Header
Pergunta

Router oficial NOS ZTE MF286R erradamente não faz separação entre a rede GUEST e PRINCIPAL


Reputação 2

 

Infelizmente deparo-me uma regra básica de segurança que não é respeitada por a NOS.

 

Sou cliente DTH e tenho um router oficial da NOS, com firmware da NOS  da marca ZTE, modelo MF286R.

Tenho uma rede bastante simples pelo que nunca foi necessário mudar nada nas configurações deste ZTE MF286R.

Hoje tive necessidade de activar a rede GUEST por uma questão segurança, até seguindo os vossos próprios conselhos, Tiago C. em

Fui então activar essa rede GUEST, atribuí SSID e PASS diferentes da rede principal.

 

Qual não é o meu espanto quando verifico que os IP atribuídos aos equipamentos da rede GUEST estão na mesma gama que da PRINCIPAL e que os equipamentos da rede GUEST tem acesso a todos os equipamentos da rede PRINCIPAL???

 

Telefonei então para o 16990 e confirmam que está tudo bem com o equipamento e que está  tudo configurado correctamente.

Disseram-me para telefonar para 16991, sugiro para transferir chamada, informam que não podem.

Intrigado apercebo-me que me estão a mandar telefonar para uma linha de assistência a pagar.

Por 3 vezes telefono, e o 16990 por 3 vezes mandam-me telefonar para o 16991???

Enviarem o cliente para o 16991 não é erro é norma da NOS!

 

Ou seja é equipamento oficial NOS e a NOS diz ao cliente que tem de pagar para que o equipamento seja reposto em condições de segurança básicas as quais não foram acauteladas pela própria NOS quando desenvolveu o software interno deste router.

 

Por outras palavras paguei um bilhete para ir de autocarro e agora estão a exigir que eu pague a reparação da porta  do autocarro que ficou avariado por erro do condutor.

 

Mas que bodega de assistência técnica é que a NOS está a dar???

Como é que NOS cria algo em que atribui as mesmas credenciais à rede GUEST e PRINCIPAL sem fazer distinção entre elas?

 

Porque razão tenho que pagar para reparar um erro que não é meu?

 

Se alguém souber de como separar as redes GUEST / PRINCIPAL neste router NOS que dê uma ajuda, eu agradeço!

(TELNET e ou etc.)

 

 

Cumprimentos

 


11 Comentários

Reputação 7

Boa noite @Alexandre CAEIRO,

 

Embora não tenha essa informação especifica, partilho consigo a resposta do ChatGPT 😊

 

To set up your router with two different SSIDs and ensure that devices connected to each SSID cannot access devices connected to the other SSID, you will need to set up separate wireless networks and assign different IP addresses to each network.

Here are the general steps to follow:

  1. Log in to your router's administration panel using your web browser. You will need to know your router's IP address, username, and password. You can usually find this information in the router's manual or by searching online for the default login credentials.

  2. Once you are logged in, navigate to the wireless settings page. Look for an option that allows you to set up multiple wireless networks or SSIDs. Depending on your router model, this option may be located under a "Wireless Settings" or "Advanced Settings" menu.

  3. Create your first wireless network by setting up a new SSID and password. Make sure to choose a different name and password than your existing wireless network. You may also need to select a different security type, such as WPA2-PSK.

  4. Once you have created your first wireless network, repeat the process to create a second network with a different SSID and password. Make sure to select a different security type as well.

  5. Now you need to set up separate IP address ranges for each network. Go to the LAN settings page and assign a different IP address range to each network. For example, you can assign 192.168.1.1 to your first network and 192.168.2.1 to your second network.

  6. Finally, enable guest network isolation or client isolation to ensure that devices connected to one SSID cannot access devices connected to the other SSID. This option is usually found under the wireless settings menu. Make sure to enable this option for both of your wireless networks.

Once you have completed these steps, your router should be set up with two different SSIDs, and devices connected to each SSID should not be able to access devices connected to the other SSID.

 

Obrigado

 

 

Reputação 7
Crachá +2

O apoio técnico em questões relativas a ips/questoes tecnicas .. podes esquecer. É tudo reencaminhado para ligares á pcmedic.

