Skip to main content
Header
Kilobyte
February 6, 2023
Respondido

Problemas com o Power Router

Boa noite,

Anteriormente tinha o ZON Hub e outro router ligado a este através de um cabo Ethernet e ocasionalmente deparava-me com problemas de ligação no segundo router (Asus). Há cerca de 9 meses (ou talvez mais) tenho o Power Router 5 e tenho reparado que este é sem dúvida bastante pior que o antigo ZON Hub… Funciona melhor em termos de cobertura Wifi (que a mim particularmente não é o que me interessa pois das pessoas da casa sou a que menos usa Wifi mas necessito de boas ligaçãoes via cabo de rede) mas em termos gerais, estabilidade de ligação, etc é bastante mau. Equipamentos que dependam de Streaming passam mal com este router: Smartv a correr aplicações de streaming como o Globoplay, por exemplo frequentemente, acusam instabilidade de ligação (Smartv ligada com cabo de rede directo ao Router NOS); o Steamlink - também ligado com cabo de rede - acusa muito mais vezes instabilidade de ligação com este router do que anteriormente com o ZON Hub. Se ligar o meu segundo router à porta 4 do Power Router e ativar o Modo Bridge, fico sem acesso à internet no segundo router (que está configurado com access point). E hoje reparei que no mapa de Rede do Power Router todas a portas LAN apresentam ligações a 100 MB excepto a porta 3 que por acaso indica ligação gigabit (isto independentemente de modo Bridge ou não) que é bizarro porque tanto a máquina ligada a dita porta 3 (ou o cabo que a liga) não são diferentes dos restantes (se por acaso forem não são de categoria superior… Aliás o cabo de rede mais recente que aqui tenho é o que liga a Smartv ao Router NOS. É suposto a porta 3 ser gigabit e as restantes não? 

Já agora algum dia vão ter routers normais com uma página de configuração sem necessidade de ter acesso à internet para efectuar alguma configuração? É que se não tens net e precisas de net para poderes configurar ou resolver problemas com o acesso ficas agarrado. É um bocado como trancar as portas do carro por fora e deixar a chave na ignição

Melhor resposta por Guimas

A partir do router 3.0 passou a ser pelo site da NOS as configurações.

Relativamente ás portas todas são gigabit. Tente um reset de fábrica ao router.

17 Comentários

Guimas
    Super User
    GuimasSuper UserResposta
    Super User
    February 6, 2023

A partir do router 3.0 passou a ser pelo site da NOS as configurações.

Relativamente ás portas todas são gigabit. Tente um reset de fábrica ao router.

João H.
    Gestor da comunidade
    February 8, 2023

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Felipe Lopes,

O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    February 14, 2023

Boa noite,

Aproveitei a hora tardia (ideal porque ninguém usa a internet a estas horas) e fiz reset ao router, mas após os serviços estarem re-estabelecidos a situação mantém-se. Ele indica-me ligação gigabit numa única porta e 100 MBps nas restantes.  Não sei se este router tem alguma problema (além dos que já causou por cá) ou se é suposto funcionar dessa maneira.

Kilobyte
    March 4, 2023

Não sei se deixaram de ver o tópico após a sugestão. mas o Reset sugerido ao Router na prática não alterou grande coisa. Deixei de ter 1 única porta com indicação de ligação Gigabit para ter 2 em vez de supostamente ter 4.

Petabyte
    March 4, 2023

Não sei se deixaram de ver o tópico após a sugestão. mas o Reset sugerido ao Router na prática não alterou grande coisa. Deixei de ter 1 única porta com indicação de ligação Gigabit para ter 2 em vez de supostamente ter 4.

Sendo assim é só fazer mais 2 resets 🤣

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
    Olaf
    Super User
    Super User
    March 4, 2023

Qual o Router que tem? 

Mário P.
    Gestor da comunidade
    March 4, 2023

Boa tarde @Felipe Lopes

Queremos ajudar. Assim, para compreendermos melhor a situação, confirme-nos, por favor, qual o router que tem instalado. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    March 15, 2023

Boa tarde @Felipe Lopes

Queremos ajudar. Assim, para compreendermos melhor a situação, confirme-nos, por favor, qual o router que tem instalado. 

Obrigado

O Router é um dos Giga Routers (5?) É igual a este

que substituiu um ZON Hub que não era grande coisa mas funcionava melhor que este. Pelo menos causava menos problemas

Mário P.
    Gestor da comunidade
    March 16, 2023

Bom dia @Felipe Lopes
    Agradecemos o feedback. 
    De momento, não temos conhecimento da dificuldade que refere. Assim, sugerimos que ative o modo bridge, diretamente, na App NOS NET e que, por favor, de seguida, verifique a ligação do equipamento à LAN4. 

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    March 23, 2023

Bom dia @Felipe Lopes
    Agradecemos o feedback. 
    De momento, não temos conhecimento da dificuldade que refere. Assim, sugerimos que ative o modo bridge, diretamente, na App NOS NET e que, por favor, de seguida, verifique a ligação do equipamento à LAN4. 

Obrigado 

Boa noite,

Pois acontece que se eu ativar o modo Bridge, os equipamentos que estiverem ligados à porta 4 ficam com constrangimentos de acesso (ou sem acesso de todo). Se tiver o meu outro router ligado à porta 4 do router NOS e ativar o modo bridge fico sem acesso à internet em todos os equipamentos ligados ao meu router. Se ativar o modo bridge e tiver o Steamlink por exemplo ligado à porta 4 do router NOS tenho mais problemas de instabilidade de ligação a qualquer outro pc que esteja a fazer streaming através do steamlink