Header
Pergunta

Quebras na internet


Reputação 1

Tenho tido diversos problemas na internet ao longo do dia de hoje, aos quais a linha de apoio não deu solução.

 

Como muitos nos dias que correm, necessitei de fazer uma videochamada por questões profissionais e reparei que a ligação estava extremamente inconstante. Aí apercebi-me que estava com bastantes dificuldades a aceder ao que quer que fosse, e qualquer speedtest que eu fizesse estava extremamente inconstante, ora me dava as velocidades contratadas, ora dava velocidades mínimas. A acrescentar a isto tudo fiquei temporariamente sem telefone fixo.

 

Liguei para a linha de apoio, com os quais fiz algum troubleshooting, que não resolveu o problema. Passados 30 minutos, enquanto estava em espera, a chamada foi desligada ou caiu. Voltei a ligar, falei outros 30 minutos e depois de outros tantos ciclos a reiniciar o router, o problema parecia ter ficado resolvido, tanto no que toca a telefone como internet.

 

20 minutos depois de desligar voltei a ter o mesmo problema. Voltei a ligar, passei por mais troubleshooting e desta feita foi-me pedido que fizesse speedtest no site da NOS, o qual deu resultados dentro do contratado. Porém continuo com o mesmo problema. A ligação está extremamente inconstante. Tenho cortes em chamadas pela internet, dificuldades esporádicas e momentâneas a aceder a sites e speedtests que tanto dão valores de 200mb como 2mb. Dado que naquele preciso instante o speedtest da NOS deu resultados aceitáveis, o operador descarta qualquer responsabilidade.

 

Compreendo que, contratualmente, é possível que seja aceitável para a NOS que apenas o acesso aos seus serviços seja quanto bastante para considerarem a ligação como estando funcional. Porém tanto eu como qualquer outro cliente, contrata o serviço para aceder à internet no geral, e não apenas a um serviço NOS…

 

Dada a dificuldade em provar, que, de facto, a ligação não está como devia porque se tratam de dificuldades de acesso momentâneas e inconstantes, não consigo obviamente provar que estou a ter problemas. Tendo dito isto, alguém com uma experiência similar que me ajude sobre como abordar isto com a NOS? Algum funcionário NOS neste fórum que atenda o meu pedido e possa pedir uma avaliação do estado da minha ligação?

 

Agradeço desde já qualquer esclarecimento...


22 Comentários

@spytech , não sou funcionário da NOS.

Se quiser melhor perceber quais as causas das dificuldades, comece por verificar no seu router como estão os níveis de sinal das várias portadoras de Down/Upstream.

Reputação 1

@spytech , não sou funcionário da NOS.

Se quiser melhor perceber quais as causas das dificuldades, comece por verificar no seu router como estão os níveis de sinal das várias portadoras de Down/Upstream.

Quais são os níveis adequados? Curioso que de momento nem sequer tenho qualquer valor nos canais downstream

Reputação 7
Crachá +5

@spytech Boa noite, Algum funcionário NOS neste fórum que atenda o meu pedido e possa pedir uma avaliação do estado da minha ligação? Somente um moderador do Fórum poderá proceder a esse pedido, nessa conformidade, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS a um dos moderadores @Mário P. ou @Ana P. para que lhes seja possível endereçar a sua reclamação ao departamento competente e aguardar contacto.

@spytech , não sou funcionário da NOS.

Se quiser melhor perceber quais as causas das dificuldades, comece por verificar no seu router como estão os níveis de sinal das várias portadoras de Down/Upstream.

Quais são os níveis adequados? Curioso que de momento nem sequer tenho qualquer valor nos canais downstream

Não admira então as dificuldades que reporta…

Quando conseguir visualiza-los verifique se o down está entre -5 e +5 dBmV (ideal é zero) e o SNR superior a 35 dB.

Se não for o caso, reporte as dificuldades ao operador, por escrito, inclua a amostragem efectuada aos níveis de sinal e solicite intervenção técnica no local para reposição das normais condições de prestação dos serviços.

Reputação 1

Não admira então as dificuldades que reporta…

Quando conseguir visualiza-los verifique se o down está entre -5 e +5 dBmV (ideal é zero) e o SNR superior a 35 dB.

