Skip to main content
Header

Reclamação por incumprimento de prazo de instalação e avaria técnica

Olá,

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente à instalação do serviço na minha nova morada.

Após a mudança de casa, agendei uma visita técnica para instalação dos equipamentos. Os técnicos deslocaram-se no dia 13 de abril, mas não conseguiram concluir a instalação devido a uma avaria nos equipamentos da NOS existentes no prédio.

Na altura, foi-me indicado que a situação seria resolvida no prazo de cerca de uma semana, sendo que, habitualmente, este tipo de avaria é resolvido em 2 a 3 dias.

No dia 17 de abril, voltei a contactar a NOS para obter esclarecimentos. Foi-me comunicado que o problema estaria resolvido, tendo sido agendada nova visita técnica para o mesmo dia. No entanto, o técnico voltou a não conseguir proceder à instalação pelo mesmo motivo, informando que a avaria no prédio permanecia por resolver.

Esta situação demonstra um incumprimento na prestação do serviço, nomeadamente no que respeita à resolução de avarias. De acordo com as condições contratuais, a NOS compromete-se a proceder à reposição de avarias no prazo máximo de 48 horas úteis após o seu conhecimento.

Assim, solicito a resolução urgente desta situação, com a maior brevidade possível.

Caso a situação não seja regularizada num prazo razoável, verei-me obrigado a considerar o contrato incumprido por parte da NOS e a exercer o meu direito de rescisão sem qualquer penalização.

Saliento ainda que necessito do serviço de internet para fins profissionais, sendo esta situação particularmente prejudicial.

Aguardo uma resolução célere. Posso enviar os dados por mensagem privada.

Com os melhores cumprimentos,
Igor

9 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 18, 2026

Boa tarde, ​@Igor Kirichenko 

Lamentamos os inconvenientes que está a verificar por este motivo.

Como a questão está identificada, vai ser acompanhada por uma equipa especializada que vai trabalhar para resolver a situação com a maior brevidade possível.

Obrigada pela sua compreensão.

Bom dia, ​@Rafaela F. 

Voltei a contactar a linha de apoio técnico da NOS e foi-me indicado que a situação passou a ser tratada como uma nova instalação, com previsão apenas para o dia 2 de maio.

No entanto, tendo já ocorrido duas deslocações técnicas sem sucesso devido a uma avaria na infraestrutura do prédio, solicito a vossa confirmação de que se trata efetivamente de uma nova instalação e não de uma falha técnica ainda por resolver.

Gostaria também de saber se existe alguma possibilidade de antecipar a resolução desta situação, uma vez que continuo sem serviço por motivos que não me são imputáveis.

Agradeço a vossa verificação e uma solução com a maior brevidade possível.

Obrigado.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 20, 2026

Bom dia ​@Igor Kirichenko,

Segundo as Condições Gerais Para Prestação de Serviço de Comunicações Eletrónicas e Serviços Conexos está estabelecido o seguinte:

6. NÍVEIS PARA A LIGAÇÃO E REPOSIÇÃO DO SERVIÇO

Para os efeitos do disposto nas cláusulas 8.2. e 8.4. das Condições Gerais, a NOS assegura os seguintes níveis de qualidade de serviço:.
 a) tempo máximo para a ativação inicial do Serviço: 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data da Disponibilização Comercial do Serviço, nos termos definidos na cláusula 2. acima. 

Espero ter ajudado. 

Obrigado. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 20, 2026

Bom dia ​@Igor Kirichenko,

Lamentamos sinceramente a situação que descreve.

Pelo que compreendemos do que nos indicou, trata-se de uma avaria de exteriores. Situações que requerem manutenção exterior podem ter tempos de resolução superiores ao desejado.
Existem vários fatores que podem influenciar a demora na resolução deste tipo de avaria, como condições meteorológicas, necessidades de policiamento ou licenciamento específico junto com os detentores de infraestruturas, entre outros.

Garantimos que a máxima importância é dada a este género de situações, sendo o prazo transmitido uma estimativa, pelo que é necessário aguardar a sua resolução.

Por favor, partilhe connosco se mais alguma questão surgir. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

@Rafaela F. Obrigado pela resposta.

No entanto, a mesma confirma que se trata de uma avaria exterior da responsabilidade da NOS, sem indicação de prazo concreto para a sua resolução.

Neste momento, encontro-me sem serviço por um período já significativo, devido a uma falha técnica que não me é imputável.

Assim, solicito:

• um prazo concreto para resolução da avaria;
  • ou, em alternativa, confirmação de que posso proceder à rescisão do contrato sem penalização, por incumprimento na prestação do serviço.

Caso não seja apresentada uma solução ou prazo definido num curto espaço de tempo, considerarei que existe incumprimento contratual por parte da NOS.

Aguardo resposta.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 20, 2026

@Rafaela F. Obrigado pela resposta.

No entanto, a mesma confirma que se trata de uma avaria exterior da responsabilidade da NOS, sem indicação de prazo concreto para a sua resolução.

Neste momento, encontro-me sem serviço por um período já significativo, devido a uma falha técnica que não me é imputável.

Assim, solicito:

• um prazo concreto para resolução da avaria;
  • ou, em alternativa, confirmação de que posso proceder à rescisão do contrato sem penalização, por incumprimento na prestação do serviço.

Caso não seja apresentada uma solução ou prazo definido num curto espaço de tempo, considerarei que existe incumprimento contratual por parte da NOS.

Aguardo resposta.

@Igor Kirichenko como a NOS não teve qualquer despesa na instalação do serviço, basta que solicite o cancelamento do contrato.

Obrigado. 

@Jorge C 

Obrigado pela informação.

Para confirmação, podem indicar explicitamente que o cancelamento do contrato será efetuado sem qualquer penalização ou encargo associado, tendo em conta que o serviço não foi instalado nem utilizado?

Aguardo a vossa confirmação para proceder ao cancelamento.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 20, 2026

@Igor Kirichenko 

Apenas a gestão deste fórum pode esclarecer 100% sobre a penalização. 

Em relação ao pedido de cancelamento, pode ser realizado via telefone pois existem gravações. 

Pode também ser ser solicitado através da App my NOS desta forma. 

Ainda pode fazer o formalizar o pedido, online, pessoalmente numa loja ou correio:

Reúna os seguintes documentos:

• Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;

• Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação..

Os documentos podem ser:

• enviados através do formulário de email selecionado a opção Enviar documentos para cessação contratual

• entregues numa Loja NOS

• enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Em alternativa pode solicitar aos gestores da comunidade que encaminhem o seu pedido, enviando uma mensagem privada para ​@Fórum com os seguintes dados:

• O seu número de cliente NOS;

• Número de contribuinte associado ao contrato.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 20, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem  ​@Igor Kirichenko e a ajuda do ​@Jorge C sobre o tema.

Sugerimos que proceda através do pedido via my NOS. Após criação do mesmo, uma equipa NOS Irá contacta-lo e dar continuidade.

Obrigado