Skip to main content
Header
Kilobyte
January 22, 2023
Pergunta

Quebras constantes de ligação

Boa tarde

De há uns tempos para cá tenho sofrido quebras constantes de serviço.

Começa com o router a perder a ligação com o gateway. Por vezes recupera em poucos segundos. Outras vezes não recupera e o router reinicia a ligação e fico sem internet e telefone uns minutos.

A 1ª situação acontece 2 ou 3 vezes por hora (e pelos logs do router já vem a acontecer há muito tempo, talvez desde a instalação do giga router). A 2ª situação é muito mais grave e começou a acontecer mais recentemente. Está a acontecer cerca de 2 ou 3 vezes por dia mas já houve dias em que era quase de hora a hora.

Já verifiquei todos os cabos de ligação, já reiniciei os equipamentos (e desliguei tudo o que estava ligado ao router), já repus os valores de fábrica… e ainda assim o problema mantém-se. Os valores DOCSIS parecem-me corretos, mas o registo continua a mostrar inúmeros erros “root: ping to IPV4 gateway failed Gateway IP:79.168.63.254” e continuo a perder a ligação.

Sugestões? Alguém com o mesmo problema?

58 Comentários

Megabyte
January 22, 2023

Tendo em conta a resposta que o @Mário P. me deu à pouco parece que o seu problema de ligação não interessa porque a ligação dele está a funcionar.

É o nível de respostas que deve esperar neste @Fórum 🤣

ROR00000000044693246 @EuSó reclamei de novo pois a censura continua.
Mário P.
Gestor da comunidade
January 22, 2023

Boa noite @José Prada, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Vamos ajudar.

Diga-nos, por favor, se nota algum padrão de acontecimento nas quebras que refere. Quando existem estas dificuldades, há alguma alteração nas luzes do Router?

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
January 23, 2023

Boa noite,

Não, não noto qualquer padrão.

O meu router não está ao pé do PC, pelo que não é fácil dizer o que acontece com as luzes. Vou ter que ficar plantado a olhar para o router à espera de uma quebra que, como é tradicional nestas ocasiões, só vai acontecer quando virar costas. 😅 Durante a semana não é fácil, mas vou tentar e depois informo.

Pelos logs do router, a ligação foi reiniciada há cerca de 1h e 20min.

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
January 24, 2023

Boa noite @José Prada,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Confirme-nos, por favor, qual o modelo de router que tem instalado.

Sugerimos que, com auxilio do nosso assistente virtual na App NOS, faça um diagnóstico ao seu serviço de internet. Saiba como:

Partilhe connosco o resultado.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 24, 2023

Boa noite,

O router é um CHITA-Hub5, com o firmware v7.2.4.7.1b4.

Fiz um diagnóstico ao serviço na app NOS. Disse que tinha encontrado alguns erros na ligação, começou a corrigir, reiniciou-me a ligação do router e depois deu erro a dizer que não era possível concluir a ação de momento.

Experimentei novamente e concluiu o procedimento com a mensagem: “Os sinais DOCSIS estão neste momento dentro dos valores recomendados”. Não noto diferença nos valores.

Se voltar a executar o assistente, continua a dizer que tenho erros na ligação. Continua a dar erros “root: ping to IPV4 gateway failed Gateway IP:79.168.63.254” no log do router.

Cumps.

Mário P.
Gestor da comunidade
January 25, 2023

Bom dia @José Prada

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Vamos ajudar. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
February 4, 2023

Bom dia,

Para registo do ponto da situação:

27JAN: Deslocam-se 2 técnicos a minha casa, substituíram o router e o filtro da entrada do cabo coaxial em casa. Situação dada como concluída;

29JAN: Nova reclamação, o problema mantém-se;

30JAN: Contacto do apoio ao cliente para fazer alguns despistes. Como tinha de estar ao pé do equipamento, ficou agendado para o dia seguinte;

31JAN: Contacto do apoio ao cliente onde concluíram que a minha ligação estava “muito degradada”. Não houve necessidade de fazer nada do lado do equipamento para chegarem a essa conclusão. Nesse mesmo dia mandaram novamente um técnico a minha casa, apesar da minha insistência que o problema seria exterior. O técnico mediu o sinal à entrada do router, disse que estava bom e pediu-me para aguardar a “equipa de exterior”. Até agora aguardo a chegada dessa equipa;

03JAN: Questionam-me se a situação está resolvida. Foi respondido que não houve qualquer intervenção posterior, pelo que o problema se mantém;

Hoje: Estou a ter quebra de ligação a cada quarto de hora! Ping ao gateway:

Cumps.

Mário P.
Gestor da comunidade
February 4, 2023

Boa tarde @José Prada

Diga-nos, por favor, se já tentou realizar uma reposição de valores ao equipamento, ou seja, com algo pontiagudo selecionar o botão “Reset”. 
Obrigado 

Kilobyte
February 4, 2023

Boa tarde @Mário P. ,

Não, ainda não tinha feito reset físico ao router. Acabei de o fazer por mero “descaro de consciência”. Mas já tinha ligado e desligado o aparelho várias vezes e reposto as definições de fábrica outras tantas e o problema mantém-se.

Ping ao gateway depois do reset físico:

Penso que já passamos essa fase… até o router já foi trocado e o problema é o mesmo. Neste momento tenho forte convicção (diria mesmo certeza) que se trata de um problema externo e não dos equipamentos/instalação de casa.

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
February 4, 2023

Agradecemos o seu feedback e a cooperação, @José Prada
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número e cliente para o perfil @Fórum

Obrigado