituem-me o router.

Com o novo router deixo de ter esse serviço operacional e caso o queira ter operacional novamente preciso de contratar serviço “externo” pago por mim?
A solução passa por me devolverem o router antigo e o problema fica resolvido. 

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia. 
Obrigada pelo contacto @Guimas .
No entanto acho extremamente descabido eu ter de pagar pelo serviço. Sim 0,45/min é pagar.
Então eu tinha um serviço operacional, renovo contrato, e sem eu pedir nada, substituem-me o router.

Com o novo router deixo de ter esse serviço operacional e caso o queira ter operacional novamente preciso de contratar serviço “externo” pago por mim?
A solução passa por me devolverem o router antigo e o problema fica resolvido. 

Dado ser um problema com algo fora do serviço da NOS tem que falar com alguém que perceba. Se tiver algum amigo com mais conhecimento de informática era ideal, caso contrário tem aquele número.

Reputação 7

 

@João H. como posso obter ajuda? 

 

Boa tarde @Joana Maciel Fernandes Lopes,

A diferença entre o WPA2 e o WPA3 reside principalmente nas melhorias de segurança e proteção contra ataques cibernéticos. Vamos destacar as principais diferenças entre estes protocolos de segurança para redes sem fios:

  1. Autenticação de Dispositivos: O WPA2 utiliza um método de autenticação denominado PSK (Pre-Shared Key), onde todos os dispositivos ligados à rede partilham a mesma chave de acesso. Por sua vez, o WPA3 introduziu um novo método chamado SAE (Simultaneous Authentication of Equals), que protege a autenticação dos dispositivos, mesmo se a chave de acesso for comprometida.

  2. Segurança da Autenticação: O WPA3 melhorou a segurança da autenticação, tornando mais difícil para os hackers realizarem ataques de força bruta ou adivinharem palavras-passe. Além disso, fornece proteção contra ataques de dicionário ao utilizar algoritmos de criptografia mais robustos.

  3. Criptografia Individualizada: O WPA3 oferece criptografia individualizada, o que significa que cada dispositivo ligado à rede possui a sua própria chave de criptografia. Isto ajuda a proteger os dados em trânsito e dificulta que um dispositivo comprometido afete a segurança dos demais.

  4. Proteção contra Ataques de Adivinhação: O WPA3 inclui proteção contra ataques de adivinhação (brute force) em redes com palavras-passe fracas. Se ocorrerem múltiplas tentativas de autenticação sem sucesso, o WPA3 pode impor um atraso entre as tentativas para desencorajar estes ataques.

  5. Maior Segurança Pública: O WPA3 introduziu uma opção de autenticação pública, que oferece maior segurança em redes Wi-Fi públicas. Esta opção protege os utilizadores contra possíveis ataques de intermediários maliciosos.

Em suma, o WPA3 apresenta melhorias significativas em termos de segurança, autenticação e proteção contra ataques cibernéticos quando comparado ao WPA2. No entanto, é importante salientar que a adoção do WPA3 depende da compatibilidade dos dispositivos e do suporte fornecido pelos routers e pontos de acesso sem fios.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Bom dia. 
Obrigada pelo contacto @Guimas .
No entanto acho extremamente descabido eu ter de pagar pelo serviço. Sim 0,45/min é pagar.
Então eu tinha um serviço operacional, renovo contrato, e sem eu pedir nada, substituem-me o router.

Com o novo router deixo de ter esse serviço operacional e caso o queira ter operacional novamente preciso de contratar serviço “externo” pago por mim?
A solução passa por me devolverem o router antigo e o problema fica resolvido. 

Dado ser um problema com algo fora do serviço da NOS tem que falar com alguém que perceba. Se tiver algum amigo com mais conhecimento de informática era ideal, caso contrário tem aquele número.

Surgindo o problema directamente da troca do router da NOS eu diria que a NOS tem obrigação de trocar pelo antigo. 

Pelo menos o router WIFI6 suporta WPA3, não sei quanto aos outros.

Olá
Tenho exatamente o mesmo problema.

Ja fiz tudo o que este forum referiu e mantem-se tudo igual.

Nao consigo ligar a camara. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Sergio Miguel, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Diga-nos, por favor, qual o Router que tem instalado. 
Obrigado

Bom dia Mário,

Aqui vai

 

Bom dia. 

O meu problema foi resolvido mas depois esqueci -me de vir dar aqui o meu feedback. 

Contactei o apoio da NOS e ao falar com o apoio técnico disseram-me exatamente o que me foi dito aqui que teria de contactar esse serviço externo. 

No entanto passado um dia ou dois fui contactada para saber se estava satisfeita com o serviço (tinha trocado de serviço e realizado novo contrato) e expliquei a situação, a pessoa em causa passou ao apoio técnico que se prontificou a ajudar (desta vez não me mandaram ligar para ninguém externo). 

Colocaram-me então ativa a opção WPA e ficou essa selecionada e depois de ter reiniciado novamente a câmara e ligado a internet ela voltou a dar. 

No meu caso era mesmo esse o problema e era tão simples de resolver. 

Reputação 7

Boa tarde @Joana Maciel Fernandes Lopes,

Obrigado pela partilha com a comunidade.

Reputação 7
Crachá +6

@Sergio Miguel, diga-nos, por favor, se está a configurar o router em NOS Net ou na página interna do próprio equipamento. 
Obrigado

Comentário