Skip to main content
Header
Kilobyte
January 22, 2023
Pergunta

Quebras constantes de ligação

Boa tarde

De há uns tempos para cá tenho sofrido quebras constantes de serviço.

Começa com o router a perder a ligação com o gateway. Por vezes recupera em poucos segundos. Outras vezes não recupera e o router reinicia a ligação e fico sem internet e telefone uns minutos.

A 1ª situação acontece 2 ou 3 vezes por hora (e pelos logs do router já vem a acontecer há muito tempo, talvez desde a instalação do giga router). A 2ª situação é muito mais grave e começou a acontecer mais recentemente. Está a acontecer cerca de 2 ou 3 vezes por dia mas já houve dias em que era quase de hora a hora.

Já verifiquei todos os cabos de ligação, já reiniciei os equipamentos (e desliguei tudo o que estava ligado ao router), já repus os valores de fábrica… e ainda assim o problema mantém-se. Os valores DOCSIS parecem-me corretos, mas o registo continua a mostrar inúmeros erros “root: ping to IPV4 gateway failed Gateway IP:79.168.63.254” e continuo a perder a ligação.

Sugestões? Alguém com o mesmo problema?

58 Comentários

Kilobyte
March 11, 2023

Boa tarde,

Ponto de situação: continuo a aguardar.

(...)

@José Prada, a situação foi analisada pela equipa que acompanhou a situação, de certo que o informaram em conformidade. Verificamos, no entanto, que o seu tema, registado com o número 000129476232,  ainda se encontra em tratamento pela equipa.

Obrigado

A NOS fechou este registo como resolvido a 01 de Março. E o que é que fizeram para resolver o problema? Que eu saiba, nada! Enviaram uma equipa para aumentar a capacidade do PDO? Que eu saiba, não. Pelo menos questionaram o cliente se estava resolvido? Não.

Mais uma vez, é só um desabafo… Afinal de contas, isto é um forum para partilharmos ideias, problemas e soluções. Ou não?

Cumps,

José Prada

Mário P.
Gestor da comunidade
March 11, 2023

Boa tarde @José Prada

Sim, claro. Pode expor as suas questões, duvidas e partilhar as suas experiências sejam elas ou boas. Tem uma comunidade que o ajuda de certeza como, também, tem o auxilio dos moderadores do Fórum NOS eu e o @João H. .
Verificamos que o assunto foi concluído após monitorização ao serviço em que não foram detectadas dificuldades com o serviço. Tentámos entrar em contacto mas infelizmente sem sucesso para o número que termina em “279”, não sendo possível enviámos mensagem. Confirme, por favor.

Qualquer questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 11, 2023

Não deixa de ser curioso que, quando reportei o problema, sempre assumiram que era um problema interno… ninguém monitorizou o serviço para perceber que efetivamente havia um problema externo.

Agora já monitorizam e fecham o reporte porque não encontram problemas!

Sim, efetivamente o serviço está mais estável desde que o técnico subiu ao PDO e refez as ligações.

Mais estável não significa que está resolvido. Aliás já não é só essa a questão. Quando me informam que o meu cabo “está espetado” no PDO (creio que foi essa a expressão do técnico), ou seja, ligado em conjunto com outro utilizador, porque o PDO não tem capacidade para todos os clientes que lá foram ligados, eu vejo-me no direito de reclamar. Se eu quiser partilhar a ligação com um vizinho, combino com ele e pagamos só um contrato!!!

Quanto ao contacto, não tenho qualquer chamada perdida que possa ser da NOS, não recebi qualquer SMS da NOS (a não ser a dizer que já se encontrava nova fatura para pagamento) e também neste forum, onde foi feito o reporte original, nada foi mencionado.

Cumps,

Kilobyte
March 11, 2023

Boa tarde @Gonçalo C.,

Agradecemos o seu testemunho.

Detalhe-nos, por favor, em que tipo de utilização ou servidores nota esta questão.

Obrigado 

Por cabo de rede e Wi-Fi. Quando está abrir páginas existe quebras. Ao gateway da NOS. O assunto já está a ser tratado pela departamento técnico da NOS. Supostamente existe manutenção num servidor da NOS. 

Mário P.
Gestor da comunidade
March 11, 2023

Boa tarde, 

Compreendemos. @José Prada, de momento, não detectámos dificuldades com o serviço pelo que o assunto encontra-se fechado. 

Se surgirem questões ou dificuldades com o serviço, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

@Gonçalo C., agradecemos o seu feedback. Ficamos contentes que a situação já se encontre identificada e em fase de resolução. 
Qualquer questão, fale connosco. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 19, 2023

Boa tarde,

Fantástico! Reportei uma situação que era bastante óbvia e facilmente detectada com uma monitorização à rede. Só com muita insistência e à 3ª visita técnica é que foram verificar o PDO.

Como é que é suposto reportar problemas que possam ser atribuídos ao excesso de ligações no PDO? Um compasso de espera a abrir um site aqui… uma indisponibilidade de um serviço online ali… um vídeo em streaming que de repente baixa de resolução… Tudo isto pode ser (e será com certeza) atribuído a variadíssimas coisas!!!

Que tal isto:

São prints tirados esta tarde. A situação está mesmo resolvida?

Cumps,

José Prada

Mário P.
Gestor da comunidade
March 19, 2023

Boa tarde @José Prada
Agradecemos o seu comentário. 

Faça, por favor, uma verificação do estado do seu serviço através do assistente virtual disponível na App NOS. Este assegura um processo de diagnóstico e despiste inteligente, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. Saiba como o fazer em: 

De seguida, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado

Kilobyte
March 19, 2023

Boa noite.

Agradeço a sugestão, mas não, não vou entrar por aí novamente.

O problema está identificado: estão mais clientes ligados no PDO do que o que é suposto. A resolução é fácil: aumentar a capacidade do PDO.

É fácil de perceber que a NOS não quer fazer aquilo que devia ter feito logo quando aceitou esses clientes a mais. Por mim chega deste jogo.

Obrigado,

José Prada

Mário P.
Gestor da comunidade
March 19, 2023

Lamentamos, @José Prada
No entanto, e como indicámos, de momento, não verificamos dificuldades com o serviço. Assim, e para compreendermos o que se passa, sugerimos que coopere connosco para conseguirmos endereçar a sua questão.

Qualquer questão que tenha, fale connosco. 

Obrigado

Guimas
Super User
Super User
March 19, 2023

Boa noite.

Agradeço a sugestão, mas não, não vou entrar por aí novamente.

O problema está identificado: estão mais clientes ligados no PDO do que o que é suposto. A resolução é fácil: aumentar a capacidade do PDO.

É fácil de perceber que a NOS não quer fazer aquilo que devia ter feito logo quando aceitou esses clientes a mais. Por mim chega deste jogo.

Obrigado,

José Prada

Não tem a ver com capacidade.

Qual a sua zona?