Skip to main content
Header
Respondido

Problemas Internet

Mostre a primeira mensagem

53 Comentários

Boa tarde @Felipe Mattar Quirino Gimenez,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho assim como a partilha do @Jorge C.

A instalação que refere é uma instalação fibra, não sendo possível a alteração entre HFC e FTTH.

Utiliza algum tipo de VPN na ligação à internet? 

A situação que refere ocorre em equipamentos ligados por wi-fi ou cabo de rede? 

Obrigado

Boa noite, estava a ler este topico e fiquei curioso com a sua pergunta sobre o VPN, é que por acaso com vpn a minha ligacao fica instavel, cai aleatoriamente a ligacao e volta passado uns segundos, a horas random, dias random. Voce sabe o que pode ser, já que perguntou pelo VPN? Obrigado desde já!

Boa noite, o VPN é utilizado para mascarar a proveniência do sinal, normal ter problemas porque o sinal não deveria ser mascarado por questões de direitos de autor e o sinal já traz algum software que détecta isso.

Como assim? imagine tenho um servidor vpn, dividido por um grupo de trabalho de 6 pessoas, todos tem estabilidade, eu que sou da Nos, tenho muita instabilidade.. Os outros estão com outras operadoras e estao estaveis..
O meu router é um sagem 5670 acho.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • February 18, 2026

Boa noite ​@Sofia Justino,

Só para clarificar que o uso de VPN não causa instabilidade por “mascarar o sinal”.

Uma VPN, seja por software ou hardware, cria um túnel seguro entre o seu equipamento e o servidor remoto. A NOS não interfere nesse túnel, mas podem ocorrer problemas de routing, perda de pacotes ou configuração do router que afetem a estabilidade.

Se a sua ligação NOS apresenta instabilidade enquanto outros colegas com o mesmo servidor VPN estão estáveis, é provável que seja problema de routing, perda de pacotes ou limitações do seu router.

Sugiro que teste a ligação por cabo, alterar protocolo da VPN (UDP/TCP) ou ajustar MTU se possível. 

Obrigado. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 19, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Sofia Justino e partilha da comunidade sobre o tema.

O ​@Jorge C partilhou boas recomendações para despistagem.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado