Skip to main content
Header
Respondido

Quebra de sinal internet fixa por cabo

Tenho tido algumas quebras de internet por curtos espaços de tempo mas com alguma frequência mais de 4 vezes por hora.

Tenho Instalado os vossos serviços por cabo. O router é o 5.0 e o sinal de wifi está sempre ligado.

O problema é detectado quando estou a efectuar um download é interrompido ou quando o meu filho está a jogar perde a ligação.

Melhor resposta por Jose Rodrigues

@eduardoshemo Reinicie o router e faça um teste de velocidade num computador ligado por cabo de rede ao router e se possível post o print:  https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx Para tentar melhorar a rede WiFi siga os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
10% acharam o tópico útil

50 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21918 comentários
  • Resposta
  • 30 de junho de 2020

@eduardoshemo Reinicie o router e faça um teste de velocidade num computador ligado por cabo de rede ao router e se possível post o print:  https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx Para tentar melhorar a rede WiFi siga os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618

Tiago C.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • 8809 comentários
  • 1 de julho de 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS, @eduardoshemo.

O @Jose Rodrigues deu uma boa sugestão. 

Costuma reiniciar o seu router? Pedimos que o faça e nos indique se a dificuldade se mantém. 

• Kilobyte
  • 4 comentários
  • 20 de novembro de 2020

Tenho quebras de serviço diárias na internet fixa com o router wi-fi 5.0 (v2 ,o que aparece logo abaixo ao router redondo ) ,embora por poucos instantes, mas suficientes para interromper qualquer reunião ou aula.

Só utilizo a rede por cabo , tenho o wi-fi desligado pois não passa o sinal no sitio onde está colocado ou seja não há duvidas que o problema ou é do router ou do serviço.

Já veio cá o técnico  mas como são interrupções momentâneas ou ela acontecia quando ele cá estivesse ou não podia constatar o facto. 

Assim aconteceu quando ele cá veio não ocorreu nenhuma quebra, o técnico disse-me que nada podia fazer, apenas reportar superiormente o problema.

Fui ler mais sobre o router e constatei que a informação no guia de instalação rápida assim com nos manuais originais, não coincide com o status do meu router.  A luz do indicador luminoso LAN, nunca fica “Verde fixo”, está sempre a piscar. Esse facto foi indicado ao técnico que disse que isso não era importante.

Gostava de saber se quem tem esse tipo de router confirma que a luz da LAN está sempre a piscar, pois com o confinamento , o teletrabalho e as aulas a distancia , é impossível andar sempre a recorrer aos pacotes de dados  para garantir que a internet não falha.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12213 comentários
  • 20 de novembro de 2020

Penso que a lan seja suposto piscar. isso indica que a ligação á internet está a ser feito no momento.

• Kilobyte
  • 4 comentários
  • 21 de novembro de 2020

Obrigado pela informação. Foi essa a explicação do Técnico da NOS.

Depreendo que tem um router igual e gostava de saber se tem problemas idênticos aos que descrevi acima.

Obrigado

Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 24 de novembro de 2020

Olá @Paulo Grade,

Lamentamos a situação.

Para vermos o que se passa, envie-nos, por favor, o seu número de cliente por mensagem, através do perfil @Fórum.

Obrigada

• Kilobyte
  • 4 comentários
  • 25 de novembro de 2020

Bom dia

Neste momento a equipa técnica da NOS fez remotamente uma nova configuração do router.

Eu tinha constatado, através do tech_menu2.php, que o problema da quebra de sinal se devia a valores acima dos 50 dBmV num dos Canais Upstream (4 Fechado 20.10 MHz 57.22 dBmV).

Já lá vão 3 dias e ainda não voltou a haver quebras, espero que tenham resolvido o problema.

Obrigado pelo interesse , caso volte a acontecer reportarei novamente  a situação. 

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 13 de janeiro de 2021

Boas noites,

Encontro me com este problema no router 5 v2.

Quebras de hora a hora.

Já foi feita troca de router e o problema mantém-se... 

Alguém da NOS aqui que consiga ajudar ou é para ignorar este problema? (como de costume)

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21918 comentários
  • 13 de janeiro de 2021
artur matos escreveu:

Boas noites,

Quebras de hora a hora.

Alguém da NOS aqui que consiga ajudar ou é para ignorar este problema? (como de costume)

Boa noite já comunicou ao apoio técnico os problemas que reporta ? Se pretende a ajuda dos moderadores no sentido de endereçarem ao departamento responsável a sua reclamação deve remeter por P/M o seu numero de cliente NOS ou NIF para o @Fórum 

• Kilobyte
  • 4 comentários
  • 14 de janeiro de 2021

Boa Tarde

O meu problema foi resolvido remotamente, mas temporariamente pois o problema de fundo manteve-se.

Só foi resolvido com intervenção técnica , onde testaram todos os cabos coaxiais de internet e TV dentro de casa.

Finalmente encontraram alguns cabos de TV que faziam “ruido” no sinal e o atenuavam provocando quebras de sinal em casa e noutros prédios vizinhos.

Mas inicialmente o técnico de exterior da NOS cortou-me o sinal sem sequer avisar. Só posteriormente quando reportei a falta de sinal é que agendaram a intervenção técnica.

Neste momento o sinal está estável e certifiquei-me quando cá esteve o técnico de interior(casa) que já não havia “ruido” para o exterior, através do contacto com o técnico de exterior.

Resolveram o problema rapidamente, embora com o senão de me terem cortado o sinal sem avisarem, não custava nada, já que vieram até a prédio para colocarem o filtro no cabo.

Sugiro que peça uma intervenção técnica para verificarem os cabos coaxiais.

Boa sorte

Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 18 de janeiro de 2021

Olá a todos,

@Paulo Grade agradecemos o seu feedback e sugestão.

@artur matos, tal como sugeriu o @Jose Rodrigues, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum, para podermos ver o que se passa com a Internet.

Obrigada

• Kilobyte
  • 48 comentários
  • 24 de janeiro de 2021
Paulo Grade escreveu:

Bom dia

Neste momento a equipa técnica da NOS fez remotamente uma nova configuração do router.

Eu tinha constatado, através do tech_menu2.php, que o problema da quebra de sinal se devia a valores acima dos 50 dBmV num dos Canais Upstream (4 Fechado 20.10 MHz 57.22 dBmV).

Já lá vão 3 dias e ainda não voltou a haver quebras, espero que tenham resolvido o problema.

Obrigado pelo interesse , caso volte a acontecer reportarei novamente  a situação. 

Para que valores te meteram abaixo dos 50dbmv?

Eu tenho os 3 canais de upstream com o V2 acima dos 50dvmv e realmente tenho imensas quebras de sinal

Diogo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 1872 comentários
  • 25 de janeiro de 2021
artur matos escreveu:

Boas noites,

Quebras de hora a hora.

Mesmo comportamento no 5.0 v2. Também tive troca do router e do cabo e manteve-se. 

André Caeiro
  • Megabyte
  • 74 comentários
  • 25 de janeiro de 2021

Mais um aqui que se queixa destas quebras num 5.0 V2!

Também já reportei este problema inúmeras vezes ao 16990, enviaram já dois técnicos para me testarem os sinais e trocarem os cabos todos, mas continua a cair de vez em quando. 
Perde sinal, mas a ligação ao servidor mantém-se porque o uptime não volta a zero. 

• Megabyte
  • 52 comentários
  • 25 de janeiro de 2021
André Caeiro escreveu:

Mais um aqui que se queixa destas quebras num 5.0 V2!

Também já reportei este problema inúmeras vezes ao 16990, enviaram já dois técnicos para me testarem os sinais e trocarem os cabos todos, mas continua a cair de vez em quando. 
Perde sinal, mas a ligação ao servidor mantém-se porque o uptime não volta a zero. 

Mais um, parece que se formos a contar os clientes da NOS que estão com este problema… nem é bom…

Já estou nisto à mais de 2 meses, liguei dezenas de vezes para o Apoio, tive algumas intervenções e nada de resolver.

Até a linha técnica já não me devolve as chamadas que promete...

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21918 comentários
  • 25 de janeiro de 2021

@J_Santos, @André Caeiro, @Babus Boa tarde, para que a moderação do Fórum possa ajudar, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum.

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 219 comentários
  • 25 de janeiro de 2021

Caros

Ando há dois meses, ou seja desde que me colocaram o router 5.0V2 com os problemas habituais. Net lenta e muitas pequenas quebras que me impedem de enviar e receber ficheiros dando erro de “Falha de rede”. Vieram vários técnicos que sem aparelhos nada fizeram, ou melhor, mexeram e ainda conseguiram estragar o que estava a funcionar, sinais de TV e telefone fixo.

Nas 2 últimas semana veio um auditor e um técnico que identificaram problemas no exterior e reportaram para que a equipa de exteriores viesse ver o que se passava com o cabo ou poste. Infelizmente não dei por qualquer mexida. Tenho os valores de upstream tal como aqui relatados. entre 51 e 59,dBmV , e que parece ser a causa de todos estes problemas, mas que a NOS não quer admitir. Já solicitei a reversão do pacote para voltar a ter o router 5.0V1, que tive durante um ano sem qualquer problema.

Infelizmente , e apesar dos pedidos insistentes quer verbalmente quer por escrito, nada fazem, aliás dão os pedidos como resolvidos sem nada fazerem, inclusive responder ao cliente tal como a lei exige!!!

Nesta altura também tenho problemas de sinal de TV que em alguns canais falham,...(Odisseia, canal Historia, etc...

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21918 comentários
  • 25 de janeiro de 2021

Já solicitou a ajuda da moderação do @Fórum ?

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 25 de janeiro de 2021
Inês B. escreveu:

Olá a todos,

@Paulo Grade agradecemos o seu feedback e sugestão.

@artur matos, tal como sugeriu o @Jose Rodrigues, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum, para podermos ver o que se passa com a Internet.

Obrigada

Já enviei mensagem conforme indicado..

Acho inacreditavel este problema existir e a NOS não ter capacidade de resolver o problema..

