Infelizmente deparo-me uma regra básica de segurança que não é respeitada por a NOS.
Sou cliente DTH e tenho um router oficial da NOS, com firmware da NOS da marca ZTE, modelo MF286R.
Tenho uma rede bastante simples pelo que nunca foi necessário mudar nada nas configurações deste ZTE MF286R.
Hoje tive necessidade de activar a rede GUEST por uma questão segurança, até seguindo os vossos próprios conselhos, Tiago C. em
Fui então activar essa rede GUEST, atribuí SSID e PASS diferentes da rede principal.
Qual não é o meu espanto quando verifico que os IP atribuídos aos equipamentos da rede GUEST estão na mesma gama que da PRINCIPAL e que os equipamentos da rede GUEST tem acesso a todos os equipamentos da rede PRINCIPAL???
Telefonei então para o 16990 e confirmam que está tudo bem com o equipamento e que está tudo configurado correctamente.
Disseram-me para telefonar para 16991, sugiro para transferir chamada, informam que não podem.
Intrigado apercebo-me que me estão a mandar telefonar para uma linha de assistência a pagar.
Por 3 vezes telefono, e o 16990 por 3 vezes mandam-me telefonar para o 16991???
Enviarem o cliente para o 16991 não é erro é norma da NOS!
Ou seja é equipamento oficial NOS e a NOS diz ao cliente que tem de pagar para que o equipamento seja reposto em condições de segurança básicas as quais não foram acauteladas pela própria NOS quando desenvolveu o software interno deste router.
Por outras palavras paguei um bilhete para ir de autocarro e agora estão a exigir que eu pague a reparação da porta do autocarro que ficou avariado por erro do condutor.
Mas que bodega de assistência técnica é que a NOS está a dar???
Como é que NOS cria algo em que atribui as mesmas credenciais à rede GUEST e PRINCIPAL sem fazer distinção entre elas?
Porque razão tenho que pagar para reparar um erro que não é meu?
Se alguém souber de como separar as redes GUEST / PRINCIPAL neste router NOS que dê uma ajuda, eu agradeço!
(TELNET e ou etc.)
Cumprimentos