Header

Rede 5ghz muito instável..


Boa Tarde,

 

Ultimamente os meus equipamentos que usam rede 5ghz andam muito instáveis, tento alterar os canais através do panel do router mas não resolve nada, tento desconectar todos os aparelhos e so deixar o principal ligado a essa rede mas continua sempre com latências a oscilar dos 30/40ms para 150/300ms .. Acho que já tentei de tudo de um pouco neste Router 5.0 (o Redondo) mas sinceramente é so problemas que venho a ter com o mesmo desde da impossibilidade de abrir 2 portas iguais mas com protocolos diferentes (TCP E UDP) e agora este problema da latência da rede 5ghz.. Tento pedir ajuda ao suporte técnico mas o que eles fazem é apenas trocar os canais algo que NUNCA resolve o problema…

 

(Os equipamentos estão sempre ligados a frente do router para não haver problemas de ligação mas nada resolve)

 

Alguém me pode ajudar neste meu problema já que não consigo pedir troca de router porque o suporte técnico quer me cobrar uma taxa adicional na minha fatura para a troca do mesmo?...


28 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Tem extensores/powerlines que possa influenciar?

Já fez um reset de fábrica?

Acontece em todos os equipamentos?

Na 2,4ghz também deverá acontecer o mesmo.

Tem extensores/powerlines que possa influenciar?

Já fez um reset de fábrica?

Acontece em todos os equipamentos?

Na 2,4ghz também deverá acontecer o mesmo.

Não tenho nenhum extensores/powerlink ou repetidores em casa, acerca da rede 2.4ghz não tenho nenhum problema e também é meio instável a minha ligação com outros aparelhos nesta rede 5ghz. Vou tentar fazer o reset de fabrica para ver se noto alguma diferença na rede.

Update: Parece que a a largura de banda a 40mhz no sinal de 5ghz é MUITO mais estável do que a 80mhz, noto que ainda de vez em quando a minha latência sobe mas não tao comum quanto a instabilidade da 5ghz em 80mhz. O problema nisto tudo é que a minha velocidade de 300/400mbps de download (de 500mbps que tenho de contrato) foi reduzido para metade com a alteração de 80 para 40mhz (Apenas tenho velocidades entre 90 até 150mbps de download em média) Será algum problema no meu router?

Reputação 7
Crachá +2

Update: Parece que a a largura de banda a 40mhz no sinal de 5ghz é MUITO mais estável do que a 80mhz, noto que ainda de vez em quando a minha latência sobe mas não tao comum quanto a instabilidade da 5ghz em 80mhz. O problema nisto tudo é que a minha velocidade de 300/400mbps de download (de 500mbps que tenho de contrato) foi reduzido para metade com a alteração de 80 para 40mhz (Apenas tenho velocidades entre 90 até 150mbps de download em média) Será algum problema no meu router?


Eu diria que não.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @DarkWarrior,

O @Guimas deu uma boa ajuda.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos verificar a situação.

Obrigada

Bom dia.

Tenho exatamente o mesmo problema, qual foi a solução?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tdsrodrigues,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, qual a dificuldade que está a experienciar na utilização do serviço.

Obrigado

Boa tarde @João H.

Exatamente o que o Dark Warrior refere nos posts acima.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tdsrodrigues,

Agradecemos a sua mensagem. 
Pelo que verificamos a solução partilhada pelo @DarkWarrior passou por alterar a frequência de propagação do sinal Wi-Fi.

Pode realizar todas as configurações através de nosnet.pt ou através da App NOS NET.

Caso tenha alguma outra questão, por favor, partilhe connosco.

Obrigado

Viva @João H. 

Sim eu vi, mas o Dark Warrior também refere que a velocidade de download reduziu substancialmente.

Estava à procura “da” solução, porque este workaround parece-me ter um efeito negativo.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tdsrodrigues,

Agradecemos o seu testemunho.

Para que melhor possamos compreender esta situação, pedimos que nos descreva o que está a acontecer e em que tipo de equipamentos.

Sugerimos ainda que realize um teste de velocidade aqui e partilhe connosco o resultado.

Obrigado

 

Bom dia @João H. 
O que acontece é que a rede 5ghz cai esporadicamente, recuperando depois de 5/10m. Acontece várias vezes durante o dia. Já testei com diferentes equipamentos, a várias distâncias. O router é o power router 4. 
Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tdsrodrigues,

Agradecemos a sua mensagem.

Tem equipamentos acessórios de Wi-Fi ligados na sua rede, como repeaters ou access points? 

Sugerimos que faça um reset ao router e teste novamente a rede. 

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

Não tenho repeaters ou access points ligados, apenas o router.

Já fiz um reset ao router antes de vir ao fórum.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o seu testemunho @tdsrodrigues.

Detalhe-nos, por favor, o que ocorre. Os equipamentos perdem a ligação à rede 5GHz, ou continuam com a ligação contudo sem acesso à internet? 

Obrigado

@João H. a rede 5Ghz desaparece das redes wireless disponíveis.

Os equipamentos perdem a ligação e revertem para a rede 2.4Ghz.

Depois de uns minutos, a rede 5Ghz reaparece e já é possível reconectar os dispositivos (sejam eles quais forem).

Isto ocorre várias vezes ao dia.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @tdsrodrigues 

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Reputação 7

@João H. a rede 5Ghz desaparece das redes wireless disponíveis.

Os equipamentos perdem a ligação e revertem para a rede 2.4Ghz.

Depois de uns minutos, a rede 5Ghz reaparece e já é possível reconectar os dispositivos (sejam eles quais forem).

Isto ocorre várias vezes ao dia.

 

Boa tarde @tdsrodrigues,

É possível que existam interferências, pode sempre desativar se a de 2,4Ghz é suficiente.

Obrigado

Bom dia. Desativar a 5ghz significa que não iria usufruir da velocidade em Wi-Fi. Estou a tentar resolver por mensagen privada.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @tdsrodrigues
Confirmamos a recepção da sua mensagem privada, vamos analisá-la o mais rápido que nos for possível. 

Recordamos que consegue atingir velocidades bastante superiores através da rede 5GHz, e para longe do router tem uma experiência de um alcance superior na rede 2,4GHz. 
Obrigado

Viva @Mário P. , obrigado pela resposta.

Sim, é verdade, a questão é que nem consigo usar a rede 5Ghz de forma consistente.

Agradeço a melhor atenção sobre o assunto. Convém depois divulgar a resolução aqui no tópico, para que outros utilizadores possam ver.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Vamos verificar a situação e ajudá-lo, @tdsrodrigues

Obrigado

Boa noite a todos.

Deixo a nota de que, neste momento, a rede 5Ghz está a funcionar muito melhor.

Após contacto com o suporte da NOS, a questão ficou resolvida com uma atualização remota do software do router.

Fica a resolução para quem precisar.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tdsrodrigues,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Estou com um problema igual. Como me podem fazer o update?

Comentário