Em duas moradas que tenho a situação é identica.

Não dá para perceber o apoio ao cliente quando nos indicam que vamos ser contactados num espaço de 2 horas e ficamos dias sem o contacto.. alias ainda hoje espero esse contacto..

Tenho estado a monitorizar estas quedas desde ha 10 dias para cá e o resultado sao 179 quedas de internet nos periodos de utilização.

Enfim..

Diogo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 1872 comentários
  • 25 de janeiro de 2021

O problema está no router, eu tenho-o desde maio do ano passado, por isso o problema sempre existiu. Eles têm que concertar através de uma atualização de firmware. 

Por mais que venham auditores, troquem cabos, testem o coaxial e digam que é do exterior, nada será consertado. 

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 219 comentários
  • 26 de janeiro de 2021

Caro Diogo S.

Queres então dizer que temos que esperar de braços cruzados por um milagre feito pela NOS!!!

Sinceramente não acredito nisso, milagres já nem o Santo António, quanto mais estes que para além de pouca ou nenhuma formação, simplesmente se estão a borrifar para o cliente por mais que este reclame via telefone, provedoria ou mesmo via livro de reclamações (com a conivência da ANACOM que nada faz)!!

Durante 1 ano tive a V1 e nunca tive qualquer problema, e trocaram este voluntariamente porque este é muito melhor!!! Em quê, no alcance ? Para ter mais um metro de alcance wifi sacrifico diariamente o meu trabalho em que não consigo enviar ou receber ficheiros seja por cabo ou wifi ?

Ridículo termos net fixa em casa de 500 mbps, e para poder trabalhar termos de nos socorrer de Bandas Largas extra!!!

Irei continuar a exigir a reparação e o cumprimento integral dos serviços contratados, até lá não irei pagar os serviços não prestados ou em deficiente condições (hoje até a TV falha com sinal fraco)!!!

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 1 de fevereiro de 2021

Eu tinha o V2 e pedi para trocarem para o V1 porque o teletrabalho obriga a ligação à VPN da empresa e a conferências constantes, e com o V2 estava sempre a cair, a ligação era super instável. Com o V1 nos últimos 3 dias ainda não tive problemas. É uma pena que mandem cá para fora um router com um firmware ainda cru.

André Caeiro
  • Megabyte
  • 74 comentários
  • 1 de fevereiro de 2021
xMelo escreveu:

Eu tinha o V2 e pedi para trocarem para o V1 porque o teletrabalho obriga a ligação à VPN da empresa e a conferências constantes, e com o V2 estava sempre a cair, a ligação era super instável. Com o V1 nos últimos 3 dias ainda não tive problemas. É uma pena que mandem cá para fora um router com um firmware ainda cru.

Idem aspas. 
Tinha o V2 e estava cheio de quebras (tanto em Wi-Fi como via cabo de rede). Tive de pedir para me trocarem pelo V1 para essas quebras finalmente desaparecerem por completo. 
Já há 2 dias que troquei pelo V1 e estou satisfeito! Só peca pelo pouco alcance do sinal wireless, mas com um wifi extender de meia dúzia de euros resolve-se isso. 

• Megabyte
  • 52 comentários
  • 1 de fevereiro de 2021
André Caeiro escreveu:
xMelo escreveu:

Idem aspas. 
Tinha o V2 e estava cheio de quebras (tanto em Wi-Fi como via cabo de rede). Tive de pedir para me trocarem pelo V1 para essas quebras finalmente desaparecerem por completo. 
Já há 2 dias que troquei pelo V1 e estou satisfeito! Só peca pelo pouco alcance do sinal wireless, mas com um wifi extender de meia dúzia de euros resolve-se isso. 

Hoje também tentei o pedido para trocar o V2 pelo V1 mas sem sucesso. Passado 1h do telefonema com a linha técnica da NOS veio cá um técnico e trocou o V2 por outro V2… Mais 48 horas de testes, vamos ver…

Mas este técnico (um tipo porreiro, que sabe o que faz) já deixou indicação no relatório dele que se as quebras continuarem a NOS deve substituir o router V2 pelo 5 V1.

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 219 comentários
  • 1 de fevereiro de 2021

Caro J Santos

A mim também me tentaram resolver o problema dessa maneira, trocando por outro igual, e naturalmente os problemas persistiram.

Durante dois meses lutei para me reporem o pacote que tinha para tentar voltar a ter o router V1, que pode ter até menos alcance, mas de que me interessa o alcance se não funciona.

Depois de muito reclamar e de hoje ter mesmo deitado os pés há parede, isto é ou me colocavam o router 5.0 V1, ou me libertavam da fidelização para ir há minha vida, lá vieram trocar o router.

Tenho o V1 a funcionar há cerca de 1 hora,...Vamos ver como se comporta. Durante 1 ano tive este router sem qualquer problema de maior|||

Por isso é o que tens que fazer,…

A NOS manda para os clientes material que não está capaz e devidamente testado, e são os próprios clientes a testar a encontrar os bugs e por vezes a dar as soluções!!!!

Boa sorte na troca!!!