Skip to main content
Header
Resposta

Router 5.0 v2 não garante velocidade contratada

• September 25, 2025
  • 11 comentários
  • 88 visualizações

Renovei faz 2 dias a minha fidelização com a NOS, tendo usufruído da passagem da velocidade da Internet Fixa de 500MB para 1Gbps.

Falei sobre o router, tendo sido garantido que o mesmo conseguiria fornecer essa velocidade. Mas tal não se verifica, no anterior plano tinha em Wifi 490Mb até uns 510MB, agora tenho entre 530MB/550MB.

Plano anterior - 500MB em cabo e em Wifi

Plano atual - 1Gb em cabo e ficou igual em Wifi

Não faz sentido manter o router, mesmo que digam que ele é compatível com 1Gb, ele não oferece diferença relativa no serviço, apenas se estiver com um cabo de rede ligado, mas da mesma forma que quando tenha 500MB não precisava de estar ligado por cabo para ter a velocidade contratada, penso que agora será igual.

Existindo um router mais recente que, segundo a informação no vosso site, garante velocidade próxima do 1Gb, gostaria de solicitar a alteração do mesmo.

Melhor resposta por Pedro87Gomes

Boa Tarde,

Após contacto com a provedoria foi providenciada a troca de router para um Wifi 6 e tudo resolvido. 1Gps no Wifi e no cabo. Como tal, fica confirmado que mais de 500 Mb/s em Wireless só com router Wifi 6. Todos os modelos mais antigos são compatíveis com a rede (obviamente), mas não conseguem efetivamente oferecer a velocidade de 1Gps contratada. 

Quem tiver este problema, não precisa de pensar muito, é contactar a NOS e negociar a troca de router. Mas só se tiverem 1Gps, se for 500 Mbs ou menos os routers 5.0 são suficientes.

Obrigado pelas respostas e tentativas se ajuda.

Pedro Gomes 

11 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 25, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Pedro87Gomes.

Por favor, detalhe-nos em que equipamentos realizou o teste.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • September 25, 2025

Num pc portátil por lan onde ficou com 940MB/s (totalmente dentro do normal) e no mesmo PC em Wifi não passa dos 480MB/s estando a 1 metro do router. O mesmo pc tinha esta velocidade com o plano anterior, daí dizer que nada altera de 500MB para 1Gb. Testei também o Wifi no meu telemóvel (Samsung S21 Ultra) onde mal passa dos 520MB/s. Sendo que este telefone já tem acesso ao wifi6 não se trata de limitação de hardware receptor, mas sim do hardware emissor do sinal (router). 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 25, 2025

Agradecemos o seu testemunho ​@Pedro87Gomes.

Tem repetidores de sinal ligados ao router? 

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router, através do botão de reset e teste novamente, por favor.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • September 25, 2025

Boa Noite,

Após o reset até ficou ligeiramente mais lento, mas também pode ser da hora, de noite normalmente fica uns 20MB/s mais lento. Fiquei com 470MB/s aproximadamente. Portanto, de forma simples, ficou tudo na mesma. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 25, 2025

Se tem os 900mbps por cabo não vale a pena fazer mais nada. A velocidade está entregue e o wifi é o expectável. Acho que passar para o 6.0 tem custo de aluguer

• Autor
  • Kilobyte
  • September 25, 2025

Então, mas quando tinha 500MB/s ele conseguia debitar essa mesma velocidade aproximadamente em WiFi, agora que passa para 1 Gb/s, fica na mesma e isso “é o expectável”?!

Então para que foi feito o upgrade?!

Visto estar ainda nos 2 primeiros dias do novo contrato, e tendo 14 dias para o anular (segundo o ponto 6 do contrato), irei contactar a provedoria, e caso não me resolvam o problema, fica menos um cliente na NOS.

Fazer um upgrade e não usufruir do mesmo, para mim, está muito longe daquilo que é expectável como cliente.

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • September 25, 2025

Boa noite, por razões que desconheço, o Wi-Fi não passa, mais ou menos, da metade da velocidade contratada. Todas as pesquisas que fiz não me apresentaram nenhuma razão válida para isto ou alguma solução. Pelo que não vejo razão para mudar já que tem a metade do contratado.

• Autor
  • Kilobyte
  • September 26, 2025

Boa noite, não sei onde foi buscar essa informação de em wifi só ter metade da velocidade contratada. Já tive em 2015 200 mb/s e era essa a velocidade que tinha em wifi (obviamente próximo do router), passei depois para os 500 Mb e era isso que eu tinha na sala onde esta o router até à uns 4 dias atrás. Sempre tive aquilo que era e é suposto ter. Agora passo para 1GB para ficar exatamente com a mesma velocidade que tinha com 500 mb/s não faz sentido. O router 5.0 v2 não tem mais de 80 mhz, como tal não é capaz de debitar aquilo que está a ser comercializado (a correr bem poderá chegar aos 650/700 MB/s). O router 6.0 tem os 160 mhz que permite, ai sim, atingir e fornecer o serviço que está contratualizado. Sou cliente desde 2013 e é a primeira vez que isto me acontece.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 26, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Pedro87Gomes e testemunhos da comunidade. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • Resposta
  • October 5, 2025

Boa Tarde,

Após contacto com a provedoria foi providenciada a troca de router para um Wifi 6 e tudo resolvido. 1Gps no Wifi e no cabo. Como tal, fica confirmado que mais de 500 Mb/s em Wireless só com router Wifi 6. Todos os modelos mais antigos são compatíveis com a rede (obviamente), mas não conseguem efetivamente oferecer a velocidade de 1Gps contratada. 

Quem tiver este problema, não precisa de pensar muito, é contactar a NOS e negociar a troca de router. Mas só se tiverem 1Gps, se for 500 Mbs ou menos os routers 5.0 são suficientes.

Obrigado pelas respostas e tentativas se ajuda.

Pedro Gomes 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 5, 2025

Agradecemos o seu feedback, ​@Pedro87Gomes 

Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado,