Skip to main content
Header
Megabyte
June 13, 2024
Respondido

Problemas Internet

Solicitei a instalação da FIBRA ÓTICA na minha residência, cheguei aqui e estava instalada via cabo coaxial. Infelizmente a internet sofre umas instabilidades principalmente em reuniões, jogos e alguns acessos do trabalho por coisa de uns 10 segundos e depois volta a normalizar. Efetuei a compra de um roteador visando utilizar o modem em modo ponte para ter mais estabilidade e houve melhora mas não solucionou. Entrei em contato com a NOS para solicitar a troca do tipo de instalação, de CABO COAXIAL para FIBRA ÓTICA para dentro do apartamento (Conforme foi solicitado no ato da contratação), os mesmos informaram que não podem alterar o meu tipo de internet e não tem o que fazer. Quero entender a questão, solicito a contratação de uma FIBRA, no ato da instalação eu não estava presente, é instalada a CABO, como eu faço essa alteração? 
Outro dia fui na casa de um amigo onde há fibra pra dentro de casa, fiz uns testes por mais de 5 horas, e não houve NENHUM travamento, ou seja, como eu resolvo meu problema sendo que solicitei a instalação de um tipo, instalaram o outro, há disponibilidade e não posso trocar?
Peço por gentileza que verifiquem esta questão. 
Obrigado.

Melhor resposta por Felipe Mattar Quirino Gimenez

No ato da contratação informa que sim, que há disponibilidade de fibra no meu cep, caso queira pode verificar 4715-043.

53 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
June 14, 2024

Boa tarde a todos,

É sempre interessante ver como estas discussões revelam diferentes níveis de entendimento sobre o tema. A tecnologia HFC, sem dúvida, oferece uma experiência robusta para muitos.

Comparar HFC a FTTH é um pouco como comparar uma estrada de terra a uma autoestrada, ambas permitem chegar ao destino, mas a viagem na autoestrada tende a ser mais rápida e suave, especialmente em situações de maior tráfego.

Obrigado.

Byte
June 14, 2024

Bem o meu problema é mesmo a velocidade da net, nem mesmo com RJ45 vai lá, quando a minha esposa faz teletrabalho a NET por vezes fica muito lenta já que aqui ainda a passa por cabo. Bem quando vim para aqui a Nos tinha o Monopolio, mas atualmente já temos fibra da MEO e da Vodafone a passar por aqui, provavelmente será o meu último contrato convosco. Eu preciso de NET por fibra para que seja mais estável já que o meu trabalho é online, e quado a minha esposa está cá em casa a trabalhar e NET as vezes fica impossível. Já está na hora de mudarem os cabos e por fibra. Obrigado 

Megabyte
June 14, 2024

Durante um pico de instabilidade, fiz um teste do speed test, apenas me expliquem o que isso pode ser! Isso conectado diretamente no cabo! 

Acho que está ai meu pesadêlo!

Megabyte
June 14, 2024

Outra pico! 

Megabyte
June 14, 2024

Quando está normal e só no wifi (perto do roteador)

isplitter
Exabyte
June 14, 2024

@Felipe Mattar Quirino Gimenez

O router que a NOS lhe instalou é o Giga Router V2? (Hitron Chita-Res)?

Hitron CHITA-RES

Em FTTH dificilmente teria esses constrangimentos no upload… É uma desvantagem clara do HFC.

Identifica alguma altura do dia em que a velocidade de upload piora? Ou é aleatório?

Um site alternativo para testar a velocidade: https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet Talvez dê para guardar os IDs e partilhar com a NOS, para identificarem as alturas em que o problema ocorre.

Megabyte
June 14, 2024

@Felipe Mattar Quirino Gimenez

O router que a NOS lhe instalou é o Giga Router V2? (Hitron Chita-Res)?

Hitron CHITA-RES

Em FTTH dificilmente teria esses constrangimentos no upload… É uma desvantagem clara do HFC.

Identifica alguma altura do dia em que a velocidade de upload piora? Ou é aleatório?

Totalmente aleatório, não é esse modem,

É um que só possui uma luz na base, quando liga, acende roxo, sincronizando pisca em vermelho, sincronizado fica azul.

isplitter
Exabyte
June 14, 2024

É um que só possui uma luz na base, quando liga, acende roxo, sincronizando pisca em vermelho, sincronizado fica azul.

Então é o antigo Giga Router Wifi 6. A NOS agora tem um novo router Wi-Fi 6, e praticamente descontinuou esse modelo.

O que deve ter instalado é o Giga Router Wi-Fi 6 HFC V1 - Hitron CODA-5719

Hitron CODA-5719

Megabyte
June 14, 2024

Então é o antigo Giga Router Wifi 6. A NOS agora tem um novo router Wi-Fi 6, e praticamente descontinuou esse modelo.

O que deve ter instalado é o Giga Router Wi-Fi 6 HFC V1 - Hitron CODA-5719

Hitron CODA-5719

Isso, é exatamente esse, amanhã vou resetar ele, e refazer as configuracoes de bridge e desligar as antenas wifi, uso um tplink axe75 para distribuir.

isplitter
Exabyte
June 14, 2024

O Giga Router mais recente é este aqui:

Lançado em abril deste ano pela NOS. Não que faça muita diferença como utiliza em modo bridge.

Este novo Giga Router Wi-Fi 6 HFC V2, acredito que seja um Sagemcom F@st 3896, mas não tenho completa certeza do modelo.