Se não for o caso, reporte as dificuldades ao operador, por escrito, inclua a amostragem efectuada aos níveis de sinal e solicite intervenção técnica no local para reposição das normais condições de prestação dos serviços.

Findo este tempo continua a não aparecer absolutamente informação nenhuma nos canais de downstream, isso por si só é indicador de anomalia ou visto que agora o acesso a estas informações é centralizado (Hub 4.0) há a possibilidade de estas não me estarem a ser apresentadas?

@spytech , pois… boa questão.

Os valores são determinados pelo hardware e firmware do router. O utilizador acede aos mesmos via site aminhanet. Dados para lá, dados para cá, quando podiam ser lidos localmente...Ou o equipamento não está a conseguir determinar os valores ou não os consegue transmitir?

Consegue, pelo menos, visualizar as frequências registadas, ou nem isso?

Reputação 1

Consegue, pelo menos, visualizar as frequências registadas, ou nem isso?

Para downstream todos os campos estão em branco.

Para upstream tenho 2 canais e consigo ver o seu estado, frequência e potência.

Desde há poucas horas que a situação parece estar a melhorar, os speedtests já são constantes e já consegui fazer uma chamada, porém não há um unico download que mantenha a velocidade minimamente constante de início ao fim, como de costume

@spytech , como está o sinal de upstream?

Reputação 1

@spytech , como está o sinal de upstream?

Excelente questão. O sinal esteve estável até ha cerca de pouco mais de 2 horas, até ter ficado sem serviço de internet por completo e problemas no de televisão. Foi-me dito na linha de apoio que era avaria da zona, todos os routers estavam offline. Voltei agora mesmo a ter sinal, parece-me estar estável, já fiz speedtests a bater no máximo da ligação e testei um download que teve velocidades mais ou menos dentro do expectável. Lembrei-me hoje de manhã de voltar a ligar a minha Whitebox, mas não recolheu dados suficientes para tirar uma conclusão.

Porém, continuo sem acesso ao portal centralizado da NOS (erro 1002, se não me engano, nem sequer está a carregar agora), pelo que não consigo consultar o que quer que seja. Aguardo pelo restabelecimento dos serviços na totalidade...

@spytech , excelente forma de impedir que o cliente mais informado tenha acesso às informações de qualidade do sinal…

A zona é servida por rede de distribuição HFC aérea?

Reputação 1

@spytech , excelente forma de impedir que o cliente mais informado tenha acesso às informações de qualidade do sinal…

A zona é servida por rede de distribuição HFC aérea?

Não me considero “mais informado”, mas ser cliente Netcabo/ZON/NOS há uma década permitiu-me conhecer bem o serviço e a qualidade de rede expectável.

Correcto, HFC.

E continuo sem acesso ao “aminhanet”. Sem mensagem de erro, apenas um “por favor aguarde” infinito

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @spytech.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Reputação 1

Bem-vindo ao Fórum NOS, @spytech.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Enviado, creio que está tudo a funcionar como de costume agora, porém ainda tenho algumas questões sobre o sucedido.

Reputação 1

Bom Dia, 

Desde a renovação do meu serviço em Inícios de Outubro que a minha Internet está constantemente a ir abaixo, sendo tão difícil que a minha filha não consegue ter as aulas via ZOOM perdendo completamente a aula porque a meio a internet vai a baixo. Já Desliguei várias vezes o Router mas passado algum tempo fica sempre com a luz intermitente e ali fica muito tempo até recuperar o sinal que após fica lenta a internet na mesma.

Tenho que estar a ligar os dados móveis dentro de casa. e a Box da TV fica também com o sinal intermitente .

Tenho  contratados 200megas de Internet mesmo antes desta nova renovação contratual e embora anteriormente ela fosse por vezes muito lenta  nunca tinha quebras, algo que começou de facto a ocorrer há dias a acontecer e não entendo realmente o porque desta situação estar a acorrer trazendo bastantes transtornos.

Obrigado ao Fórum se me puder ajudar mais uma vez .

 

Reputação 1

Bom Dia, 

Desde a renovação do meu serviço em Inícios de Outubro que a minha Internet está constantemente a ir abaixo, sendo tão difícil que a minha filha não consegue ter as aulas via ZOOM perdendo completamente a aula porque a meio a internet vai a baixo. Já Desliguei várias vezes o Router mas passado algum tempo fica sempre com a luz intermitente e ali fica muito tempo até recuperar o sinal que após fica lenta a internet na mesma.