Reputação 2

 

O problema não é dos meus equipamentos!

Eles ligam-se à rede PRINCIPAL com os IP’s atribuidos pelo router da NOS.

Eu só indico o SSID do WIFI e Pass (PRINCIPAL), esses equipamentos terminais  ficam na gama 192.168.1.x

 

Para os meus convidados não devo dar acesso à minha rede por uma questão de segurança, virus e etc,

 

Havendo uma segunda rede no router GUEST activada.

Indico aos convidados o SSID e Pass do  WIFI GUEST que difere  da PRINCIPAL, obvio...

Mas este router ZTE com firmware modificada por a NOS atribui a mesma gama  192.168.1.x

 

Ou seja não separa coisa nenhuma!

 

Não existe qualquer segurança neste router entre a rede GUEST e a PRINCIPAL.

 

Qualquer outro router no mundo atribui automaticamente outra gama no GUEST, é uma coisa básica…

 

Nas configurações não existe a possibilidade de escolher ou mudar a gama de IP da rede Guest.

 

Portanto é uma deficiência do equipamento da NOS.

 

Sendo da responsabilidade da NOS!

Se o apoio técnico não consegue compreender isto é porque são incompetentes!

Deveriam ter mais conhecimentos dos equipamentos que são incutidos ao cliente.

 

Enviar o cliente para o PCMEDIC para ser o cliente a pagar por falta de competência do apoio ou porque não sabem desenvolver um software correctamente parece vicioso...

 

Vendo bem as coisas se calhar até fazem estas modificações de propósito para ganharem dinheiro de forma FRAUDELENTA!

 

Da mesma maneira que quando dizem para ligar para o 16991 e não dizem que esse numero tem custos, estão a cometer um acto mafioso...

 

 

 

 

 

 

Reputação 7

Parece que terá de ter permissões de admin para alterar os ips atribuídos na outra SSID.

 

É um caso insólito atribuir ips asim, para evitar interpretações erradas sugiro que coloque aqui um screenshot para que não restem dúvidas.

 

Obrigado

Reputação 2

 

 Eu entro com a permissão de Admin que estão na etiqueta do router.

 

A NOS não me indica as outras.

Só sabem dizer ligue 16991...

 

Talvez não seja insólito vinda da parte da NOS!

Pense nisso também...

 

Porque... não tenha dúvidas que isto é mesmo como estou a contar.

 

Já fiz restauração de fábrica pelo GUI e reset pelo hardware…

Nem isso foi sugerido pelo SAC.

 

 

 

 

Reputação 7

Bom dia @Alexandre CAEIRO,

 

Tem uma certa lógica restringirem o acesso à maioria dos utilizadores, caso contrário, haveria com certeza muitos problemas.

Tenho a certeza que encontra o login de fábrica desse router.

 

Obrigado

Reputação 2

Lógica!

O problema é mesmo esse não tem lógica nenhuma a NOS desenvolver algo que não segue os princípio básico de separar a rede guest da rede principal e pedir ao cliente para pagar a resolução…

 

Agradeço que não se desviem do tema, SFF!

 

Continuo â espera de uma dica viável.

Dicas da "treta" não são solução.

Obrigado 

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Alexandre CAEIRO,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema. Vamos ajudar a analisar este tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 2

Junto aqui algumas imagens…

De notar que o equipamento 1  Desktop está ligado pelo WIFI da rede Principal e o equipamento 2 com o nome de SF está ligado ao WIFI do Guest, ambos estão na mesma gama de IP, o que não deveria acontecer e embora tenha escolhido a opção dos aparelhos serem isolados um dos outros, continuam visivéis tanto por um como pelo outro…

 

 

Reputação 2

Bom dia,

 

Felizmente a NOS começou a compreender o problema…

 

Já houve então um despiste técnico da PCMedic, sem custos.

 

Foi confirmado o meu diagnóstico.

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Excelente, @Alexandre CAEIRO
Agradecemos a sua ajuda, cooperação e partilha. 

Sim, a PC Medic apenas tem custos caso não haja uma relatório que refira dificuldades com o serviço NOS. 

Obrigado

Comentário