Skip to main content
Header
Pergunta

router

• February 18, 2026
  • 4 comentários
  • 16 visualizações

Assunto: Reclamação por Incumprimento Contratual – Velocidade de Internet

Exmos. Srs.,

Venho por este meio formalizar uma reclamação relativa ao serviço de internet associado ao contrato c*********

Apesar de ter contratado um pacote com velocidade de 1 Gbps, as medições efetuadas demonstram que o serviço não ultrapassa os 500 Mbps, o que representa uma quebra clara das condições acordadas.

Realizei os testes de diagnóstico através da plataforma oficial NET.mede da ANACOM, utilizando uma ligação via cabo Ethernet para garantir a precisão dos resultados. O relatório gerado confirma que a velocidade fornecida é metade da contratada.

Solicito a correção imediata desta situação técnica ou, caso não seja possível garantir a velocidade contratada, a renegociação do valor da mensalidade ou a rescisão do contrato por justa causa, sem qualquer penalização, conforme previsto na lei.

Fico a aguardar uma resposta no prazo legal de 15 dias úteis.

Com os melhores cumprimentos,

4 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 18, 2026

Boa tarde ​@Peixe 1974, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais. Sugerimos que não os partilhe publicamente para se proteger.

Lamentamos a situação que descreve. Para podermos ajudar, sugerimos que use a funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico inteligente do seu serviço de internet fixa, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. Saiba como em:

Após fazê-lo partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigada

• Autor
  • Byte
  • February 18, 2026

O técnico esteve em minha casa e verificou que o Router 5.0 não garante a performance de 1 Gbps contratada. Solicito a troca gratuita pelo Giga Router Wi-Fi 6, conforme indicação técnica, para que possa usufruir da velocidade do meu pacote."

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • February 18, 2026

O técnico esteve em minha casa e verificou que o Router 5.0 não garante a performance de 1 Gbps contratada. Solicito a troca gratuita pelo Giga Router Wi-Fi 6, conforme indicação técnica, para que possa usufruir da velocidade do meu pacote."

Todos os routers 5.0  suportam velocidade até 1 Gbps. Isso foi o técnico a descartar-se.

Primeiro faça um reset de fábrica ao router. Depois teste com outro cabo de rede CAT 5E ou superior, por vezes pode ser problema do cabo.

Teste também com um equipamento wi-fi ligado à rede 5Ghz para ver se por wi-fi está a receber valores superiores, é uma boa maneira de despistar.

um bem haja 

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • February 18, 2026

Boa noite, no recibo que o técnico deixou está anotado o que descreve? Se sim ligue para o apoio e exija a troca .