Tenho que estar a ligar os dados móveis dentro de casa. e a Box da TV fica também com o sinal intermitente .

Tenho  contratados 200megas de Internet mesmo antes desta nova renovação contratual e embora anteriormente ela fosse por vezes muito lenta  nunca tinha quebras, algo que começou de facto a ocorrer há dias a acontecer e não entendo realmente o porque desta situação estar a acorrer trazendo bastantes transtornos.

Obrigado ao Fórum se me puder ajudar mais uma vez .

Reputação 7
Crachá +2

Olá @asrg,

Lamentamos a situação.

Diga-nos, por favor, está ligado por wireless?

Experimentou por cabo, para ver se acontece o mesmo?

Obrigada

Reputação 1

Olá @asrg,

Lamentamos a situação.

Diga-nos, por favor, está ligado por wireless?

Experimentou por cabo, para ver se acontece o mesmo?

Obrigada

Boa Tarde, O meu Router (4.0) simplesmente vai abaixo constantemente (fica coma luz a piscar). Fico sem TV sem internet fixa em casa, no entanto quem assiste por zoom no caso da minha filha fica sem assistir às aulas. Abrir Vídeos é para esquecer no computador ou no telemóvel, temos sempre que recorrer a dados moveis.

Sou cliente NOS há alguns anos e nunca tive este problema assim e está a tornar-se chato e inconveniente. Antes tinha a chatice da internet ser muito lenta mas não ficava sem ela.

Desde esta renovação que se tornou insustentavel a internet fixa.

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @asrg,

Lamentamos a situação.

Diga-nos, por favor, está ligado por wireless?

Experimentou por cabo, para ver se acontece o mesmo?

Obrigada

Boa Tarde, O meu Router (4.0) simplesmente vai abaixo constantemente (fica coma luz a piscar). Fico sem TV sem internet fixa em casa, no entanto quem assiste por zoom no caso da minha filha fica sem assistir às aulas. Abrir Vídeos é para esquecer no computador ou no telemóvel, temos sempre que recorrer a dados moveis.

Sou cliente NOS há alguns anos e nunca tive este problema assim e está a tornar-se chato e inconveniente. Antes tinha a chatice da internet ser muito lenta mas não ficava sem ela.

Desde esta renovação que se tornou insustentavel a internet fixa.

 


Ligue 16990 e marcam um técnico á partida. Mais rápido.

Reputação 1

Olá @asrg,

Lamentamos a situação.

Diga-nos, por favor, está ligado por wireless?

Experimentou por cabo, para ver se acontece o mesmo?

Obrigada

Boa Tarde, O meu Router (4.0) simplesmente vai abaixo constantemente (fica coma luz a piscar). Fico sem TV sem internet fixa em casa, no entanto quem assiste por zoom no caso da minha filha fica sem assistir às aulas. Abrir Vídeos é para esquecer no computador ou no telemóvel, temos sempre que recorrer a dados moveis.

Sou cliente NOS há alguns anos e nunca tive este problema assim e está a tornar-se chato e inconveniente. Antes tinha a chatice da internet ser muito lenta mas não ficava sem ela.

Desde esta renovação que se tornou insustentavel a internet fixa.

 


Ligue 16990 e marcam um técnico á partida. Mais rápido.

Boa Tarde , obrigado pela sua resposta e sim certamente terá mesmo que ser assim.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @asrg

Movemos o seu comentário para este tópico, no qual o mesmo tema se encontra a ser abordado. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. :blush:

@asrg, para que nos seja possível verificar o estado do seu equipamento, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Reputação 1

Olá @asrg

Movemos o seu comentário para este tópico, no qual o mesmo tema se encontra a ser abordado. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. :blush:

@asrg, para que nos seja possível verificar o estado do seu equipamento, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Bom Dia, Agradeço bastante a este Fórum que tanto me tem ajudado em muitas questões.

Senhora @Ana P.  ontem já falei com a NOS e a situação vai ser solucionada. 

Obrigada. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @asrg
Agradecemos o seu feedback. 

Partilhe connosco, por favor, quando a situação fique resolvida. 

Se tiver alguma questão, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Obrigado

Comentário