Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente aos problemas de velocidade e estabilidade da internet que tenho vindo a verificar há já várias semanas, bem como à forma como o meu caso tem sido tratado pelos vossos serviços de apoio.
Após diversos testes realizados por mim, concluo que o problema está relacionado com a rede Wi-Fi 2.4 GHz e também com a ligação por cabo Ethernet. Mesmo estando junto ao router, a velocidade medida através de cabo Ethernet e por wifi ronda apenas os 90 Mbps. Ao afastar-me apenas alguns metros, na mesma divisão onde se encontra o router, a velocidade diminui significativamente.
Além disso, vários equipamentos ligados por Wi-Fi apresentam frequentemente sinal forte, mas surge repetidamente a mensagem "Ligado ao Wi-Fi sem Internet", impossibilitando a utilização normal do serviço.
Durante esta semana contactei o apoio técnico através do número 16990 por duas vezes. Na primeira chamada, com duração aproximada de 30 minutos, foi-me indicado que não existiam problemas na rede e que a causa seria apenas a distância ao router. No entanto, relembro que os problemas ocorrem mesmo a poucos metros do equipamento e que as velocidades apenas atingem cerca de 90 Mbps quando estou praticamente junto ao router. Durante essa chamada foi ainda tentada a venda de soluções de extensão de cobertura, apesar de o problema aparentar estar relacionado com o próprio router. A situação terminou sem qualquer resolução.
Na segunda chamada, com duração aproximada de 45 minutos, foram realizados, novamente, diversos testes e, no final, fui informado de que deveria contactar o número 16991, uma vez que o assistente não poderia resolver a situação. Ao iniciar essa chamada, percebi que seria cobrada assistência para um problema relacionado com o funcionamento do equipamento fornecido pela NOS. Após cerca de 4 minutos sem atendimento, desliguei a chamada.
Posteriormente, recorri à aplicação NOS para efetuar os testes de diagnóstico disponibilizados. Após a conclusão dos mesmos, foi-me fornecido outro número de contacto. Liguei para esse número, realizei novamente vários testes e, após cerca de 11 minutos de conversa, a chamada foi terminada do vosso lado. Aguardei um eventual contacto de retorno, que nunca aconteceu.
Considero inadmissível a falta de resolução demonstrada perante um problema que afeta diretamente um serviço essencial pelo qual pago mensalmente. Não estou a solicitar qualquer benefício adicional, apenas o cumprimento das condições contratadas e o correto funcionamento do serviço de internet.
Refiro ainda que, numa tentativa inicial de resolver a situação, me desloquei a uma loja NOS, onde me foi indicado que o procedimento mais provável seria a substituição do router, uma vez que esse seria o equipamento potencialmente responsável pela avaria. Não esperava que a resolução de um problema aparentemente simples implicasse tantos contactos sem qualquer resultado prático.
Solicito, por isso, uma análise urgente da situação, a substituição do router caso se confirme a sua avaria e uma solução definitiva para o problema reportado.
Caso a situação continue sem resolução, serei obrigado a ponderar seriamente a mudança para outra operadora.
Com os melhores cumprimentos,